Manurhin é uma marca comercial utilizada pela Chapuis Armes desde 1998. É utilizada para designar a família de revólveres Manurhin MR73, fabricado em Saint-Bonnet-le-Château, França.
A gênese do termo “Manurhin” é Manufacture de Machines du Haut-Rhin. A marca registrada foi originalmente mantida por um designer e fabricante anterior do revólver. Agora fabrica apenas munições militares.
História
A Manurhin, oficialmente conhecida como Manufacture de Machines du Haut-Rhin, em Haut-Rhin, França começou fabricando pistolas modelo Walther PP, PPK e PPK/S em 1952. As armas foram importadas para os EUA em 1953 pela Tholson Co. em 1956 pela Interarms. Em 1984, a Manurhin importou seus novos modelos diretamente; eles estavam marcados como Manurhin no conjunto deslizante (ferrolho) esquerdo. Isso difere das armas anteriores com estampa Walther. Nenhum logotipo da Interarms aparece no lado direito.
Em 1998, Chapuis Armes comprou a Manurhin e começou a fabricar novos revólveres na nova Manufatura d. As instalações da Armes de tir Chapuis localizadas em Saint Bonnet Le Chateau, França, usando o equipamento Manurhin original de 1972–1998, localizado em Mulhouse, França.
Modelos
Ex-modelos
- Walther P38 - A fábrica da Mauser, em Oberndorf, Baden-Württemberg, Alemanha foi capturada em abril de 1945 pelos militares franceses. Com as máquinas capturadas e peças das pistolas Walther P.38 fabricadas nesta fábrica mantidas como reparações de guerra, a empresa francesa Manurhin fabricou essas pistolas entre junho de 1945 e 1946, contrariando os regulamentos aliados previamente acordados. As pistolas francesas tinham punhos de aço, um acabamento parkerizado cinza geral e foram marcadas com o selo de produção Mauser "SVW" e a adição de um selo francês "Estrela arredondada" no lado direito do slide que indicava uma pressão/prova de "Comum Pressão à prova de fumaça (Pó "T")". Vários dessas P.38 foram enviados para a Indochina e acabaram nas mãos de membros da Legião Estrangeira Francesa que serviram na Wehrmacht durante a guerra. Essas pistolas foram chamadas de "Grey Ghost P38" devido à sua aparência.
- Walther P1 - A polícia de Berlim Ocidental queria usar as Walther P-38, mas foi proibida por tratado de portar armas de fabricação alemã. Para o contrato de Berlim Ocidental, 2.500 pistolas P1 foram produzidas, finalizadas e testadas na França para contornar o tratado. Essas pistolas apresentavam uma flor de crisântemo na teia do guarda-mato no lado esquerdo. A legenda do slide diz "Manufacture De Machines Du Haut Rhin" com o logotipo da Manurhin acima de "Made in France", seguido de "PISTOLET P1" acima de "9mm X 19"
- Walther P4 – Manurhin produziu 500 da variação P4 (semelhante ao P1/P38, mas com um cano de 4" e slide redesenhado sem tampa superior) para a polícia de Berlim Ocidental emitir para detetives à paisana para transporte oculto. Marcas de slides semelhantes a P1.
- Walther PP – A fábrica original da Walther estava localizada em Zella-Mehlis no estado (Terra) da Turíngia, na atual Alemanha Oriental que foi ocupada pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. A Walther estabeleceu uma nova fábrica em Ulm . No entanto, por vários anos após a guerra, as potências aliadas proibiram qualquer fabricação de armas na Alemanha. Como resultado, em 1952, Walther licenciou a produção das pistolas da série PP para Manurhin, que fabricou a série PP até 1986.
Pistola Walther PPK Manurhin
Os modelos atuais são:
- Manurhin MR 73 – revólver de dupla ação com câmara para 38 Special/357 Magnum. O revólver pode ser convertido para 9 mm Parabellum com um cilindro de substituição fornecido. Atualmente sendo importado para os EUA pela Beretta USA.
- Manurhin Special Force / MR 88 - Revólver de dupla ação feito em parceria com Ruger.
Scooters
A partir de 1952, a Manhurin produziu a scooter alemã DKW Hobby, incorporando componentes fabricados localmente e renomeando-a como Manurhin MR75 na Europa e Concord no Reino Unido. De acordo com Bonhams , a MR 75 “foi construída com alto padrão e deve ter sido uma das primeiras motocicletas a ser pintada eletrostaticamente, um processo comumente conhecido como 'revestimento em pó'. Quando a DKW cessou a produção da Hobby, a Manurhin continuou com a sua versão, que em 1957 ocupava o terceiro lugar na tabela europeia de vendas de scooters, atrás da Lambretta e da Vespa.
Comentários: