Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Pistolas

STI modelo DVC-L - Cal. 9 mm P

Se existe uma marca icônica de pistolas mod. 1911 no mundo da competição de armas curtas, é a pistola STI. A texana é uma das preferidas dos atiradores de diferentes modalidades

Publicidade
STI modelo DVC-L - Cal. 9 mm P
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Pistola STI modelo DVC-L - Cal. 9 mm P

 
 
Se existe uma marca icônica de pistolas mod. 1911 no mundo da competição de armas curtas, é a pistola STI. A marca texana é uma das preferidas dos atiradores de diferentes modalidades. A pistola  modelo DVC-L é uma arma desenvolvida especificamente para competir na categoria USPSA Limited, mas também é válida para a divisão “Standard” IPSC pois, as suas características a fazem cumprir as especificações da categoria.

Sabendo, como conheço essas armas há muito tempo, elas nunca decepcionam, este modelo é um verdadeiro “carro esporte” da categoria. Se algo caracteriza as STIs, em comparação com algumas outras fabricantes, é que elas estão prontas para competir assim que sair da caixa graças à qualidade e suas configurações.


Características estruturais da arma STI DVC-L - 9 mm
 
 
 
A pistola é construída em uma configuração modular, em torno do carregador bifilar, daí seu nome 2011. Existem três partes principais: a corrediça de metal, a subestrutura de metal e uma empunhura / guarda-mato de polímero removível . Para quem não está familiarizado com o projeto, o chassi auxiliar não tem trilhos de comprimento total, como um 1911. Em vez disso, há trilhos parciais muito parecidos com uma pistola de polímero, mas são mais longos e mais robustos, pois são dimensionados para caber no slide de um 1911 .

A STI DVC-L é uma pistola sóbria, de gosto muito tático, já que é totalmente preta fosca. Isso se deve ao tratamento utilizado no acabamento da corrediça, sobre o chassi e cano, que nada mais é do que o denominado DLC (Diamond Like Coating). Além da estética, o mais importante é que esse revestimento reduz o atrito e protege a arma . Existem muito poucos revestimentos mais duros que o DLC. Em teoria, isso deveria tornar o acabamento DVC-L extremamente durável e confiável.
 
Dois aspectos importantes, um são os cortes da corrediça, que reduzem o peso da mesma, melhorando ostensivamente o ciclo de tiro, redundando positivamente no relevo e recuo da arma. O outro é o cano pesado de 5 ”(127 mm) e rampa completa.
 
 
Além disso, muitos apreciarão o uso de um sistema de haste guia de mola de recuo Dawson Precision “Tool Less”, que torna o processo de desmontagem muito mais fácil e rápido . Algo importante para a manutenção de uma arma de competição como esta.

Quanto às suas dimensões, são estas: comprimento total de 210,8 mm, altura de 140,7 mm e largura de 31,7 mm. Na balança pesa 1.122,5 g, uma das características que ajudam a controlar a arma .

Ergonomia e precisão da pistola STI DVC-L - 9mm

A pistola é incrivelmente precisa , disparando a 25m você consegue agrupamentos impressionantes. É tão bom quanto algumas pistolas específicas de precisão de renome. A pistola é bem balanceada e tem recuo extremamente suave, pelo menos na versão 9mm P testada. Essa combinação torna mais fácil permanecer no alvo ao mirar para refazer os tiros. A empunhadura maior ajuda no recuo, pois fornece uma área maior para segurar a arma e parece distribuir o recuo melhor do que uma empunhadura 1911 padrão.

O padrão de empunhadura é exatamente igual ao feito pela Extreme Shooters of Arizona para a versão DVC-3. Pode parecer visualmente que é um "floco" duro, mas é o oposto. O material é macio o suficiente para ceder um pouco quando o apertamos com força. Em qualquer caso, apresentam um bom equilíbrio entre firmeza e conforto. Em outra linha e em relação à ergonomia, menciona que os controles de segurança da arma são ambidestros.

Como no caso da guia da mola de recuo, a STI mais uma vez recorreu à empresa de acessórios Dawson Precision, neste caso, para melhorar a ergonomia com um botão de retenção do carregador Lo-Pro Mag e um “funil”. O primeiro não será liberado quando colocarmos a arma em uma superfície plana ou quando atirarmos, porque são de perfil tão baixo que não interferem quando não queremos. No entanto, será mais fácil liberar o carregador para recargas rápidas. No caso do “funil”, possui um perfil pouco volumoso que se adapta perfeitamente ao punho e facilita a inserção rápida dos carregadores.
 
 
 
 
Acionamento

O novo sear e o martelo melhoram significativamente a nitidez do gatilho e reduzem o curso de "reset" para aproximadamente 1,5 mm, na prática isso se traduz em ser capaz de repetir o tiro muito rapidamente. Quanto ao seu percurso, é realmente curto, abaixo de um milímetro até chegar a uma parede límpida, sem qualquer tipo de arrastamento e com quebra nítida. Não há excesso de curso no final do gatilho que ultrapassa o ponto de ruptura, o peso do gatilho em série é de 2,5 libras (1,13 Kg).

Sistema de visão

As miras são típicas de uma arma de competição STI, com uma alça de mira ajustável e uma massa de mira de fibra vermelha. Eles têm um raio largo, aproveitando o comprimento do slide até o limite e são muito fáceis de levar, a fibra nesse aspecto é definitiva. A placa traseira possui entalhe quadrado, tipo "Patridge", com luz regulada. Além disso, possui ranhuras para evitar qualquer tipo de reflexão que possa interferir na hora de capturá-los.

Carregadores

A arma vem com três carregadores, um com capacidade para 18 tiros e dois com capacidade para 21. Possui uma fabricação impecável e que durante os testes que não apresentaram.

Resumo

A STI acertou novamente com o DVC-L, uma arma de competição com a qualidade a que a fabricante texana nos acostumou. Uma pistola com a qual você pode ir muito rápido na divisão “Standard” da IPSC. Ficamos maravilhados com a precisão de seu pesado cano e, como sempre, com sua confiabilidade. Este último é um dos grandes valores da STI em relação aos concorrentes, que muitas vezes precisam de um emprego de armeiro e de certa munição para funcionar com solvência. Algo que não é o caso do STI, já que ele é capaz de digerir qualquer cartucho assim que sair da caixa.
 
 

Créditos (Imagem de capa): STI

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!