Interessante suporte para luneta desenvolvido para Rossi/Taurus Gallery
Caros amigos, fazendo compras na internet encontraram uma solução interessante e bastante prática, feita pelo usuário para instalação de lunetas na carabina Rossi Gallery, sem necessidade de fazer furos nas laterais da caixa de culatra . Isso porque os suportes disponíveis (mount) no mercado brasileiro para sua instalação precisam ser feitos através de armeiros e que precisam ser feitos furações na lateral da caixa de culatra, assim como ocorre também a instalação dos suportes na carabina Puma. Veja abaixo:
Este é o suporte (mount) vendido no mercado brasileiro para instalação de lunetas.

Para a instalação do mesmo, é necessário que um armeiro faça 2 furos na lateral esquerda (veja as setas indicativas).

Ele deve seguir o gabarito/informações abaixo e que vem na própria embalagem.

Após a furação, o suporte será preso na caixa de culatra por dois para fusos.

O suporte posto na Gallery ficará de forma similar a este abaixo, instalado em uma carabina Puma.

Ocorre que esse tipo suporte tem 3 inconvenientes: Primeiro o usuário terá de levar a arma para um armeiro, segundo este tipo de suporte não permite alguns tipos de lunetas que tenham suas oculares maiores maiores devido o movimento para cima do ferrolho pois, poderá encostar na luneta e danificá-la.

Modelos como esses abaixo ficam impossibilitado de serem utilizados.

Terceiro motivo, você poderá arrepender-se caso não desejar utilizar mais a luneta e também a eventual a desvalorização da arma caso desejar vendê-la. Também há de se levar em conta que retirando o suporte, os dois furos deverão ser preenchidos por dois parafusos para evitar sujeira.
No mercado norte-americano existe alguns suportes para a Rossi Gallery.

Todavia, alguns deles também apresentam limitações. Dentre elas podemos citar necessidade de armeiro para instalação do mount (ver imagem acima), limitação da distância entre o olho e a ocular da luneta (ela fica mais para frente) e/ou necessidade de se utilizar lunetas com tubos mais finos.







A solução criada pelo usuário Conrado foi fazer uma peça de alumínio que se encaixa no lugar da alça de mira e contém os trilhos para as anilhas da luneta. Essa peça fica presa por uma espécie de porta em meio mecânico, exatamente no espaço de fixação pela alçada. Em seguida-se a peça de alumínio - que um furo em sua extremidade - dois extremos sobre o cano e açinha-se os coloca-se para que possa ser colocado em seguida um parafuso, aqui, do que. Veja abaixo as medidas do monte.

A base do suporte tem sua parte interior um pouco usinada e arredondada, de forma que ela se encaixada sobre o cano da carabina. Veja abaixo como ele está instalado.

Neste outro vídeo pode-se ver a criação de outro usuário:
Outro vídeo da Galeria Rossi
Comentários: