Este é um exemplo verdadeiramente sem igual da única pistola protótipo/experimental conhecido da fabricante alemã Walther no calibre 9 mm Ultra.
A pistola em calibre 9 mm Ultra e cartuchos associados foram desenvolvidos em caráter experimental pela Walther, para a Luftwaffe. A intenção deste projeto era fabricar uma pistola que mantivesse os aspectos compactos do projeto PPK/PP, mas empregasse um cartucho muito mais poderoso do que o cartucho 9 mm Kurz (9x17 mm / 380 ACP), mas menos potente do que o cartucho 9 mm Parabellum padrão.
Estima-se que aproximadamente 25.000 cartuchos da munição 9 mm Ultra foram fabricadas pela Gustav Genschow & Co. (GECO) no início dos anos 1940, com a maior parte da munição usada durante os testes ou destruída após a Segunda Guerra Mundial. Um cartucho muito semelhante, embora mais curto e um pouco menos potente, o “9mm Police” foi introduzido na década de 1980 pela Walther para a pistola Walther PP Police, mas nunca pegou.
O desenvolvimento desta pistola foi baseado no comprovado design Walther PPK/PP, mas no entanto, empregou vários aspectos novos e únicos encontrados apenas nesta pistola. O primeiro sendo o cano inovador, deslizante e giratório que usava alças de travamento montadas na lateral. Tradicionalmente, a pistola Walther PPK/PP empregava um mecanismo de recuo projetado por blowback, no entanto, devido à maior velocidade e pressão desta munição, ela exigia alças de travamento reais nas laterais do cano. Essas alças de travamento se encaixavam com uma pista interna correspondente/rebaixos de travamento dentro da corrediça. Essas pistas de deslizamento interno exigiam um slide (ferrolho) encurtado, como mostrado, o que também resultou em uma configuração de cano diferente, já que a mira frontal tinha que ser montada no cano.
O outro aspecto único desta pistola protótipo é que há uma mola, acelerador de slides montado no lado esquerdo da armação sob a placa da empunhadura. Isso foi necessário porque o ferrolho foi encurtado, o que reduziu a massa do ferrolho, o que exige que o acelerador impulsione o ferrolho para frente, girando o cano para a frente e travando-o no lugar, sendo algo muito inovador para uma pistola projetada no final de 1939/40. A configuração do cano agora se assemelha ao design da P38. A pistola ainda ejeta para a direita, porém o procedimento de queda é diferente, pois há um pino cruzado na armação que mantém o guarda-mato no lugar. Esses recursos mecânicos foram revolucionários e o diferenciam de qualquer projeto Walther anterior até hoje.
A empunhadura é de nogueira possui ranhuras verticais. A pistola não tem marcações visíveis, incluindo nenhum número de série. Ela tem acabamento azulado polido (oxidado) com as laterais da armação polidas. O carregador também azulado também não possui marcas. Esta pistola é retratada e discutida na página 106 de "Walther Volume III" de James L. Rankin, e retratada na página 212 do livro "The P.38 Pistol, Volume III" de Warren Buxton e na página 143 de "Walther The Deutsche Legend" por Manfred Kersten. Como observado, este é o único exemplo conhecido dessas pistolas Walther únicas e historicamente inovadoras.
À título de curiosidade, essa arma foi a leilão em 2012 e tinha um preço estimado entre U$ 30.000 a U$ 50.000, sendo arrematada em 7 de setembro daquele ano por U$ 40.250,00
Fonte/Créditos: https://www.rockislandauction.com/detail/56/1502/walther-ultra-pistol-9-mm-ultra
Créditos (Imagem de capa): Rock Island Auction
Comentários: