O revólver OTs-38 (ОЦ-38) é um dos revólveres mais incomuns já fabricados. Foi desenvolvido pelo TSKIB SOO (Central Bureau for Sporting and Hunting Arms, uma divisão da famosa organização KBP, localizada em Tula, Rússia) a pedido do FSB russo (Serviço de Segurança Federal). Devido à sua natureza específica, o OTs-38 é um item de produção limitada e está sendo usado por várias unidades de aplicação da lei para fins especiais. O OTs-38 é uma arma integralmente silenciada, que quase não produz som e absolutamente nenhum flash ao disparar. Ela é construída como uma alternativa à pistola silenciosa PSS e usa a mesma munição especial integralmente silenciada, conhecida como SP-4. O OTs-38 é um dos últimos designs produzidos pelo falecido I. Ya. Stechkin, o famoso projetista de armas russo.
O revólver silencioso OTs-38 se assemelha a um revólver de ação dupla tradicional, mas possui muitos recursos incomuns. Para começar, tem um martelo exposto mais ou menos comum com gatilho de dupla ação. A ação é equipada com uma trava de segurança manual ambidestra que permite o transporte seguro “armado e travado”, para um primeiro tiro rápido e preciso. Em seguida, o revólver OTs-38 dispara da câmara inferior do cilindro, ao contrário da maioria dos revólveres que dispara da câmara superior. Portanto, o eixo do cano do OTs-38 é relativamente baixo e o "focinho" saltado é mínimo. A grande carcaça cilíndrica, localizada acima do cano, contém um apontador / mira laser integral. A fixação do cilindro também é de natureza bastante incomum. O eixo do cilindro (tambor) é articulado à estrutura na frente, portanto, uma vez que a liberação do cilindro (no lado esquerdo da estrutura) é empurrada para frente, o cilindro pode ser girado para a direita e para frente (enquanto na maioria dos revólveres modernos, os cilindros são girados para esquerda e para baixo). Ao abrir o cilindro, um ejetor automático retira parcialmente o clipe com cartuchos (ou estojos vazios) do cilindro.
Observe a estranha maneira de "bascular" o cilindro do revólver.
Essa montagem incomum do cilindro é essencial para fornecer folga mínima entre a câmara de disparo no cilindro e o início do cano por onde a munição disparada irá entrar, uma vez que os projéteis do cartucho SP-4 são de formato cilíndrico de ponta chata e, portanto, não podem se alinhar automaticamente com o cano durante o disparo, ao contrário da maioria dos projéteis convencionais. A munição SP-4 não tem aro e é carregada no OTs-38 usando clipes planos especiais que seguram 5 cartuchos juntos.
Munição silenciosa SP-4 carregada no clipe plano OTs-38 com 5 cartuchos
Observe que o projétil fica todo dentro do estojo.
A munição SP-4 que é utilizada no OTs-38 possui um recurso de silenciamento integrado. Ela tem um pistão de vedação a gás, que empurra o projétil para fora do estojo após o disparo mas não sai de dentro da cápsula. Todos os gases ficam então bloqueados dentro do estojo que é feito de forma reforçada. Como resultado, a munição é muito mais silenciosa do que a maioria das pistolas convencionais com supressores de som. No lado negativo, esta munição é de potência relativamente baixa e carece de penetração em comparação com a munição de pistola padrão. Seu alcance efetivo é de apenas 25 metros, mas a uma distância de 20 metros ele penetra um capacete militar de aço.
Na imagem da direita é possível ver o projétil cilíndrico, o pistão que o empurrará para fora do estojo. O pistão ficará bloqueado dentro do estojo e reterá o som.
Como dito acima, o OTs-4 é equipado com uma mira a laser integral. Também é equipado com miras fixas tradicionais de ferro, que possuem inserções brancas contrastantes.
Tipo | Revólver de dupla ação |
Calibre(s) | 7,62×42 SP-4 |
Peso descarregado | 880 g (com mira laser integrada) |
Comprimento | 191 mm |
Comprimento do cano | N / D |
Capacidade do compartimento | 5 cartuchos em clipe plano especial |
Comentários: