Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Pistolas

Pistola Walther CREED - Cal. 9x19

O modelo Creed é uma pistola semi-automática para defesa pessoal fabricada pela Walther Arms

Publicidade
Pistola Walther CREED - Cal. 9x19

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Creed: a nova pistola de polímero de Walther

Nos EUA, a Walther Arms, subsidiária norte-americana da alemã Carl Walther GmbH introduziu em 2016 a pistola semi-automática Creed em calibre 9 mm com o chassi (armação) em polímero. O modelo Creed era uma pistola de serviço e de defesa apresentada pela fabricante. Ela foi apresentada na NASGW EXPO, uma feira anual de fabricantes e comerciantes de armas munições e acessórios que ocorre anualmente em Kansas City - EUA, no mês de outubro e antecipa a conhecida SHOT Show, a maior feira de armas do mundo e que ocorre em janeiro.

Na época ela apresentou a nova pistola para se unir à sua já importante linha de armas de fogo com armação de polímero para tiro à distância, usos defensivos e de serviço. A Walther afrimava que a Creed se inspirava nos valores centrais de sua filosofia de fabricação, uma excelente ergonomia, precisão, qualidade e confiabilidade, tudo a um preço acessível.
 
A Walther Creed é uma pistola leve que funcionava somente em dupla ação (DAO), possuindo um cão (martelo) sem o dedal, ficando seu cão, visível, mas embutido dentro da traseira do ferrolho.
 
Construída em torno de um chassi de polímero com pegada ergonômica, trilho MIL-STD 1913 "Picatinny" para acessórios, a Walther Creed incorporava as linhas dos modelos PPQ e CCP, com algumas diferenças substanciais.

Ela possuia 19 centímetros de comprimento e um cano martelado à frio de 4 polegadas, dotada para o calibre 9mm P e alimentada por carregadores bifilares de 16 cartuchos, a pistola possuia um gatilho leve como a anterior Walther PPX. Seu slide (ferrolho) era feito de aço inoxidável por maquinário de alta precisão e possuia acabamento preto fosco em "Tenifer".

Possuia o botão de liberação do carregador reversível e a alavanca de liberação do slide de forma ambidestra. As miras metálicas inseridas em encaixes de cauda de andorinha e equipadas com referências circulares brancas; possuia uma desmontagem rápida e intuitiva graças à alavanca de proporções generosas posicionada no lado esquerdo do cano; ranhuras dianteiras e traseiras no slide para fácil manuseio e um fechamento de cano oscilante tipo Browning com mola de recuperação em espiral plana "cativa" de sua guia para manter a simplicidade de desmontagem.

A pistola não tinha travas manuais pois foram estas substituídas por três travas internas contra disparos acidentais.

O peso do gatilho constante era de 2,94 libras. No entanto, ao se concentrar em uma linha de tiro estática, você sente uma longa recuperação, depois uma área de empilhamento repentino e depois a pausa. Em velocidade, você não pode sentir cada um desses estágios, mas em câmera lenta você pode. E daí? Ela não foi feita para tiro ao alvo, foi feita para autodefesa.

Em testes realizados por alguns atirtadortes norte-americanos, a Walther Creed funcionou perfeitamente com vários tipos de munições. A extração foi positiva e a ejeção adequadamente forçada, enquanto os carregadores caíram livremente quando liberados e a precisão foi satisfatória.

Com essa arma, a Walther queria uma arma que que fosse acessível ao povo (tinha um preço sugerido de US $ 399, mas podia ser encontrada até por US $ 350), teria de que ser absolutamente confiável, fácil de usar e manter e caber em uma variedade de mãos e ser uma das pistolas de combate sérias mais baratas do mercado. O manual da Walther CREED era notavelmente simples: "coloque um carregador cheio, solte o slide, alinhe as miras e pressione o gatilho".

A CREED podeia ser desmontada e remontada por praticamente qualquer pessoa que saiba ler e tenha polegares. Isso nem requeria um puxão do gatilho, embora eu tenha em mente que, se isso é uma consideração importante, você realmente precisa trabalhar no manuseio seguro da arma. A facilidade de manutenção não é apenas o resultado de uma simples remoção.

Projetada para caber na esmagadora maioria das mãos masculinas, a empunhadura permite manipulações fáceis. Já com as mulheres, é um sucesso ou um fracasso. Alguns acharam a Creed confortável e normal para operar, enquanto outros tiveram problemas, especialmente com a liberação prolongada do slide.

De modo geral, a Creed era uma boa arma, oferecia recursos bons, sólidos, totalmente adequados, mas não se comparava a às pistolas premium da Walther, ou seja, a linha PPQ M2.

O Creed é uma ótima pistola? Não, a grandeza estava mais acima na linha de produtos da Walther.  A Walther CREED era uma boa pistola por um ótimo preço.

Em 2019 a Walther anunciou que, assim como a sua irmã modelo PPX, a Creed estava sendo descontinuado, com A Walther presumivelmente tentando concentrar mais esforços na linha PPQ, até então mais bem-sucedida, porém descontinuada em 2021.

 

Especificações
Peso 27 onças (0,77 kg)
Comprimento 7,3 pol. (19 cm)
Largura 3,3 cm (1,3 pol.)
Altura 5,6 pol (14 cm)
Cartucho 9mm P
Ação Recuo curto operado
Capacidade Carregador de 16 cartuchos
Vistas Frente de ponto branco fixo,
Traseira de 2 pontos ajustável lateralmente

 

 

Créditos (Imagem de capa): Walther Arms

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!