Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Criadores e Designers de Armas

John T. Thompson, o criador da sub-metralhadora Thompson cal. 45 ACP

Arma foi bastante utilizada em guerras, polícias e por gangsters.

Publicidade
John T. Thompson, o criador da sub-metralhadora Thompson cal. 45 ACP
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

John Thompson e a sub-metralhadora Thompson

Qualquer um que tenha assistido a um filme antigo ou folheado um livro sobre a Segunda Guerra Mundial reconhecerá rapidamente o contorno familiar dessa bela arma. Aquele cano aletado encimado por um compensador Cutts, o receptor quadrado,  carregador de caixa ou de tambor… a famosa “Thompson Submachine Gun”. 

John Taliaferro Thompson nasceu em 1860 e graduou-se em West Point na classe de 1882. Após o comissionamento, ingressou no exército na Artilharia, transferindo-se posteriormente para o Departamento de Artilharia em 1890. Neste período iniciou a sua especialização em armas ligeiras. Durante a Guerra Hispano-Americana, destacou-se ao dirigir o fornecimento de munições em um momento de quase caos nas unidades de artilharia e intendência do Exército.

Thompson esteve envolvido no teste e adoção do rifle Springfield M1903. Tornou-se famoso pelos testes que conduziu que resultaram na adoção do calibre 45 como cartucho oficial de revólver do Exército dos EUA. Vários calibres foram testados em cadáveres. Mais tarde, nos matadouros de Chicago, fez testes em gado de corte para determinar o melhor cartucho. A partir desses testes, foi determinado que o .45 era o único cartucho aceitável para uma arma de mão e assim, levando à adoção da Colt .45 M1911 automática.

Em novembro de 1914, ele se aposentou do serviço com a intenção de dedicar seu tempo integral ao aperfeiçoamento de um rifle automático. Ele se juntaria à Remington Arms Company como seu engenheiro-chefe. Lá ele foi responsável por organizar a construção, equipamento e operação de uma fábrica de rifles em Eddystone, Pensilvânia, para produzir o rifle britânico Enfield. Em 1916 ele montou outra fábrica para produzir rifles Mosin-Nagant para o exército russo.

Primeira Guerra Mundial

A introdução da guerra de trincheiras na Primeira Guerra Mundial mudou substancialmente as táticas e, em 1916, Thompson estava novamente trabalhando com projetos de armas pequenas automáticas, desta vez tentando projetar uma arma que as tropas pudessem usar para limpar uma trincheira inimiga - o que ele chamou de "vassoura de trincheira ." Thompson estudou vários projetos e ficou impressionado com um sistema de culatra retardado projetado por John Blish, um comandante da Marinha dos Estados Unidos. Com Blish como parceiro, Thompson obteve o capital de risco necessário para formar a Auto-Ordnance Company e começou a trabalhar no projeto do que acabou se tornando asub-metralhadora Thompson.

Quando os Estados Unidos finalmente entraram na guerra em 1917, Thompson retornou ao Exército e foi promovido ao posto de general de brigada. Ele serviu como Diretor de Arsenais durante o restante da guerra, em cuja capacidade ele supervisionou toda a produção de armas pequenas para o Exército. Por este serviço foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos . Aposentou-se novamente após a guerra, em dezembro de 1918, e retomou o trabalho de aperfeiçoamento da “Tommy Gun”.

Thompson originalmente perseguiu o conceito "autorifle": um rifle utilizando o princípio Blish de ação retardada para evitar a complexidade das ações operadas por recuo a gás. Os testes descobriram que o cartucho militar 30-06 era muito poderoso para funcionar satisfatoriamente usando o sistema Blish.

Thompson finalmente decidiu usar a mesma munição de calibre 45 ACP na sub-metralhadora Thompson que ele havia aprovado para uso na pistola  M1911 enquanto estava no Exército. A arma foi patenteada em 1920, mas a principal fonte de contratos terminou com o armistício. Thompson, portanto, comercializou a arma para agências civis de aplicação da lei, que a compraram em quantidades respeitáveis. No entanto, em 1928, as baixas vendas levaram a empresa à crise financeira e Thompson foi substituído como chefe da Auto-Ordnance Company. 

 

A sub-metralhadora Thompson foi muito utilizada na segunda guerra mundial.

 

Jonh T. Thompson casou-se com Juliet Estelle Hagans. Seu filho Marcellus Hagans Thompson era um graduado de West Point em 1906 que se aposentou do Exército em 1919 como capitão para se juntar ao negócio de armas automáticas de seu pai. 

Thompson morreu aos 79 anos em 21 de junho de 1940, e está enterrado no terreno da Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York . Pouco depois de sua morte, a entrada iminente dos EUA na Segunda Guerra Mundial levou o Exército a encomendar a metralhadora Thompson em grandes quantidades, e foi usada extensivamente durante esse conflito nas versões original e modificada.

Jonh T. Thompson empunhado sua criação.

 

John T. Thompson
JohnTaliaferroThompson.jpg
Fotografia de Thompson
Nome de nascença John Taliaferro Thompson
Nascer 31 de dezembro de 1860
Newport, Kentucky , EUA
Morreu 21 de junho de 1940 (79 anos)
Great Neck, Nova York , EUA
Sepultado
Cemitério de West Point
Fidelidade Estados Unidos
Serviço/ filial Exército dos Estados Unidos
Anos de serviço 1882–1914, 1917–1918
Classificação General de brigada
Prêmios Medalha de Serviços Distintos
Outro trabalho Fundador da Auto-Ordnance Corporation

 

 

 

Fonte/Créditos: Wikipédia

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!