Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Fabricantes de Armas

Llama - Conheça a sua história!

Inicialmente a empresa fez cópias de revólveres Nagant em 7,62 mm Nagant e 8 milímetros Lebel, Colt New Service, e revólveres estilo Vélodog sob sua própria marca.

Publicidade
Llama - Conheça a sua história!
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Esta empresa de armas foi estabelecida em Vitória, Espanha, em 1904 como Llama-Gabilondo y Cia SA. Inicialmente a empresa fez cópias de revólveres Nagant em calibre 7,62 milímetros Nagant e 8 milímetros Lebel, bem como o Colt New Service e revólveres estilo Vélodog sob sua própria marca.

A empresa também produzia peças para outras empresas. Um clima econômico ruim forçou a Gabilondo a declarar falência em 1992 e em 1993, sessenta de seus armeiros e funcionários começaram a formar uma cooperativa para comprar o nome LLAMA e todos os equipamentos da Gabilondo. Esses funcionários da Gabilondo se esforçaram para obter o melhor preço para não aumentar a dívida que herdariam e finalizaram a transferência por volta do ano 2000, transferindo a fábrica para Alava. A cooperativa que assumiu chamava-se Fabrinor Arma Corta y Microfusion, SA. Por mais que tentassem, a nova cooperativa não conseguiu superar a empresa'

História

A atividade industrial baseada na transformação e fabrico de ferro tem sido uma das características da vila de Éibar e da sua área de influência, especialmente na fabricação de armas. Entre o final do século  XIX e o início do século XX , as oficinas e fábricas para a construção de armas de todos os tipos sofreram um grande desenvolvimento, com o surgimento de inúmeras pequenas oficinas que construíam todo o tipo de armas. Esta atividade deu a Éibar o apelido de "Villa Armera".

Neste contexto de atividade industrial, a empresa " Gabilondo y Urresti " foi fundada em 1904 por José Gabilondo, que consta do Registo Industrial de Éibar em 1907 com quatro trabalhadores, que passariam a 8 no período 1908 - 1914. "Gabilondo y Urresti" não aparecem entre as empresas Eibar que em 1912 enfrentaram a "Fabrique Nationale".

A produção de "Gabilondo y Urresti" centra-se no fabrico de revólveres " Nagant " e, sob marca própria, copia revólveres do tipo " Colt " e " Velo-Dog ". Em 1913 começou a fabricação de pistolas "tipo Eibar" com a marca " Radium " com uma patente de Guillermo Echeverría e Valentín Vallejo que tinha a característica de não ter um carregador (é carregado inserindo os cartuchos deslizando uma alça na parte trazeira) era uma pistola " Browning " calibre 6,35 mm.

Em 1914, os filhos de José Gabilondo, Lorenzo, Estanislao, Eustaquia e Manuel, entraram na empresa com o pai e mudaram o nome para " Gabindos y Urresti ". A empresa está se desenvolvendo rapidamente graças à combinação de pessoal qualificado e meios técnicos modernos.

Em 1914, ele patenteou a pistola Ruby, que é uma modificação do modelo Esperanza e Unceta "Victoria " em calibre 7,65 mm.

A Primeira Guerra Mundial favoreceu o mercado de armas. Em 1915, o governo francês fez um pedido com Gabilondo e Urresti de 10.000 pistolas mensais do tipo "Ruby" no calibre 7,65 mm ou 32 ACP com três carregadores cada, uma pistola que eles desenvolveram. Posteriormente, o número de pistolas a serem entregues por mês triplicou. Junto com a França, os governos da Itália, Romênia e Grécia também fizeram pedidos .

A pistola "Ruby" alcançou tal notoriedade que se tornou uma arma bastante copiada e muitos tipos não-Ruby foram vendidos. Muitas empresas de armas comercializavam pistolas semelhantes, por exemplo "Esperanza y Unceta" comercializava o modelo " Astra ", SA Alkartasuna os modelos " Alkar " e "Panamá ", Garate, Anitua y Cía. o modelo " Expresso ", STAR, Bonifacio Echeverría SA o modelo "Izarra".

Mais de 900.000 pistolas deste tipo foram fornecidas e para cobrir a produção "Gabilondos e Urresti" teve que recorrer à subcontratação. Pelo menos as empresas de Eibar participaram desta produção, Armería Elgoibaressa y Cia., sob a marca Lusitania; Echealasa e Vincinai y Cia., Filhos de Ángel Echeverría y Cia. e Iraola y Cia. Salaverria. 

Transferência para Elgoibar 

Após o fim do período da guerra, a empresa mudou-se para a cidade vizinha de Elgoibar e mudou seu nome para " Gabilondo y Compañía ", diversificando seus modelos de pistolas e concentrando sua produção no setor de armas de defesa.

Em 1919 apresentou a pistola " Buffalo ", uma pistola do tipo " Browning " inspirada no modelo FN de 1910, possui um pino de disparo oculto e o sistema de segurança foi desenvolvido por Gabilondo. Esta arma foi feita em calibre 7,65 mm - 32ACP, 9 mm curto - 380 ACP com carregadores de 7, 9 e 12 tiros.

Em 1925, foi introduzido o modelo "Danton", que substituiu o "Búfalo", com características semelhantes mas construído em calibre 6,35 mm - 25 ACP. este modelo foi destinado ao mercado militar, mas foi bem recebido no mercado civil. O modelo "Danton" foi descontinuado em 1933.

Em 1928, foi lançada a pistola "Ruby plus ultra", que era uma versão melhorada do modelo Ruby. Elas tinham um carregador de 20 cartuchos e um comprimento de cano de 140 mm. Havia modelos de capacidade de disparo seletivo. Eles eram muito populares na Ásia, com muitas vendas na China e no Japão, onde eram vendidas em lojas militares, embora não fossem compradas oficialmente pelo exército japonês. Foi usado pelas Brigadas Internacionais na Guerra Civil Espanhola .

Em 1931 iniciou-se a fabricação do modelo "Lhama", um desenvolvimento feito a partir da Colt Modelo 1911, que adquiriu significativo prestígio pela sua qualidade. Eles já haviam feito desenvolvimentos nesta arma antes, havia um modelo em calibre 45 ACP que era comercializado com a marca "Ruby" e também com a marca "Iñaki", como aparece no catálogo Ignacio Ugartechea. Em 1932 ele registrou a marca " Llama ", deixando o termo "Ruby" para modelos de revólveres, e sob a marca Llama produziu pistolas nos calibres 38 super e 9 mm curto e 7,63 mm. Mauser. 

A partir do ano de 1950, iniciou-se a fabricação de revólveres com diferentes modelos com notório sucesso comercial internacional, principalmente na América do Sul.

O prestígio da pistola LLAMA fez com que o nome da empresa mudasse e foi renomeado " LLAMA, Gabilondo y Compañía ". Lança as primeiras pistolas espanholas de calibre 9 mm Parabellum no mercado (mais tarde " ASTRA Unceta y Cía. " faria isso com suas pistolas Astra 600 e Astra 800 Condor e mais tarde a empresa STAR Bonifacio Echeverría, SA com seus modelos B e Super B).

Traslado para Vitória e fechamento 

Após a Segunda Guerra Mundial, transferiu suas instalações para Vitória . Na década de 1970, ele apresentou a pistola modelo " Omni " ao concurso de armas do Exército Espanhol e não ganhou o concurso de premiação. Ela então fabrica a pistola modelo " Llama M-82 ", baseada na Walther P38 e na Beretta 92, e a submete à competição de armas do Exército dos Estados Unidos. Ela passa nos testes, mas não alcança a adjudicação. Mesmo assim, essa pistola consegue entrar no exército espanhol e por diferentes países sul-americanos.

Em 13 de junho de 1984, a pistola Llama Modelo 82 foi declarada um "uniforme necessário" no exército espanhol.

A década de 90 do século XX marcou o fim das empresas de armas espanholas. A entrada na União Europeia, a complicação do mercado de armas nos Estados Unidos e as dificuldades financeiras globais levaram a uma crise no setor. Patrocinada pelo Governo Basco, é proposta uma reorganização do setor de armas curtas com a reunificação das três empresas bascas, Star,  e Llama. A Llama fica imediatamente fora do plano por não chegar a acordos com o executivo, seja com a desculpa de ter recebido fundos para facilitar o seu encerramento, seja porque o controle da empresa estava ligado ao PSOE, partido de oposição ao Governo Basco.

Em 27 de maio de 1997, Bonifacio Echeverría SA encerrou a STAR. Pouco depois, em 1998, aproveitando o plano de reestruturação de armas proposto pelo governo basco, os "restos" da STAR, mantendo suas patentes, uniram-se a ASTRA, fundando a ASTAR (ASTAR = AStra + sTAR) e estabelecendo suas instalações em Amorebieta . A nova empresa não atingiu um ano de vida.

Llama, Gabilondo y Compañía SA fechou em 1999. Um grupo de trabalhadores criou uma empresa cooperativa chamada " Short Arm Farinor Microfusion and SAL " com a intenção de continuar a fabricar pistolas Llama e realizar outros trabalhos de microfusão. A Fabrinor fechou em 2003. 

Marcas "Tauler" e "Múgica" 

Na década de 1930 Gabilondo y Compañía fabricava armas para exportação para a América e Ásia sob as marcas "Tauler" e "Múgica".

Cristóbal Tauler Alos foi um famoso atirador e medalhista olímpico que abriu um arsenal em Madrid e exportou armas. Ele tinha toda a gama de armas Gabilondo y Compañía sob sua própria marca, à qual eles incorporaram algumas melhorias projetadas por ele. Ele era um agente dos serviços secretos espanhóis e vendeu suas armas para seus colegas.

Esta marca só foi utilizada entre os anos de 1933 e 1936.

Pistola Llama III comercializada como Tauler Super Police.
 
Equivalências entre os modelos Tauler e Llama
Modelo Tauler Equivalência de Llama Descrição
Ei Ei Pistola compacta 7,65mm/ 32 ACP sem trava de segurança na empunhadura
II II 9mm curto / 380 ACP, pistola compacta sem trava de segurança na empunhadura
III III 9mm curto / 380 ACP, pistola compacta sem trava de segurança na empunhadura
4 4 Pistola compacta de calibre 9 mm Longo (9x23mm) sem trava de segurança na empunhadura
v Pistola compacta de calibre .38 Super, sem trava de segurança na empunhadura
P viii Pistola compacta de 9 mm Longo sem trava de segurança na empunhadura

José Cruz Múgica foi um armeiro de Eibar que se dedicava ao fabrico de espingardas. Na década de 1930, ele garantiu um contrato de exportação de pistolas com o governo tailandês e mais tarde com a China. Exportou pistolas sob a marca "Múgica" fabricadas por Gabilondo y Compañía. As pistolas "Múgica" foram fabricadas entre 1931 e 1954, com algumas interrupções devido à Guerra Civil Espanhola e suas consequências.

Equivalência entre os modelos "Mugica" e "Lhama"
Modelo Mugica Equivalência de Llama Descrição
101-G POR Pistola compacta, calibre 7,65mm/ 32 ACP com trava de segurança na empunhadura
101 X Pistola compacta, 7,65mm/ 32 ACP sem trava de segurança na empunhadura
105-G III-A Pistola compacta, 9mm curta/ 380 ACP com trava de segurança na empunhadura
105 III Pistola compacta 9mm curta/ 380 ACP sem trava de segurança na empunhadura
110-G viii Pistola compacta, de 9 mm Longo com trava de segurança na empunhadura.
110 Pistola compacta, de 9 mm longo sem trava de segurança na empunhadura
120 XI "Especial" Pistola compacta, 9 mm Parabellum sem trava de segurança na empunhadura
Mugica Perfeito Pistola tipo rubi nos calibres 6,35mm / 25 ACP e 7,65mm / 32 ACP

