Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Munições

Qual usar, .40 S&W ou 45 ACP?

Comparativo entre esses dois calibres!

Publicidade
Qual usar, .40 S&W ou 45 ACP?
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Qual usar, .40 S&W ou 45 ACP?

 
 
 
Uma grande dúvida que policiais e atiradores até hoje questionam é, qual o melhor calibre? O .40 S&W ou o já conhecido e testado calibre 45 ACP? Iremos neste artigo descrever as vantagens e desvantagens de cada um.
 
O calibre 45 ACP foi lançado em 1911 juntamente com a conhecida e afamada pistola Colt, de autoria do projetista  e inventor americano de armas de fogo Jonh Moses Browning que desenvolveu uma grande variedade de armas de fogo civis e militares, cartuchos e mecanismos de armas, muitos dos quais ainda em uso em todo o mundo e considerado um dos mais bem sucedidos projetistas de armas de fogo do século XX.
 
Trata-se de um calibre muito bem explorado e testado em guerras, por forças policiais, atiradores e civis também, sendo um calibre de grande aceitação por sua eficiência.

 
.45 ACP
45caliberACP.jpg
Cartuchos .45 ACP revestidos completamente de metal (à esquerda) e ponto oca (à direita).
   
Local de origem Estados Unidos da América
História operacional
Guerras Primeira Guerra Mundial – presente
Histórico de produção
Criador John Browning
Data de criação 1905
Variantes .45 ACP +P, .45 Auto Rim, .45 Super
Especificações
Diâmetro do Projétil ,451 in (11,5 mm)
Diâmetro do pescoço ,473 in (12,0 mm)
Diâmetro da base ,476 in (12,1 mm)
Comprimento total 1,275 in (32,4 mm)
Capacidade do cartucho 25 gr H2O (1.625
 
 
Já o calibre .40 S&W foi lançado na década de 90. Surgiu nos Estados Unidos da América por reivindicação do FBI. O calibre usual daquela força policial era a 9mm Luger que se tornou famoso na segunda guerra mundial, com o uso maciço da forças armadas de diversos países, por acreditarem no seu grande poder de penetração.
 
 
.40 S&W
40SW.jpg
Cartucho .40 S&W Hollow point
Especificações
Diâmetro do projétil 10,16 mm
Comprimento do estojo 21,59 mm
Diâmetro do aro 10,77 mm
Diâmetro do corpo 10,77 mm
Diâmetro da boca 10,74 mm
Tipo de iniciação Central
Tipo do estojo Cilindrico, sem aro
 
Em uma perseguição policial, evento que ficou conhecido como Tiroteio de Miami 1986 e objeto até mesmo de filme, o FBI usava a 9mm e em um confronto com dois marginais os mesmos foram transfixados diversas vezes, contudo não foram postos fora de combate. A munição de alguns policiais do FBI teria acabado, outros policiais, feridos, estavam fora de combate, mas não os marginais que mesmo baleados, antes de morrerem, conseguiram pôr toda a equipe do FBI fora do combate, e dois policiais vieram a óbito.

Percebeu-se nesse evento a forte necessidade de uma “arma policial”. Assim, a empresa Smith & Wesson ficou imcumbida, por contrato com o FBI, de “encontrar” esse calibre policial. Portanto a origem da munição .40 S&W é anterior a criação da pistola .40 S&W. O objetivo da Smith & Wesson era criar um calibre que tivesse um melhor Stopping Power (Poder de Parada) sem contudo haver muito recuo da pistola e que atrapalhasse a “visada” para o segundo tiro. O que isso queria dizer? O calibre deveria parar o oponente se possível com um único disparo e se precisasse de um segundo disparo, a arma não poderia sofrer muito “balanço” na mão do policial para que ele acertasse o oponente no mesmo local onde fez pontaria anteriormente.
 
Mesmo sendo ambos, excelentes calibres, os mesmos possuem vantagens e desvantagens quando comparados entre si. Vamos aqui a algumas delas:
 
Calibre .40 S&W


Resultado de imagem para caliber .40 s&w
 
Vantagens:
  • Possui um stopping power (poder de parada) muito parecido com o calibre 45 ACP e dependendo da munição, podendo ser ainda melhor.
  • Por ser um calibre intermediário entre o 9mm Luger e o 45 ACP, permite uma maior capacidade de munições nos carregadores das pistolas sem que o perfil da empunhadura das pistolas seja mais excessiva e tornando-se ideal tanto para defesa pessoal como o tiro esportivo sobretudo, na modalidade IPSC.
Desvantagens:
  • Uma relativa desvantagem acusada por alguns usuários deste calibre é a forte energia gerada após o disparo e consequentemente a velocidade de operação do ferrolho, podendo gerar um "stress" na estrutura das armas.
  • Por possuir um recuo mais elevado que o calibre 45 ACP, torna-se mais difícil o enquadramento da mira para os tiros seguintes (em tiro rápido).
  •  Devida as fortes pressões geradas pelos disparos, armas fabricadas nesse calibre tem de ser, normalmente, mais robustas.
 
Calibre 45 ACP



Resultado de imagem para caliber .45 ACP
 
Vantagens
  • É um calibre "veterano", já testado e aprovado em várias guerras, por forças policiais, atiradores esportivos e civis em diversos países.
  • Possui projétil largo e pesado que gera um excelente poder de parada e que certamente irá colocar o opositor fora de combate.
  • Por possuir um cartucho curto e largo, favorece bastante a recarga de munições.
  • Facilidade na combinação de componentes de recarga de munições.
  • Boa aceitação por parte das armas quando se utiliza munições recarregadas.
  • Melhor enquadramento das miras quando em tiro rápido.
Desvantagens:
  • Menor penetração que o calibre .40 S&W
  • As armas em calibre 45 ACP, geralmente comportam menos cartuchos.
  • Armas nesse calibre se possuírem grande capacidade terão suas empunhaduras mais largas.
  • Por se menos perfurante que o calibre .40 S&W é menos eficiente se o opositor estiver por trás de barricadas, por exemplo.

 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!