Pistola automática Stechkin (APS) - Calibre 9x18 mm Makarov
A pistola automática Stechkin ou APS (Avtomaticheskiy Pistolet Stechkina, em russo: Автоматический Пистолет Стечкина) foi projetada por Igor Yakovlevich Stechkin e foi adotada pelo Exército Soviético, juntamente com a pistola Makarov, em 1951.
Sua destinação foi equipar o pessoal da artilharia, guarnições de tanques, portadores de RPG e tripulações de aeronaves, ou seja, combatentes da retaguarda ou que devido às suas funções não poderiam portar uma arma mais volumosa, como um fuzil.
A Stechkin usa o calibre 9X18 mm Makarov e um carregador padrão com capacidade para 20 cartuchos. O seletor de tiro/alavanca de segurança possui três posições: Seguro, semiautomático e automático.
A velocidade teórica de tiro, graças a um redutor, gira em torno de 700 TPM.
A exemplo da Mauser M712, a Stechkin também possui uma coronha/coldre de madeira para disparar com a arma a partir do ombro.
Considerada pesada para a categoria (1,220 kg com carregador cheio e sem coronha), a arma foi retirada de serviço na década de 1970. No entanto, posteriormente foi utilizada por diversos grupos de operações especiais, especialmente a versão silenciada denominada APB (Avtomaticheskij Pistolet Besshumny – Pistola automática silenciada).
Pistola com seu coldre de madeira acoplado e abaixo servindo como coldre
Acima a versão para forças especiais, dotada de silenciador e coronha metálica.
Veja mais no vídeo abaixo:
Fonte/Créditos: SALADEARMAS.COM
Comentários: