Pistola STAR S Super - Cal. 9 mm curto (380 ACP)

A pistola STAR S Super , é baseada no design da lendária Colt M1911 e criada pela empresa de armas eibarresa Bonifacio Echevarría S/A, representa uma das armas mais importantes da história da Espanha. E desde o seu nascimento, na década de 40, o STAR S acompanha os principais órgãos de defesa da Península Ibérica. Soldados do Exército, da Marinha, das Forças Aéreas e até de membros da Guarda Civil descartaram uma dessas armas míticas ao lado do cinto.
Dentro da linha S, o modelo de concreto que apresentamos é o Super S, uma modificação específica da pistola original desenvolvida pela STAR. Milhões de unidades foram fabricadas a partir do modelo S, e até algumas delas vieram para servir na Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, muitos aviadores alemães da Luftwaffe estavam equipados com os canhões STAR S. O motivo não era outro senão seu pequeno tamanho e leveza, duas características que tornaram o canhão espanhol muito fácil de transportar. . Alguns anos após a conclusão da Segunda Guerra Mundial, e tendo verificado as virtudes do Modelo S, a empresa eibarresa decidiu desenvolver uma versão mais curta de sua pistola. Assim, em 1948, nasceu o STAR Super S.


O STAR Super S trabalhou com o excelente sistema de ação projetado por Browning e Colt para seu famoso M1911. Para que a arma fosse apresentada aos olhos dos soldados espanhóis como uma arma leve semiautomática (pesa pouco mais de um quilo descarregado), confiável e com um calibre não muito poderoso, mas muito eficaz em curtas distâncias. Este é o .380 ACP, mais conhecido na Espanha como 9 Short. Seu tamanho pequeno faria do Super S o parceiro de dança de muitos oficiais espanhóis, que também sabiam apreciar seu design elegante. Nesse sentido, destacam-se os quadrados bem cuidados que incluem o logotipo da marca nos dois lados. Além disso, como elemento diferenciador do restante dos modelos STAR, a alça esquerda possui um pequeno flange para acomodar o polegar mais confortavelmente quando a arma é mantida.


As excelências da Super S acabaram excedendo as fronteiras espanholas e os ecos de sua confiabilidade e design cuidadoso soaram redundantemente em muitos países ao redor do mundo. Nesse sentido, vários fuzileiros navais dos EUA usaram essa arma clássica até praticamente os anos 90. Precisamente, alguns anos antes, especificamente em 1983, o Departamento de Defesa espanhol declarou obsoleto a Super S STAR. fato não causou seu desaparecimento definitivo. De fato, ainda existem algumas unidades em uso que têm grande valor no mercado de armas. E é que o Super S é uma verdadeira jóia do arsenal espanhol, um presente que poucos poucos privilegiados têm em seu poder. Por outro lado, É evidente que hoje a STAR não pode competir com as armas de última geração com carregadores de até 18 munições, miras a laser e elementos plásticos. No entanto, não é menos verdade que mais de um militar nunca mudaria sua confiável estrela espanhola Super S por uma dessas armas modernas.

Comentários: