Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Fuzis

Winchester Modelo 70

O modelo 70 é uma arma bastante apreciada por atiradores esportivos, caçadores e por snipers de várias forças policiais (e até snipers do exército dos EUA)

Publicidade
Winchester Modelo 70

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Winchester Modelo 70

 
 
 
O fuzil Winchester modelo 70 é uma arma que foi lançada no mercado em 1936 para substituir o anterior modelo 54, também fabricado por esta tradicional empresa e que vinha apresentado alguns problemas assim como, corrigir alguns detalhes introduzindo melhorias.

O modelo 70 é uma arma bastante apreciada por atiradores esportivos, caçadores e por snipers de várias forças policiais (e até snipers do exército dos EUA) não só norte-americanas como de vários países. Ele possui um sistema de ação tipo ferrolho - no estilo Mauser - e é disponível em até 31 calibres. Para os americanos ele possui tanta importância que muitas vezes é chamado de "The Rifleman's Rifle" (algo como a arma do homem ). Em 1999 ganhou da revista Shooting Times o título de o "Rifle Bolt-Action" (rifle de ferrolho) do século.
 
Entre os anos de 1936 até 1964 os fuzis possuíam um finíssimo acabamento até que a Winchester na tentativa de reduzir os custos de produção da arma fez com que o respeitado acabamento ficasse a desejar. Foi então que  imaginando-se que o Modelo 70 estava chegando ao fim, iniciou-se uma grande procura pelos fuzis "pré-64" por parte dos compradores de forma que chegou a ter uma valorização, mesmo para armas usadas. Os verdadeiros amantes do Mod. 70 são apaixonados pelos fuzis fabricados antes de 64 (que são considerados clássicos) e detestam os fabricados após esse período.
 
 
Exemplar pré-64, todo original de fábrica
 
 
Entretanto, em 1981 a Winchester estava sob a direção de uma empresa que adquiriu os direitos de fabricação de seus produtos, a agora USRAC (United States Repeating Arms Company) e provavelmente para não perder mais mercado, decidiu relançar o Modelo 70 com a mesma qualidade dos modelos pré-64. A bela oxidação azul escura brilhante e a coronha em nogueira com seu finíssimo acabamento voltaram; o ferrolho desliza suavemente em seus trilhos até se travar na câmara e seu gatilho tem uma puxada muito macia e os zigrinados na coronha são feitos com muita perfeição. Certamente, o sucesso do novo Winchester Mod. 70 foi imediato.
 
A partir de 2012, os fuzis Mod. 70 da Winchester estavam sendo fabricados pelo empresa FN Herstal em Columbia, no estado da Carolina do Sul nos EUA e em 2013 a montagem foi transferida para Portugal. Atualmente é fornecido com várias configurações de modelos/acabamentos como por exemplo, coronhas de madeira ou sintética, aço carbono e aço inoxidável, etc.
 
 
 
 
 
Os Fuzis Winchester Modelo 70 são armas de qualidade,  altamente robustas e extremamente precisas, como pode-se ver nas imagens abaixo. Os grupamentos nos alvos impressionam.

 
 
 
5 tiros a 100 jardas ( 91,44 metros)  usando o calibre .308 Winchester
 
 
 
 
 
 
 
 
3 tiros a 200 jardas (182,88 metros) usando calibre .308 Winchester
 
 
 
 
 
 
 

3 tiros a 300 jardas (274,32 metros) usando calibre .308 Winchester
 
 
Um dos mais conhecidos atiradores do grupo de fuzileiros navais dos EUA que usaram o Modelo 70 durante a Guerra do Vietnã foi o Sargento de Artilharia Carlos Hathcock, que usou um exemplar com luneta de 8x43 da marca Unertl e no popular calibre 30-06. Hathcock era conhecido por disparar contra os norte-vietnamitas nos olhos. A arma que ele utilizou está atualmente no museu Virginia Marine Corps Sniper
 
 
 
 
Calibres disponíveis:

 

 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!