Os modelos mais relevantes de Gabilondo

Pistolas

  • Radium : Fabricada entre 1910 e 1915, esta é uma pistola semi-automática com martelo oculto e trava de segurança de armação. Foi feita em calibre 6,5 mm / 25 ACP e possuia  um carregador de seis tiros.
  • Ruby : Fabricada entre 1914 e 1919. Pistola semi-automática baseada no modelo FN 1903. Com martelo oculto e trava de segurança, era feita no calibre 7,65 mm / 32 ACP e o seu carregador tinha capacidade para 9 cartuchos.
  • Bufalo : fabricada entre 1919 e 1925. Era uma pistola semi-automática baseada no modelo FN 1910. Com um martelo interno e construída nos calibres 7.65 / 32 ACP e 9 mm curto / 380 ACP. Tinha capacidade para sete, nove e doze cartuchos.
  • Danton – Fabricada entre os anos de 1925 e 1933, esta era uma pistola semi-automática baseada no modelo FN 1910, com um martelo interno. Foi fabricada nos calibres 6,35mm / 25ACP, 7,65mm / 32ACP e 9mm curto / 380ACP. Tinha carregadores para sete, nove (com cano de 85 mm) e doze (com cano de 100 mm) cartuchos.
  • Ruby Plus Ultra – Fabricada entre 1925 e 1933, esta era uma pistola semi-automática de martelo oculto, fabricada no calibre 7,65 mm / 32 ACP e com carregadores de 22 munições de duas fileiras (bifilar). Algumas tinham um cano de 140 mm de comprimento e uma seleção de tiro entre automático e tiro a tiro. 
  • Ruby Extra - Fabricado entre 1955 e 1970 e foi muito popular nas Filipinas.
  • Llama I ou simplesmente Llama - é uma pistola semi-automática do tipo Blowback que foi baseada na Colt 1911. A produção começou em 1933 e a produção terminou em 1936 (outras fontes indicam 1954). Foi fabricado em calibre 7,65mm / 32 ACP com carregadores de 9 tiros.
  • Llama II – Semelhante ao Llama I, mas em calibre 9mm curto / 380 ACP. Foi fabricada entre 1933 e 1936.
  • Llama III – Este modelo calibre 9mm curto / 380 ACP foi feito entre os anos de 1936 e 1954. Foi baseado na pistola Colt 1911A1. O carregador tinha capacidade para 7 cartuchos.
  • Llama III "Especial" : modificação do Llama III para adaptá-lo à polícia.
  • Llama III-A : Esta pistola semi-automática foi fabricada de 1954 a 1997. O calibre era o 9mm curto / 380 com um carregador de 8 cartuchos. Foi um dos modelos de maior sucesso. Foram feitas versões de luxo, e com placas de empunhadura de madrepérola .
  • Llama IV : Foi fabricada entre 1931 e 1954 no calibre 9 mm Longo com um carregador de 8 tiros. Era baseada na Colt 1911A1, mas não tinha a trava de segurança na empunhadura. 
  • Llama V – Fabricada entre 1936 e 1954 igual ao Llama IV mas em calibre 38 Super.
  • Llama VI : Pistola muito parecida com a Llama IV que foi fabricada entre 1936 e 1954 em calibre 9mm curto / 380ACP. Destinava-se ao mercado interno espanhol e latino-americano.
  • Lhama VII – Fabricado entre 1936 e 1954 no calibre .38 ACP, também chamado de .38 Super. Tinha um carregador para 8 cartuchos. Tinha empunhadura de nogueira e um cano estendido. Destinava-se ao mercado interno espanhol e latino-americano.
  • Llama VIII - Esta pistola semi-automática foi fabricada de 1955 a 1985. Baseada como os outros modelos Llama na Colt 1911A1. Foi feita em calibre 38 super com um carregador de 8 cartuchos. O modelo extra tinha empunhadura de nogueira e cano estendido. Na década de 1980 foi feita a variação Llama VIII-C que tinha empunhaduras de neoprene e uma capacidade para 18 cartuchos.
  • Llama IX - Esta pistola semi-automática, também baseada na Colt 1911A1, foi fabricada entre 1936 e 1954. Era em calibre .45 ACP e tinha um carregador de 7 cartuchos.
  • Llama IX-A : Fabricada entre 1955 e 1985, é semelhante ao Llama IX, mas com a adição de uma trava de segurança. Este modelo foi destinado ao mercado norte-americano.
  • Llama IX-B  - Esta versão compacta da Llama IX-A foi fabricada entre 1955 e 1985.
  • Llama IX-C - Esta pistola semi-automática foi fabricada entre os anos de 1994 e 1997 em diferentes calibres, 45 ACP, .40 S&W, 38 Super e 9mm parabellum. Podia carregar até 13 cartuchos em um carregador bifilar que mais tarde foi reduzid para 10. É equipada com uma segurança "Swartz" que impedia que a arma disparasse acidentalmente em uma queda.
  • Llama IX-D : Como a pistola LLAMA IX-C, mas menor, seu calibre era 45 ACP, com carregador de 13 cartuchos, e Parabellum de 9 mm com carregador de 15 cartuchos.
  • Llama XA – Fabricada entre 1954 e 1997, era uma pistola semi-automática semelhante à Llama III-A, mas no calibre 7,65 / 32 ACP.
  • Flame XI Special - Foi fabricada entre os anos de 1933 e 1954 foi baseada na Colt 1911A1, mas com um design muito mais ergonômico. Foi feita em calibre 9 mm parabellum. Foi exportada para a Ásia e foi uma arma amplamente utilizada na Guerra Civil Espanhola de 1936
  • Lhama XI-A e Lhama XI-B : fabricadas entre 1978 e 1995, embora algumas modificações tenham sido feitas entre 1980 e 1985. Semelhante ao modelo Llama XI feita em calibre 9 mm parabellum e com um carregador de 8 tiros. O Llama XI-B era um modelo compacto. Em 1984 foi chamado Llama XI-A e em 1992 Llama XI-B. A chama B foi feita em calibre .40 S&W.
  • Llama XV "Special" : fabricada entre os anos de 1954 a 1997 e é a mesma arma que a Llama III-A mas em calibre .22 LR.
  • Lhama XVI : fabricada entre 1954 e 1997, é idêntica a Llama XV mas com acabamento de luxo e com empunhadura em madrepérola e acabamentos cromados, prateados e dourados. 
  • Lhama XVII – Também conhecida como o “ modelo executivo ”, foi fabricada de 1963 a 1969. Era feita no calibre .22 LR e tinha um carregador com capacidade para 6 cartuchos. É uma das menores pistolas já construídas. A Lei de Controle de Armas de 1968 nos Estados Unidos afetou muito sua exportação.
  • Llama XVIII – Esta pistola foi fabricada de 1963 a 1969. Era uma versão em miniatura da Llama XV e era fabricada no calibre 6,35mm / 25 ACP com um carregador de seis tiros. A Lei de Controle de Armas de 1968 nos Estados Unidos também afetou muito sua exportação.
  • Llama XIX – Pistola com estrutura de alumínio e peso de 141 gramas. Foi fabricado entre 1954 e 1997 no calibre 9 mm curto / 380 ACP. Similar mecanicamente ao Llama III-A.
  • Omni I  – Fabricada entre 1980 e 1986. Seu design foi baseado na Browning de 1935. Foi fabricada no calibre 45 ACP com carregador de sete tiros.
  • Omni II  - Semelhante ao Omni I, mas no calibre 9mm Parabelum. O carregador tinha capacidade para 9 cartuchos.
  • Omni III - Semelhante ao Omni II, mas com um carregador de 13 cartuchos organizado em duas fileiras.
  • Llama M-82 – Pistola fabricada entre os anos de 1986 e 1997 com base na Beretta 92. Foi fabricado em calibre 9mm Parabelum e tinha um carregador bifilar para 15 cartuchos. Incorporou elementos de segurança modernos. Foi muito eficaz com munição específica da OTAN. Foi adotada pelo exército espanhol em 1984.
  • Llama M-87 : Ela foi fabricada entre 1986 e 1997. Seu calibre era 9 mm Parabelum e tinha um carregador com capacidade para 15 cartuchos dispostos em fila dupla. Incorporou muitas novidades em relação à ergonomia e segurança, como a alavanca de segurança ambidestra, liberador do carregador reversível. Esta pistola foi baseada no modelo Llama M-82 mas incorporava vantagens como cano estendido, compensador de peso, etc... Tinha um acabamento bicolor (cromo e oxidado). Seu preço era alto, mas mesmo assim foi muito bem recebido no mercado com níveis de vendas muito bons.
  • Llama MAX-1 : Também chamada de MAX-I, foi produzida entre 1995 e 2005. Foi baseada na Colt 1911-A1 e foi fabricada em calibres .45 ACP, com um carregador de 7 tiros; .40 S&W, com carregador de 8 cartuchos e em de 9mm Parabellum com carregador de 9 cartuchos. Ela tinha um cano de 5⅛ polegadas e uma mola de recuo um pouco pequena. Seu acabamento era oxidado e cromo acetinado.
  • Lhama MAX-1-L/F : Era uma réplica do Colt 1911 no calibre .45 ACP, fabricado em 1995.
  • Llama MAX-I C/F ou MAX-I Compact : Fabricada a partir de 1995. Foi baseada como a maioria dos modelos Llama, na Colt 1911-A1. Foi fabricada em calibres .45 ACP, com carregador de 7 munições; 40 S&W, com carregador de 8 cartuchos e em de 9 mm Parabelum com carregador de 9 cartuchos. Ela tinha uma mola de recuo curta e um cano de 4,25 polegadas, tornando-a mais curta e mais leve que o MAX-I. O acabamento era o oxidado e cromo acetinado.
  • Llama MAX-2 ou Llama MAX-2-L/F : Esta pistola foi fabricada a partir de 1995. Baseava-se na pistola fabricada em super calibre .38 ACP com um carregador bifilar que tinha capacidade para 18 cartuchos. Também foi feita em calibre .45 ACP com carregadores de 10 cartuchos e um cano de 4 ¼ de polegada. Uma série limitada foi feita para a Confederação Internacional de Tiro Prático, IPSC.
  • Llama Mini-Max : Ela foi fabricada entre 1995 e 2005. Baseada na Colt 1911-A1, foi fabricada nos calibres 9 mm Parabellum e .38 super com carregadores de capacidade de 8 cartuchos; .40 S&W, com carregadores de 7 tiros e .45 ACP, com capacidade de 6 munições. O cano era de 3,7 polegadas e apresentava uma alavanca de segurança de extensão, martelo arredondado e segurança Swartz. Tinha empunhadura de neoprene e acabamentos em cromado acetinado e oxidado fosco assim como, em aço inox.
  • Llama Mini-Max II : Fabricada de 1997 a 2005, era uma versão em miniatura do modelo MAX. Foi fabricada nos calibres 9mm Parabellum, .40 S&W e .45 ACP, sempre com capacidade para 10 cartuchos. O cano tinha 3,7 polegadas e tinha sistemas de segurança eficazes. A empunhadura era de neoprene. Algumas versões foram feitas para o mercado internacional com capacidade de 12 cartuchos.
  • Llama Micro-Max – Esta pistola semi-automática produzida de 1997 a 2005 era uma versão menor do modelo MAX. Foi feita em calibre 9mm curto / .380 ACP, com carregador de 7 tiros e 7,65mm / .32 ACP com carregador de 8 tiros. Ela incorporou inovações de segurança e foi fabricada para substituir o modelo Llama III-A. Normalmente era feita com acabamento em oxidado, embora também possa ser encontrada em cromo.

Revólveres

 

A produção de revólveres da Gabilondo teve dois períodos distintos, desde o início da fundação da empresa em 1904 até 1914 fabricaram alguns modelos estilo Velo-Dog e Nagant. Eles fizeram entre 1950 e 1970 o tipo Ruby que foi baseado no Smith & Wesson Modelo 10 e se tornou popular nas Filipinas e na América do Sul. Então, de 1969 a 1978, eles fizeram algumas boas armas baseadas em modelos militares e policiais de Smith e Wesson, que incorporavam uma mola helicoidal.

  • Revólver Modelo XII , este revólver foi feito em calibre 38 Special e tinha um comprimento de cano de 5 polegadas.
  • Modelo XIII este revólver foi feito em calibre .38 Special e possuia canos de 4 e 6 polegadas de comprimentos.
  • Modelos XIV Ele foi feito em calibre .32 S&W e 22 LR. Foi feito com canos de 2, 4 e 6 polegadas de comprimento.
  • Revólver Modelo 22 , foi fabricado em .38 Sspecial. Possuia alça de ajustável ​​e fez também uma versão de luxo chamada "Olympic".
  • Revólver Modelos 26 , este revólver foi fabricado no calibre 22 LR com estrutura em aço.
  • Revólver Modelos 27 , este revólver foi fabricado no calibre 32 S&W.
  • Modelos 28 revólver, este revólver foi feito em calibre .22 LR com caixa de alumínio.
  • Revólver Modelos 29 , este revólver foi fabricado no calibre 22 LR com miras e empunhaduras ajustáveis. Uma versão de luxo chamada "Olympic" foi feita.
  • Revolver Models 30 , este revólver foi fabricado no calibre 22 Magnum.
  • Revólver Modelos 32 , foi fabricado no calibre 32 S&W com miras e empunhaduras ajustáveis. Uma versão de luxo chamada "Olympic" foi feita.
  • Revólver Scorpio , este revólver foi feito no calibre 22 LR.
  • Revólver Picolo , este revólver foi feito no calibre 32 S&W.
  • Revólver Comanche , série de revólveres fabricados de 1975 a 1997 com base nos modelos Smith & Wesson em diferentes tamanhos com calibres .357 Magnum, 44 Magnum, 22 LR e 38 Special. Eram armas de muito boa qualidade e foram apresentadas como bandeira da empresa. Mesmo assim, não foram muito bem aceitos no mercado norte-americano.
  • Comanche – Fabricado em calibre .357 magnum com capacidade para 6 tiros. Em 1979 foi nomeado "Comanche III".
  • Comanche I – Fabricado em calibre .22 LR com cano de 6 polegadas, ventilação lateral e mira traseira ajustável. Disponível em acabamento cromado e gravado. 
  • Comanche II - Semelhante ao Comanche I, mas em calibre especial .38 com comprimentos de cano de 4 ou 6 polegadas. Disponível em acabamento cromado e gravado. 
  • Comanche III - Idêntico ao Comanche. Feito em calibre .357 e comprimentos de cano de 4 ou 6 polegadas. Disponível em acabamento cromado e gravado. 
  • Comanche IV/.44 Magnum Super Comanche : Fabricado em calibre 44 Magnum com canos de de 6 ou 8,5 polegadas de comprimentos. Com lateral ventilada, gatilho extra largo, mira traseira ajustável e empunhadura de nogueira., acabamento oxidado. Foi descontinuado em 1994. 
  • Comanche V/ .357 Magnum Super Comanche : fabricado em calibre .357 magnum com comprimentos de canos de 4, 6 ou 8,5 polegadas, lado ventilado, mira traseira ajustável, gatilho extra largo, com empunhaduras brancas de nogueira e acabamento oxidado. Foi descontinuado em 1994.
  • Revólver Martial , série de revólveres fabricados entre os anos de 1969 a 2005 com base nos modelos Smith & Wesson. O Martial Special 38 no calibre .38 Special e com comprimentos de canos de 2, 4 e 6 polegadas. Tinha ventilação lateral, miras traseiras ajustáveis ​​e, desde 1982, incorpora o deslocamento vertical do percussor que impede que este atinja o cartucho a menos que seja acionado pelo gatilho. Na segunda metade da década de 1980, foi feita uma versão que incorporava um "flash hider" para uso das forças antimotim.

 

 

Créditos (Imagem de capa): LLAMA

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!