Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Carabinas / Rifles

Ruger Mini-14, um rifle com padrão Militar

Desde a sua introdução comercial em 1973, o rifle Ruger Mini-14 encontrou ampla aceitação entre os atiradores civis e uma variedade de forças policiais e de segurança no mundo.

Publicidade
Ruger Mini-14, um rifle com padrão Militar
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Ruger Mini-14, um rifle com padrão Militar

 

 

Bill Ruger, um dos principais designers de armas dos EUA no período pós-Segunda Guerra Mundial, começou o desenvolvimento de um novo rifle semi-automático em 1970. O rifle destinava-se a uso civil, policial e para-militar e foi reservado para munições relativamente novas à época, e para este projeto usou o calibre 5,56x45mm (.223 Remington)

Desde a sua introdução comercial em 1973, o rifle Ruger Mini-14 encontrou ampla aceitação entre os atiradores civis e uma variedade de forças policiais e de segurança em todo o mundo. Para os usuários do governo, Ruger produziu duas versões especializadas do rifle básico - os rifles de assalto semi-automático e de assalto AC-556 Mini-14GB que possuía seletor de rajada. 

Todas as armas na família Mini-14 compartilham o mesmo design básico, embora existam diferenças em certas partes como por exemplo, um receptor ligeiramente mais longo em sua parte trazeira nos rifles AC-556 para receber o seletor de fogo automático.
 
A primeira grande modificação na família Mini-14 surgiu em 1978, quando seu criador introduziu uma versão totalmente em aço inoxidável da versão mais básica. Atualmente todos os rifles Ruger Mini-14 estão disponíveis em aço carbono ou inox.
 
Em 1982 Bill Ruger apresentou outra modificação na versão civil do Mini-14 (conhecido como o "rifle Ranch") que possibilitava o uso de miras ópticas.  O mecanismo de ejeção foi modificado para que não se chocasse com a luneta.
 
Em 1986 Ruger introduziu o Rifle Mini-30, que era a mesma arma em sua versão mais básica porém, adaptou este modelo para o calibre 7,62 x 39 de origem russa (o mesmo do AK 47).

Outras modificações e melhoramentos foram feitas no decorrer dos anos como por exemplo, mudanças no aparelho de pontaria, introduziu a versão "Target" que possuía cano mais pesado e uma coroanha laminada e com amortecedor, adotou em alguns modelos coronha retrátil, uso de supressor de chama, uso de baioneta, supressor, carregadores para 20 tiros como padrão de fábrica, uso de calibres 243 winchester, ,308 winchester, dos novos calibres 300 BLK e o Remington SPC 6,8x43 que é um calibre que tem menos recuo que o 7,62x39 mas oferece uma melhor eficácia terminal que o 5,56 / .223 e também, o uso de polímero em coronhas.

De modo geral, os rifles Mini-14 são conhecidos por sua boa confiabilidade e durabilidade. A precisão é geralmente citada como algo inferior às armas de tipo AR-15 (M16) ,  muito populares nos EUA, mas certamente isso mudou com a introdução do modelo Mini-14 Target.

Apesar de algumas reivindicações, os rifles Ruger Mini-14 são precisos o suficiente para a maioria dos propósitos, e são bastante confiáveis ​​e duráveis, sendo excelentes armas para caça, defesa, certas aplicações policiais e de segurança bem como, para plinking e uso geral.

Veja abaixo alguns modelos fabricados pela Ruger durante esses mais de 40 anos:

 
 

Ruger Mini-14 rifle, versão original (produção de 1980) com carregador de 30 tiros.
 
 
Ruger Mini-14 "Ranch" rifle de produção pré-2005. 
 
 
Ruger Mini-14 rifle, versão atual (como feita desde 2005). Observe as diferentes miras dianteiras e traseiras e o protetor de mão de polímero que cobre a maior parte da barra de operação, logo à frente da alavanca de armar.
 
 
Versão em aço inoxidável e e coronha dobrável
 
 
Ruger Mini-30 "Ranch" rifle de fabricação atual, com coronha de polímero.
 
 
Ruger Mini-14 Target rifle, sem miras fixas e coronha de madeira laminada e cano pesado.

 
Ruger Mini-14 "tátical"com coronha telescópica e dobrável.
 
 
Ruger Mini-14 "tátical" com coronha de polímero fixo.


Veja mais no vídeo abaixo:



Clique aqui conheça o site do fabricante.
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!