Wilkinson Arms - Conheça sua história!
Nos anos 60, Ray Wilkinson morava em Covina, Califórnia, produzindo peças para karts e motocicletas. Em um prédio vizinho estava Bob Penney, proprietário da Alpine and National Ordnance que construiu M1 Carbines, 1903 Springfields e o "Tanker Garand".
Um dia, Ray apareceu no escritório de Bob com um modelo de madeira de uma carabina de calibre 9 mm. O objetivo da visita era convencer Bob sobre a ideia de fornecer financiamento para produzir as pequenas e úteis carabinas. Nesse ponto, a J&R Engineering foi formada e o desenvolvimento da carabina M-68 começou. A M-68 era uma carabina com sistma blowback de 9 mm P com um ferrolho fechado / telescópico e uma capacidade de 31 munições.Os pedidos da carabina aumentaram instantaneamente e a J&R sabia que havia desenvolvido um bom produto. Naquela época, os pedidos de armas de fogo pelo correio eram legais e constituíam a maior parte das vendas. Essas possibilidades foram eliminadas com o advento da Lei de Controle de Armas de 1968. Não muito tempo depois, a J&R encerrou as operações. As peças restantes foram montadas em carabinas e vendidas sob o nome de PJK por Bob e seu filho Jim. Além da M-68, foi desenvolvido a M-80, que moveu a alça de carregamento da parte superior para a esquerda.

Ray Wilkinson acreditava em sua carabina e sentia que havia mercado para ela. Voltou à prancheta para resolver alguns problemas presentes, nomeadamente com a extração, e aproveitou para atualizar também o martelo, feedramp, receptor, cano e outras peças.

A nova carabina se chamaria Terry em homenagem à filha de Ray. Mais tarde, uma versão de pistola seria produzida e denominada Linda. Além desses dois modelos, Wilkinson também produziria a Diane, uma pistola .25acp e a Sherry, uma pistola .22LR.
O denominador comum com todos os modelos produzidos pela Wilkinson foi a qualidade. Tolerâncias estreitas e designs robustos se prestaram a armas de fogo precisas e confiáveis. Quando Ray faleceu, a empresa foi comprada por Boyd Gray, que se apaixonou pela carabina durante uma viagem a Idaho. Boyd mudou o nome da empresa para Northwest Arms e a mudou para Washington. Isso nos traz até hoje. A Wilkinson está de volta!
Comentários: