Fuzil CETME modelo C

A CETME (Centro de Estudios Tecnicos de Materiales Especiales) foi criada em 1949 para desenvolver armas para as forças armadas da Espanha. Em 1958 foi criado o modelo B que tinha capacidade de 30 munições de 7,62x51mm NATO, tornando-o praticamente uma arma de apoio de fogo. Em1964, foi criado o moledo C que logo foi adotado pela marinha, exército e força aérea espanholas.
O modelo C tinha um novo sistema de miras que era adaptável para 4 distancias diferentes, tal sistema utilizado hoje pela HK no G3 e na MP5. O G3 é uma modificação produzida sob licença da CETME e muitas peças podem ser trocadas entre um modelo C e um HKG3, é o caso do cano, extrator, mola do extrator, empunhaduras e quebra-chama.

Modelo B.

Modelo C com bipé

Carregador do CETME

Variantes de Fuzil CETME
Ficha técnica:
País de origem: Espanha
Modo de disparo: automático ou semiautomático,mecanismo articulado pelo recuo proveniente do disparo.
Calibre: 7,62x51mm NATO
Comprimento:101,5cm
Comprimento do cano: 45cm
Velocidade inicial do projétil: 760 m/s
Cadência: 550-600 tiros por minuto.
Peso: 4,4kg
Capacidade do carregador: 20 munições.
Filosofia de uso:
Um fuzil pouco difundido mas eficiente,seu design serviu de inspiração para a HK criar o G3 e outros semelhantes.Seu alcance efetivo é de 600 metros,um fuzil versátil,capaz de utilizar miras ópticas e outros equipamentos,feito com os melhores materiais e as melhores tecnologias de sua época,porém superados por modelos mais novos como o G3.
Veja mais no vídeo abaixo:
Comentários: