Submetralhadora M3 (grease gun)

Durante a segunda guerra a necessidade de uma produção muito rápida de armamento fez com que novos armamento fossem criados para atender a grande demanda daquela época. Foi o caso da M3,que passou a ser produzida juntamente com a submetralhadora Thompson,que era de produção cara e demorada, apesar de seu melhor desempenho.
O desenvolvimento da M3 foi feito com inspiração em outros sucessos europeus, a Sten inglesa e a MP 40 alemã, ambas eficientes e de rápida produção.
O desenvolvimento da M3 foi feito com inspiração em outros sucessos europeus, a Sten inglesa e a MP 40 alemã, ambas eficientes e de rápida produção.
A M3 dispara a partir de seu ferrolho aberto, ou seja, seu percursor é usinado no ferrolho, uma arma que levou ao máximo simplicidade e rapidez de produção, pois, quase todas as suas peças eram estampadas.
Diferentemente da Thompson, a M3 possuía uma cadência de fogo bem mais devagar enquanto a Thompson (dependendo da versão) podia disparar até 1000 tiros por minuto, a M3 disparava apenas 450. Desde seu surgimento em 1942 até o fim da guerra aproximadamente 600.000 unidades foram produzidas.
No fim de 1944 surgiu uma versão com simples melhorias, a M3A1, com um maior protetor da câmara contra sujeira, um novo quebra-chamas e a remoção da alavanca do ferrolho.

A M3 foi utilizada pelo exército do Estados Unidos até meados da década de 1990 por tripulações de blindados e foi fabricada sob licença na Argentina e China.
FICHA TÉCNICA:
- País de origem: Estados Unidos
- Modo de disparo: automático apenas,mecanismo articulado pelo recuo proveniente do disparo.
- Calibre: 45 ACP ou 9mm Parabellum
- Comprimento: 74,5cm (coronha aberta), 57cm (coronha fechada)
- Comprimento do cano: 20,3cm
- velocidade inicial do projétil: 280 m/s
- Cadência: 450 disparos por minuto.
- Peso: 3,63kg
- Capacidade do carregador: 30 munições
Filosofia de uso: Boa arma para combate aproximado, eficiente a distancias de até 50 metros, mas já ultrapassada. Uma arma barata e que se espalhou pelo mundo, sendo encontrada com organizações criminosas de vários países ocidentais.
Veja mais no vídeo abaixo:
Comentários: