Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Criadores e Designers de Armas

Nelmo Suzano, um brasileiro projetista de Armas de Fogo - Conheça sus história!

Nelmo Suzano foi um projetista de armas reconhecido internacionalmente por projetar algumas armas de fogo, bastante avançadas para a época mas que infelizmente não teve apoio.

Publicidade
Nelmo Suzano, um brasileiro projetista de Armas de Fogo - Conheça sus história!
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

Nelmo Suzano, um brasileiro projetista de Armas de Fogo - Conheça sus história!

 
 
Nelmo Suzano e sua submetralhadora S.M. MOD.3


Nelmo Suzano foi um projetista de armas reconhecido internacionalmente por projetar algumas armas de fogo, bastante avançadas para a época mas que infelizmente não teve o apoio necessário para ir adiante em suas idéias e projetos.

O capixaba iniciou seus trabalhos nesse setor durante a década de 1950 juntamente com seu parceiro e amigo Olypio Vieira de Mello Filho - o criador da sub-metralhadora URÚ (veja aqui) - atuaram juntamente na produção artesanal de fuzís de caça em calibres utilizados para caça africana tais como, .458 Winchester Magnum, .460 Weatherby Magnum, .470 Nitro Express, dentre outros. São armas de qualidade excepcional e hoje repousam em coleções particulares valiosas.
 
Posteriormente, fez parte da empresa carioca Bégom S/A onde criou vários modelos de sub-metralhadoras, algumas das quais chegando a atingir pequenos lotes de "pré-série".
 
Já em 1978, trabalhando de forma independente iniciou os trabalhos de um protótipo de fuzil do tipo "bullpup" em calibre 5,56 x 45mm, denominado F.A Mod. 3 e que em 1982 ficou pronto através da empresa Laboratório de Projetos de Armamentos Automáticos, ou simplesmente LAPA. Também foi neste período que Nelmo trabalhou em um projeto de 
uma carabina de tiro seletivo no calibre 22 LR (Long Rifle).
 
Seus projetos se submeteram a testes oficiais para homologação junto ao Exército Brasileiro no campo de provas de Marambaia onde segundo informações, não obteve muito sucesso devido a qualidade da munição nacional que foi utilizada nos testes e fêz com que suas armas enfrentassem graves problemas. Posteriormente, problemas internos da empresa com relação a gestão/administração o fizeram a desistir do projeto.
 
Ainda pela LAPA, Nelmo desenvouveu vários protótipos, de uma sub-metralhadora em calibre 9mm Parabellum e que chegou a ser aprovada pelo Exército, o modelo S.M. Mod. 3.
 
Após sua passagem pela LAPA, Nelmo trabalhou para a empresa ENARM que tinha sede em Nova Friburgo - RJ. Foi lá que produziu os projetos de uma espingarda calibre 12 de 5 tiros chamada Pentagun (veja aqui) e de uma mini sub-metralhadora em calibre 9mm Parabellum e chamada de MSM (veja aqui).
 
Foi no ano de 1988 em sua última tentativa de levar adiante seus projetos que Nelmo Suzano fundou a N.S. Projetos Termobalísticos S/C Ltda na tentativa de tornar viável os projetos de uma metralhadore leve de apoio, um fuzil Bullpup em calibre 5,56 x 45mm e também uma carabina. Infelizmente não obteve sucesso.
 
Posteriormente, o estado de saúde de Nelmo agravou-se e veio a falecer no dia 4 de setembro de 2013 no Rio de Janeiro aos 83 anos. Nelmo deixou à época uma irmã e inúmeros amigos e outros apaixonados por suas criações.
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!