Fuzil Galil (Israel) - Cal. 5,56x45mm NATO

O Galil é um fuzil de assalto utilizado pelas Forças de Defesa Israelenses. Foi desenvolvido por Israel Galil, possuindo assim o seu nome.
Utiliza munição de calibre 5,56 mm NATO, tal como o M16 americano, utilizando, no entanto, a ação mais eficaz e confiável do AK-47 russa.
História
O projeto do Galil começou após a Guerra dos Seis Dias e o design foi escolhido pelas Forças de Defesa Israelenses (FDI) entre dois concorrentes. O design vencedor baseou-se no Rk 62 finlandesa (uma variante da AK-47).
Os primeiros fuzis começaram a chegar após a Guerra do "Yom Kippur". O Galil foi desenhado para se tornar o fuzil de combate principal das FDI, tirando partido das melhores características, tais como do M16 e do AK-47, reunindo-as numa só arma. O resultado foi então o IMI Galil.
O Galil foi utilizado pela infantaria durante a guerra do Líbano em 1982. No entanto, em meados da década de 1980, a arma já não era considerada tão eficiente.
No princípio da década de 1990, a recém nascida república da Estónia adquiriu alguns lotes de fuzis Galil para o seu exército. Nisto, os soldados Estónios consideraram a arma de má confiança e afirmaram que não podia, de maneira nenhuma, o Galil ser comparada ao AK, uma vez que a primeira tornava-se inútil com pequenas mudanças de temperatura e que apenas um pouco de pólvora deixada a cada disparo ou pequena quantidade de areia e sujeira em seu mecanismo era o suficiente para provocar falhas em seu funcionamento.
Durante muitos anos foi também a arma padrão das tropas paraquedistas portuguesas.
Utilização
O pior problema da Galil é o seu peso. É mais pesado que o M16, com cerca de 3.9 kg estando vazio, contra os 2.9 kg do M16, sendo assim considerada um maior fardo para a infantaria, apesar do seu menor comprimento o tornar muito popular entre as tropas (Galil 840/614 mm e o M-16 986 mm).
A arma nunca foi utilizada pelas inúmeras forças especiais israelenses, as quais utilizavam o AK-47, quer pelas garantias de funcionamento e também devido ao elevado peso do Galil.
À infantaria foram reatribuídas os M16s. O Galil inclui uma coronha dobrável , visão noturna à base de trítio, alicate capaz de cortar arame farpado e até um abridor de tampas de garrafas.
IMI Galil

Variantes do Fuzil Galil
IMI Galil ARM
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem: Israel
História operacional
Em serviço: De 1972 até a atualiade
Em serviço: De 1972 até a atualiade
Histórico de produção
Criador: Israel Galil
Período de produção: De 1972 até a presente data
Período de produção: De 1972 até a presente data
Especificações (Versão maior)
Peso 3.95 kg
Comprimento de 720mm a 998mm
Comprimento do cano: 460 mm
Calibre: 5,56x45mm NATO
Ação: por gas
Velocidade de saída do projétil: 950 m/s
Alcance efetivo: 300 a 500 m
Capacidade: Carregadores de 30
Velocidade de saída do projétil: 950 m/s
Alcance efetivo: 300 a 500 m
Capacidade: Carregadores de 30
Veja mais nos vídeos abaixo:
Comentários: