Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Munições

O CALIBRE .45 GAP

O calibre .45 GAP surgiu em 2003, inventado pela fabricante austríaca de pistolas, Glock, e leva em seu nome o nome desta empresa, GAP significa Glock Automatic Pistol.

Publicidade
O CALIBRE .45 GAP
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O CALIBRE .45 GAP


O calibre 45 GAP surgiu em 2003, inventado pela fabricante austríaca de pistolas Glock, e leva em seu nome o nome desta empresa, GAP significa nada mais que Glock Automatic Pistol. Este calibre surgiu na época em que estavam todos loucos por carregadores de grande capacidade para pistolas de calibres “grandes”, Glock entregou aos atiradores exatamente o que queriam.

 
Pistolas Glock em .45 GAP
 
 
Gaston Glock e seus projetistas simplesmente pegaram uma munição de .45 ACP e a encurtaram ao mesmo tamanho de uma munição de 9x19 mm/.40 S&W e usaram um projétil de 45 ACP sob a mesma carga de pólvora. Para esta munição se usava o mesmo carregador de 9mm assim como as mesmas armas deste calibre, obviamente cabiam menos munições neste carregador. Mecanicamente a arma neste calibre precisava ser mais forte, um ferrolho mais pesado e algumas outras modificações internas. Mas tudo isso era possível e Glock as fez. As pistolas neste calibre são oferecidas em três tamanhos, compacta (Glock G39, 6+1; 8+1 ou 10+1), tamanho médio (Glock G38, 8+1 ou 10+1) e fullsize (Glock G37, 10+1), oferecer pistolas neste calibre destes tamanhos foi o mesmo que dizer “Aqui está a primeira pistola com tamanho de 9mm porém em .45.”
 
Acima: Pistola Springfield XD Tactical em .45 GAP Abaixo: Pistola Para-Ordnance GAP Carry em .45 GAP
 
 
Dizem que se mede a popularidade de um calibre de acordo com quantosfabricantes o fazem e quantos fabricantes de armas fabricam modelos para aquele calibre. A maioria dos produtores de munição fabricam o calibre .45 GAP, mas nenhum outro fabricante de armas fabricam pistolas em .45 GAP se não a própria Glock. A Springfield Armory fabricou a Springfield Armory XD Tactical em .45 GAP, e apenas alguns modelos experimentais da Para-Ordnance foram feitos.
 
Diferença de dimensões entre o .45 ACP e o .45 GAP.
 
Em resumo, a ideia do calibre ainda, não pegou da forma que pretendiam. Mas Glock vende respeitáveis quantias destas armas. Dizer que a Glock “Apenas encurtou a cápsula do .45 ACP” não dimensiona exatamente o que eles realmente fizeram. Os projetistas tiveram que encontrar uma forma de que todas as dimensões dessa munição funcionassem perfeitamente nas armas, eles obviamente reduziram a capacidade de propelente na cápsula. Isso significa que o .45 GAP irá reproduzir os efeitos balísticos de uma .45 ACP – usando um projétil de 230 gr viajando a 260 m/s – e isso fez com que houvesse um significante aumento de pressão nas armas, e muita pressão na câmara pode gerar danos à pistolas que não foram preparadas para isso.
 
Veja nas fotos abaixo a diferença entre o .45 GAP e o .45 ACP
 
 
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!