Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Submetralhadora

MSM (Mini Sub Metralhadora) ENARM - Cal. 9mm Luger - (Brasil)

O trabalho de design dessa arma de calibre de 9mm Parabellum começou em fevereiro daquele ano e um protótipo estava pronto em dezembro.

Publicidade
MSM (Mini Sub Metralhadora) ENARM - Cal. 9mm Luger - (Brasil)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

MSM (Mini Sub Metralhadora) ENARM - Cal. 9mm Luger - (Brasil)

 

 
Em 1985, a LAPA fez uma associação com a empresa metalúrgica Haga (fabricante de fechaduras, dobradiças, etc.), de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, e um novo grupo foi formado, ENARM - Empresa Nacional de Armas. Outro projeto da Nelmo Suzano surgiu e se materializou como mais um protótipo interessante. Simplesmente chamado de MSM (Mini Submetralhadora), o trabalho de design dessa arma de calibre de 9mm Parabellum começou em fevereiro daquele ano e um protótipo estava pronto em dezembro. Mais uma vez, o designer contou com a ajuda de seu amigo de longa data Luiz Gonçalves neste novo empreendimento.
 

A MSM ENARM é vista aqui com empunhadura tipo pistola, o coronha retraída e um carregador de 32 munições removido. Observe a alavanca seletora de fogo de três posições (“S”, “1”, “30”) no lado esquerdo. 
 
Difícil não dizer que a arma foi claramente inspirada na família Ingram / MAC / Cobray dos EUA, consistindo em um corpo retangular feito principalmente de estampados, um parafuso da mesma forma e seu carregador de 32 munições curvo e feito de polímero que é inserido na empuhadura  localizada centralmente. 

A arma opera no tradicional sistema blowback e com o ferrolho aberto com o pino de disparo fixado neste. Para arar o ferrolho possui um botão em sua parte superior da armação. O sistema de ejeção fica à direita e a MSM possuia dois tipos de empunhaduras que eram facilmente intercambiáveis, para uso de acordo com a preferência do atirador e que eram presas por três pinos perpendiculares.
Uma dessas empunhaduras permitiam que o usuário segurasse a arma com as duas mãos, conferindo assim mais controle da MSM quando em fogo automático e também uma característica única.


 
 
A MSM tinha uma cadência de 600 tiros por minuto, o que é considerada relativamente baixa. Possuima um comprimento do cano de 150mm; comprimento total (coronha estendida/ retraída) de 500/310mm; peso com carregador vazio de 2,4 kg.
 

A arma é vista aqui sendo engatilhada. 

Interrupções internas na empresa recém-formada impediram a MSM de passar por testes oficiais de certificação e, consequentemente de poder ser oferecido para venda. A ENARM foi dissolvida algum tempo depois.
 
 

Utilizada em conjunto com a coronha estendida entre o braço e o corpo, a configuração de punho duplo dava um bom suporte para disparar a arma a distâncias de combate muito próximas. 


O filho do autor, Alexander, mostrando como disparar uma pistola MSM, enquanto visitava a fábrica de Haga em Nova Friburgo em fevereiro de 1986.
 


 
A Mini-Sub-Metralhadora da Nelmo Suzano poderia ser uma ferramenta útil para uso de guarda-costas e segurança pessoal. As manchas desta e de outras fotos no artigo são provenientes de velhos negativos deteriorados.



Autor: Ronaldo Olive

Ronaldo é um escritor brasileiro de longa data (a partir da década de 1960) sobre assuntos de aviação, militaria e armas, com artigos publicados em periódicos locais e internacionais (Reino Unido, Suíça e EUA). Sua vasta experiência fez dele um palestrante e instrutor convidado frequente nas forças armadas e policiais do Brasil.
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!