Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Fuzis

Fuzil Dragunov - (Russia)

Dragunov ou rifle SVD um fuzil semi-automático para atiradores de elite produzido na antiga União Soviética e desenvolvido por Evgeny Dragunov.

Publicidade
Fuzil Dragunov - (Russia)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Fuzil Dragunov - (Russia)

 
 

Dragunov ou rifle SVD (do russo: Снайперская винтовка Драгунова, Snayperskaya Vintovka Dragunova) é um fuzil semi-automático para atiradores de elite produzido na antiga União Soviética e desenvolvido por Evgeny Dragunov.
 
É uma arma importante para os atiradores do antigo "Bloco Comunista". Sendo hoje em dia fabricado principalmente na Rússia e China e exportado para dezenas de países, como a Venezuela, que recentemente (08/2007) anunciou a compra de cinco mil destes fuzis. Projetado por E. F. Dragunov, utiliza o sistema semi-automático e munição 7,62 x 54R (a mesma do antigo fuzil Mosin-Nagant). Pesa cerca de 4,80 kg municiado e tem 1,22 m de comprimento. Seu sistema de disparo é semelhante ao da série AK. No bloco ocidental existem fuzis de desempenho superior como o PSG1 e fuzis customizados para forças especiais ou policiais.

Histórico
 
O Dragunov SVD não foi concebido como um rifle de sniper tradicional, no significado tradicional do termo, de fato sua função principal é aumentar o alcance de combate dos grupos de combate(em inglês squad) para cerca de 600 metros e prestar apoio de fogo de precisão. O SVD é um rifle leve e muito preciso para um rifle semi-automático. O primeiro pedido para um novo fuzil sniper foi emitido em 1958. Em 1963 o SVD, acrônimo de Snaiperskaya Vintovka Dragunova ou Rifle Sniper Dragunov, foi aceito pelos militares soviéticos. Ele pode usar qualquer cartucho do tipo 7,62x54R, mas um cartucho com núcleo de aço foi feito especialmente para ele, sendo que cada grupo de combate de infantaria do exército vermelho possui um homem equipado com essa arma.
 
Ficha técnica
 
O SVD é extremamente confiável em todas as condições, tem uma mira de ferro como backup das miras ópticas assim como um encaixe para baioneta no padrão da AK-47 (kalashnikov).
 
A ultima modernização incorpora um guarda-mato em polímero, alem disso há uma versão com coronha rebatível e cano reduzido (590mm)para as tropas aerotransportadas a mais um focinho freio instalado.
 
O Dragunov é operado a gás e funciona somente em modo semi-automático. O fuzil usa um pistão com recuo curto, possui um regulador de gases com duas posições, O ferrolho se tranca por rotação com 3 ressaltos de trancamento e o transportador do ferrolho é usinado a partir de um bloco de aço. A aparência do SVD é muito similar aos fuzis kalashnikov’s, contudo o design interno é um pouco diferente, em especial o gatilho, pois não há posição para fogo automático.
 
 
 

Versões
 
Copias desse fuzil foram e ainda são produzidas pelo mundo, fuzis que usam o mesmo desenho interno, versões como Iraqui Al Kadesih versão iraquiana, os chineses Type 85 em calibre 7,62x54R e NDM-86 em calibre 7,62x51 OTAN. Versão como o romeno Romak FPK ou o Iugoslavo Zastava M76, possui o design um pouco diferente, geralmente baseado nos fuzis kalashnikov. A Rússia também produz um versão civil, conhecido como “Tiger”, em calibre 7,62x54R e 7,62x51 OTAN, Normalmente em canos mais curtos. Há ainda uma versão de caça conhecida como Medved que não é mais produzida.
 

Acessórios
 
Todos os rifles SVD são equipados com miras ajustáveis, e também com um trilho que pode ser equipado com uma mira infravermelha para disparos a noite. A mira óptica padrão e de 4x de ampliação (OSP-1) e os são fornecidos com um kit de limpeza e outros acessórios.
 

Ficha técnica


Modelo: SVD Dragunov
Tipo: fuzil semi-automático
Local de origem: União Soviética
Criador: Evgeny Dragunov
Data de criação: 1963
Período de produção: 1964 até hoje
 
Especificações

Peso: 4,310 kg vazia com mira óptica acoplada
Comprimento: 1225 mm
Comprimento do cano: 620 mm
Calibre 7,62 x 54R
Ação: a gás
Cadência de tiro: Semi-automática
Alcance efetivo: 800m alcançe efetivo
1.200 alcançe max. sem luneta 
1.300 alcançe max. com luneta
Sistema de suprimento: carregador destacável com 10 cartuchos
Mira: luneta PSO-1 e mira de ferro ajustável
 
Fonte: Wikipédia

Veja mais nos vídeos abaixo:


 
 
 
 
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!