A Whitney Firearms era uma empresa que operava a partir de meados da década de 1950 com foco na produção da futurística pistola Wolverine. Co-fundada por Robert Hillberg da Hi Standard e Howard Johnson da Bellmore Johnson Tool Company em Hamden.
O marketing ruim do Wolverine levou ao fechamento da Whitney Firearms no início dos anos 60. O nome Whitney foi usado porque a fábrica estava localizada perto do antigo local da fábrica de Eli Whitney.
A pistola Whitney Wolverine era fabricada somente no calibre 22 LR criada em 1956. e tinha uma notável aparência avançada e "espacial" assim como, uma nova construção em alumínio (armação). Seu carregador tinha capacidade para 10 cartuchos, um cano de 4,625 polegadas (117,5 mm) de comprimento e um peso de apenas 650 gr.
Apenas 13.371 dessas pistolas semi automáticas foram fabricadas em seu curto período de produção entre 1956 e 1958. Havia aproximadamente 500 niqueladas de acordo com os registros da empresa e o restante com acabamento anodizado preto.
Tentativas de renascimento
Duas empresas tentaram reviver o modelo Wolverine originalmente projetado por Whitney, com uma delas tendo sucesso.
A Olympic Arms fabricou e vendeu uma versão com armação de polímero, em vez de alumínio. A versão Olympic Arms da pistola Wolverine modelo Whitney começou a ser produzida em 2002. Sua armação de polímero de uma peça estava disponível em uma variedade de cores: preto, marrom, bege ou rosa. No entanto, a partir de janeiro de 2017, a Olympic Arms encerrou a produção e o Wolverine não está mais disponível.
A Samson Manufacturing Corporation planejou criar sua própria versão, mas nunca se concretizou. Samson afirmou que eles tinham os moldes e matrizes originais e um grande estoque de peças originais da década de 1950 que obtiveram do fabricante original.
Acima e abaixo a pistola Whitney Wolverine no modelo original da década de 50.
Agora veja a versão da Olympic Arms Wolverine mais moderna, com o corpo todo em polímero.
Comentários: