
O Revólver Taurus em calibre 5,5 mm Velo-dog foi um revólver que a empresa fabricou - ao que tudo indica - em meados da década de 60 (muito difícil conseguir informações sobre armas nacionais antigas). É um revólver de armação pequena, a mesma dos revólveres calibre 32 S&W também fabricados pela Taurus.
O 5,5mm Velo-dog tinha seu cano reforçado e foi fabricado exclusivamente com acabamento niquelado e empunhadura plástica na cor branca.
O revólver não teve muito sucesso comercial e ao que se sabe, somente foram fabricados cerca de 2 mil unidades. Isso tavêz tenha ocorrido em virtude da baixa potência do calibre (inferior até ao 22 LR) e que até então, só era visto em revólveres importados, principalmente franceses e belgas que calçavam esse calibre.
Muitos desses revólveres foram convertidos por seus proprietários para o calibre 32 S&W.
O calibre 5,5 mm Velo-dog
O calibre 5,5 mm velo-dog foi criado na França no final do século 19. É uma munição do tipo fogo central e tem projétil encamisado.
O nome velo-dog é em virtude dos antigos revólveres também denominados de velo-dog (velo de velocípede como eram chamadas as bicicletas e dog de cão), criado pelo famoso armeiro francês Charles E. Galand. Estes revólveres foram criados para a defesa do grande número de ciclistas durante aquele período, contra ataques de cães.
Trata-se de um calibre com o estojo um pouco maior que o 22 LR porém inferior em potência em relação a este último.
A CBC, fabricante brasileira de armas e munições chegou a fabricar por alguns anos este calibre para suprir os revólveres importados que existiam aqui no Brasil bem como, para revólveres fabricados pela também brasileira Forjas Taurus, conforme dito mais acima.
É um calibre que caiu em desuso e atualmente, há relatos que somente a fabricante italiana Fiocchi produz essa munição.
Antigas caixas de munições da fabricante CBC
Créditos (Imagem de capa): forum.cartridgecollectors.org
Comentários: