A Polícia Federal apreendeu nessa quarta feira (30-03-22) na cidade de Rio Verde de Mato Grosso - MS, a 194 Km de Campo Grande um total de 10 armas de fogo de um colecionador que as exibia em redes sociais. Juntamente com as armas foram apreendidas cerca de 260 munições, lunetas e silenciadores.
O proprietário das armas é CAC - Caçador, atirador e Colecionador - mas as armas apreendidas não estariam sem seus respectivos registros.
Em referência ao nome de operação Arcabuz, ela tem a origem etimológica da palavra francesa "arquebuse" para denominar antiga arma de fogo portátil, espécie de bacamarte e, ainda, vulgarmente chamada de espingarda nas crônicas portuguesas datadas do século XVI.
CACs no Brasil
Seegundo levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, ele aponta que o número de armas em circulação no Brasil na categoria de CAC (Caçador, Atirador Esportivo e Colecionador) já é superiou o total de armas da instituição Polícia Militar.
Dados fornecidos pelo Sinarm (Sistema Nacional de Armar) e pelo Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), até abril do ano passado (2021), os CACs totalizavam um total de 648.731 armas e a soma dos armamentos das PMs era de 583.498 armas.
Armas apreendidas pela PF (Foto: Divulgação, PF)
Comentários: