A nova munição começou a ser desenvolvida em novembro do ano passado,no centro integrado de tecnologia e engenharia da Taurus (TASA4), segundo afirmou, nesta terça-feira (15), o CEO da empresa, Salesio Nuhs, ao Money Times. O novo cartucho terá 407 joules de potência -no limite estabelecido pelo decreto 11.615/2023- que determina que as armas de porte (como pistolas e revólveres) tenham potência máxima de exatos 407 joules.
Suas dimensões serão medidas em polegadas, e será similar a de outros calibres com 9mm de diâmetro, como o 9×19 mm, o .380 ACP (também conhecido como 9mm curto), o .38, etc.
A munição será fabricada pela CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), principal acionista da companhia, e já está em processo de homologação no Exército, podendo ser lançada ainda neste ano.
“A restrição do 9 mm é uma questão irracional. O .38, o .357, o .380 e o 9mm têm o mesmo diâmetro”, afirmou o CEO da Taurus (TASA4). Sobre a potência do calibre, Salesio afirmou que terá “mais energia que o .380, porém dentro do limite que é permitido pela nova legislação”.
A Taurus prepara o lançamento de um novo calibre para o mercado brasileiro. Na foto, a pistola GX4 da empresa, no tradicional calibre 9mm, que deverá ser lançada no novo calibre desenvolvido pela empresa (Imagem: Taurus/Divulgação).
Por: Pedro Pligher
Para ver a matéria original, clique aqui no link:
Fonte/Créditos: https://www.moneytimes.com.br/taurus-tasa4-vai-lancar-novo-calibre-9mm-para-atender-legislacao/