O famoso "kit rajada" (o nome correto é seletor de tiros) é um dispositivo que transforma o funcionamento de uma arma semi automática em automática, seja ela arma curta ou longa.
No funcionamento semi automático uma munição é disparada toda vêz que o gatilho é pressionado e no funcionamento automático quando o gatilho é pressionado e mantido nessa posição a arma dispara um grande número de tiros em um curto espaço de tempo.
No Brasil armas automáticas só são permitidas para o uso polícial e das forças armadas. O uso de seletor de tiros que permite essa modificação é proibido e portanto, crime. Veja o que diz a lei.
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO MODIFICADA, DE FORMA A TORNÁ-LA EQUIVALENTE A ARMA DE FOGO DE USO PROIBIDO OU RESTRITO. ART. 16, §1º, INC, II, DA LEI Nº 10.826/03.
Todavia, constantemente estamos sendo informados pelas mídias de apreensões de armas com a poder de fogo automático, mais especificamente pistolas da marca Glock. Ele é um acessório extremamente perigoso não só porque transforma o funcionamento da arma mas também, devido a dificuldade de se controlar a precisão da arma. Ou seja, em mãos não treinadas projéteis disparados serão bastantes dispersos, sem muita precisão.
Pois bem, como as armas com o seletor de tiro mais apreendidas aqui em nosso país são as pistolas Glock, será sobre ela e esses seletores que iremos abordar.
A austríaca Glock foi lançada em 1984, sendo o primeiro modelo a semi automática Glock P80, posteriormente renomeada para Glock G17. Pouco tempo depois a fabricante lançou o modelo 18C que possuia um seletor de rajadas em sua lateral esquerda e que permitia disparos nos dois modos. A 18C era uma pistola destinada para venda a forças policiais de alguns países.
Ocorre que devido ao enorme sucesso mundial de vendas das pistolas Glock, muitos acessórios como carregadores, coronhas, miras, etc. foram sendo oferecidos aos consumidores e eis então, que surge à venda (proibido em diversos países) no mercado americano (também proibido em muitos estados de lá) um tipo de seletor de disparos, alternativo ao da modelo 18C original. Ele é adaptado no final do "slide" (ferrolho) da pistola e nesse caso, é especificamente para pistolas Glock. Depois de acoplado, basta pressionar o botão lateral para um lado ou para o outro para escolher a forma de disparo. Um mecanismo simples e bastante fácil de ser copiado.
Na foto acima vemos dois seletores em posições diferentes e abaixo deles, um instalado na Glock.
O "kit rajada" instalado na Glock.
Com o sucesso desses seletores, outros foram surgindo mas, basicamente, fazem o mesmo trabalho e não alteram a altíssima cadência de tiros da Glock.
Nas fotos acima e abaixo um modelo de seletor fabricado na China
Atualmente se encontra esses tipos de dispositivos por até 70 dólares e nos EUA não é difícil de ser comprado.
Não demorou muito para que a bandidagem aqui do Brasil enxergasse nisso uma grande vantagem, ter uma arma de mão que pode ser ocultada facilmente e com alto poder de fogo. Para completar, os mesmos traficantes de armas que vendem os "kit rajadas" também fornecessem carregadores de grande capacidade (30, 50 e 100 tiros), coronhas e kits que terminam por deixar uma simples pistola semi automática em uma submetralhadora. Veja abaixo:
Acima carregador para 50 munições e abaixo para 100.
Pistola Glock com uma coronha instalada
Kit Roni para pistolas Glock.
Para finalizar, imagine então uma pistola Glock com seletor de tiros, com um carregador de alta capacidade e um kit Roni instalado, como na foto abaixo.
Uma bela "máquina", não?
Clique aqui e veja uma rajada de 50 tiros de uma Glock
Comente e compartilhe nosso site com seus amigos. Incentive-nos a escrever mais sobre armas!
Comentários: