Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Armas de Ar

Entenda as diferenças entre as armas de pressão.

Esse é um tema ao qual bastante gente tem dúvidas, mas não sabe de fato o que são e como são divididas as armas de pressão. A verdade é que é mais simples do que parece.

Publicidade
Entenda as diferenças entre as armas de pressão.
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Entenda as diferenças entre as armas de pressão.

 
 
Esse é um tema ao qual bastante gente tem dúvidas, mas não sabe de fato o que são e como são divididas as armas de pressão. A verdade é que é mais simples do que parece.

No Brasil, quem regula arma de pressão é o Exército Brasileiro, através do Decreto 3.665/00 do Exército, mais conhecido como R-105.

Isso porque o Exército Brasileiro definiu que armas de pressão são controlados, onde a R-105 tem por finalidade estabelecer as normas necessárias para a correta fiscalização das atividades exercidas por pessoas físicas e jurídicas, que envolvam produtos controlados pelo exército.

Ainda de acordo com o Decreto nº. 3.665/00 as Armas de Pressão são produtos controlados (Capítulo III), mas são classificadas em produtos controlados de uso restrito e produtos controlados de uso permitido, conforme distinção abaixo:

Art. 16. São de uso restrito:
(…)
VIII – Armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza.
(…)
Art. 17. São de uso permitido:
(…)
IV – Armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido.
(…)

Mas sem querer entrar no âmbito jurídico da questão, vamos resumir quais são e como são definidas as armas de pressão.

Já vimos que são armas que disparam esferas de plástico, cetas metálicas (chumbinhos) ou esferas com tinta, sendo assim, podemos dividir de várias formas, exemplo:

– Classificação por tipo de propulsor (Gás, ar comprimido, mola, elétrica, etc);
– Classificação por calibre (4,5mm, 5,5mm, 6mm, .43cal, etc);
– Ou por categoria/esporte aplicada (Airsoft, Airgun, Paintball).

A maior parte das pessoas dividem por categorias ou esporte, como no último exemplo, sendo assim, dividiremos dessa forma para deixar mais claro, independente do propulsor utilizado.

Airsoft

São armas de pressão que disparam esferas de plástico calibre 6mm. São utilizadas para jogos e recreação, com simulações de batalhas ou operações militares/policiais e não tem o intuito de causar dano ao oponente. Existem Airsofts com calibre superior, como 8mm, mas por serem restritos no Brasil, vamos ignorar.

OBRIGATORIAMENTE ARMAS DE AIRSOFT PRECISAM TER A PONTA LARANJA/VERMELHA

Essas armas de Airsoft podem utilizar diversos tipos de propulsores, como mola (spring), Gás CO2, Gás propano ou baterias/motores (elétrica). Independente do propulsor, essas armas disparam esferas de plástico e são consideradas armas de pressão.

As armas com ação por mola, disparam uma única vez, sendo necessário armar – comprimindo a mola interna – para disparar novamente. Esse tipo de propulsão é encontrada em pistolas, rifles, carabinas/sniper ou shotgun (espingardas). Possuem venda livre para maiores de 18 anos.

Já as armas elétricas, são muito comuns e utilizadas em jogos, pois permitem que o jogador dispare mais de uma vez sem precisar armar/carregar. Utilizam baterias, ao qual movem um motor que dispara inúmeras vezes, inclusive na forma automática. Os rifles e metralhadoras são chamadas de AEGs (Airsoft Eletric Gun) e as pistolas de AEPs (Airsoft Eletric Pistol). Possuem venda livre para maiores de 18 anos.

Existem também as armas por ação de Gás comprimido, chamadas de GBB (Gás BlowBack), que utilizam cilindros de gás CO2 descartável ou Gás propano (Green gás), ao qual é reabastecido no interior de uma câmara (geralmente no carregador). Essas armas são famosas por possuírem aspectos bem realistas às originais e boa potência, podendo ser encontradas em pistolas, rifles, espingardas/shotguns e carabinas/snipers. Infelizmente essas armas possuem venda restrita no Brasil à pessoas maiores de 21 anos e portadores do CR (Certificado de Registro do Exército).
 
Blowback: É o nome dado ao movimento real do ferrolho em armas de pressão. Armas com blowback são armas que possuem o mecanismo e movimento muito parecido com a arma de verdade, tendo de slide (ferrolho) móvel a cada disparo, imitando a ação de uma arma de fogo.

Green Gás, Red Gás, Gás Blowback, etc: São gases usados nas armas GBBs. São uma mistura de Gás propano com lubrificante e/ou silicone. Existem variações de nomes e composições, mas se usa normalmente Green Gás.

Airguns

Também consideradas armas de pressão, as airguns possuem uma característica única, independente da forma de propulsão ou designe. AIRGUNS são armas que disparam chumbinho, apenas. São utilizadas para tiro ao alvo ou tiro esportivo, sendo inclusive um esporte olímpico.
 
Existem diversos modelos, tipos e calibres de airguns. Vamos abordar apenas os de uso permitido, com até 6mm.

Os calibres mais comuns para airguns são 4,5mm (.177cal), 5,5mm (.22cal) e 6mm (.236cal). Podem atirar esferas de aço, chumbo, cobre, etc. ou ainda disparar chumbinhos “diabolô” ou “taça” – desses comuns.

Assim como as airsofts, as airguns também possuem uma variedade grande de propulsores, podendo ser mola/ar comprimido, PCPs ou Gás comprimido.

Mola, Ar ou Gás comprimido: Preferimos juntar essas três, pois independente da forma (mola ou ar comprimido), são muito semelhantes. Essas armas, que podem ser pistolas ou carabinas, funcionam da seguinte forma: Compressão da mola ou compressão de um pistão com ar ou gás. Após a compressão, a arma possui força o suficiente para disparar um projétil (chumbinho). As armas que utilizam mola costumam ser um pouco mais fracas, sendo as armas com gás comprimido as mais fortes (na maioria das vezes) e as com ar comprimido as intermediárias. Vale reforçar que existem exceções para tudo.
 
Você deve conhecer bem essas armas… são aquelas que geralmente “quebram” o cano para colocar o chumbinho. A mola ou pistão é pressionado após dobrar o cano e colocar a munição. Esse tipo de arma só dispara um chumbinho por vez, sendo necessário armar e carregar a cada disparo. Essas armas possuem venda livre para maiores de 18 anos.
 
Armas PCPs: São aquelas que utilizam ar comprimido em um compartimento (cilindro) da arma. Esse cilindro é enchido com ar, através de um compressor ou bomba (parecido com essas de encher pneu). Essas armas são ótimas, lindas e caras. É o tipo de arma utilizada em competições olímpicas e similares, famosas pela ótima precisão e potência. Geralmente possuem função SEMI Automática, disparando um chumbinho a cada vez que se aperta o gatilho, sem a necessidade de recarregar a cada disparo. Possui venda livre para maiores de 18 anos.
 
Armas com ação por Gás: Não é regra, mas muitas delas 
são similares às armas de Airsoft, com uma variedade infinitamente menor de modelos, cores, etc. Geralmente disparam esferas de aço, mas muitas disparam chumbinhos comuns. Essas utilizam apenas cilindros de CO2 12g ou 88g (alguns rifles), não utiliza gás de airsoft (green gás, etc).
 
São famosas também pelo realismo, praticidade e beleza. A maioria possui mecanismo que imita às armas verdadeiras, com Blowback, e possuem função semi automática e até automática. Possuem venda restrita no Brasil à pessoas maiores que 21 anos e portadores do CR (Certificado de Registro do Exército).

Paintball

Esse assunto fica um pouco mais complicado, pois existem divergências na Lei e nas práticas de venda e uso.

Armas de Paintball são aquelas que disparam obrigatoriamente esferas com tintas (ou talco). Não disparam chumbinho, chumbo grosso, bolinha de plástico ou bolinha de papel (pelo menos não deveria se usar assim). São conhecidas como marcadores, já que marcam o oponente, quando se acerta.

São utilizadas para jogos, assim como o Airsoft, porém é muito mais difundido, famoso e praticado no mundo.

As armas de paintball possuem calibre [bem] maior que 6mm e utilizam CO2 na maioria dos casos. São armas de pressão, disso não há dúvidas, mas para não falarmos besteiras, não entrarei no mérito jurídico, mas podem funcionar das seguintes formas.

Elétrica: Muito parecida com as AEGs, do airsoft, possuem uma bateria e motor que dispara as BBs.

Gás: Utilizam cilindros de CO2 12g ou outros, ao qual muitas vezes são réplicas das armas de foto, similar à algumas airguns e airsofts GBBs, inclusive com Blowback (Foto abaixo, da direita). Essas podemos afirmar que possuem venda para maiores de 21 anos e portadores do CR (Certificado de Registro do Exército).

Ar comprimido: Muito similar às Airguns PCPs, possuem um cilindro acoplado que são cheios de Ar, CO2, O2, etc, através de uma bomba ou cilindro (Foto abaixo, da esquerda).
 
Simulacro

Seremos breves e direto: Não é arma de pressão, não dispara nada, não é arma de fogo, não é airsoft, não é nem uma arma!

É uma coisa que possui formato de arma (usadas em treinamentos ou simulações). Venda proibida no Brasil

Espero que tenha gostado. Fique a vontade para comentar, criticar, dar sua opinião, tirar suas dúvidas, compartilhar, elogiar ou o que quiser.
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!