FUZIL FN FAL - Cal. 7,62
O Fuzil FN FAL (Fabrique Nationale, Fusil Automatique Léger – Fábrica Nacional, Fuzil Automático Ligeiro) é uma arma concebida e produzida originalmente pela empresa belga Fabrique Nationale em Helstal.
É considerada uma arma soberba, perdendo o título de melhor fuzil de assalto do mundo para os fuzis russos da série AK. Em qualidade e maneabilidade é seguido pelo HK-G3, da Heckler & Koch, e para a nova geração de fuzis.
O FAL é superior também aos famosos M-16A1 e A2 e AR-15 (munição civil, 223 Remington), no que diz respeito a robustez, muito embora a sua munição (7.62mm), não atenda as atuais necessidades do soldado de infantaria, já que o dano causado ao inimigo é excessivo.
Atualmente existe uma tendência mundial para a adoção de calibres menores como o 5,56 mm dos EUA ou 5,45 mm Russo, visto que estas munições apenas ferem o inimigo que necessitará de outros dois combatentes para tirá-lo do combate. Assim serão três inimigos sem condições de combater (5.56mm), em vez de apenas um (7.62mm).
É considerado equivalente ao M-14. Foi projetado e fabricado com objetivo de equipar o soldado com uma arma segura e simples, de manutenção e operação fáceis. Este fuzil é capaz de suportar as condições mais adversas (chuva, sol, lama, água etc), necessitando menos manutenção do que os fuzis da série M norte-americanos (M-16, M4A1 etc).
Utilização no Brasil
O FN FAL, no Brasil chamado Fuzil automático Leve ou Fuzil de Assalto Ligeiro, é fabricado integralmente pela estatal IMBEL (Itajubá).
No Exército Brasileiro recebe a nomeclatura de Fz 7,62 M964 (também conhecido como MD-2).
A IMBEL fabrica também o Para-FAL, que é usado por polícias militares, pára-quedistas militares e outras forças especiais por ser mais leve. Também fabrica um modelo em calibre 22 adaptado ao FAL, para treinamento militar.
O FAL tem vantagens e desvantagens sobre o AK-47, já que usam calibres parecidos. O FAL por ser um armamento mais longo do que o AK-47 tende a ser mais preciso nos seus disparos e o Cal. 7,62mmX51mm tem um projétil mais rápido do que o 7,62mmX39mm do AK-47 que por sua vez perde em impactação do alvo.
As vantagens do AK-47 para o FAL limitam-se as características operacionais de maneabilidade pelo seu tamanho, mais adequado ao assalto curto e a sua manutenção incomparável entre os fuzis de assalto de todo o mundo.
Utilizado por polícias militares de quase todo o Brasil e visto com frequência nas incursões do BOPE no Rio de Janeiro, em sua maioria com coronha rebatível.
Dados gerais
- Calibre: 7,62X51 mm (.308) OTAN (Existem versões com o calibre 5,56×45 mm OTAN e em calibre .22 Lr, para treinamento de recrutas)
- Peso sem carregador: 4,200 Kg
- Com carregador: 4,930 Kg
- Tipo: Portátil
- Velocidade inicial do projétil: 850 m/s
- Alcance máximo: 3.600 m
- Alcance de utilização: 600 m
- Emprego: Individual
- Funcionamento: Ação indireta dos gases
- Regime de Tiro: Semi-automático e automático e repetição
- Capacidade do carregador padrão: 20 cartuchos (existem carregadores para o FAL que comportam 30 cartuchos, no calibre 5,56 mm)
Veja mais no vídeo abaixo:
Comentários: