Curiosidade Histórica sobre o M16 e seu calibre 5,56 mm.
Em 1964, o Manual de Campo do Exército dos EUA declarou que cada fuzileiro deveria carregar cinco carregadores completos de 20 cartuchos para seu rifle M14. O que significa que cada homem carregaria apenas 100 cartuchos de munição. Com a introdução do M16, a munição mais leve de 5,56 mm significava que a quantidade transportada por um soldado de infantaria poderia ser aumentada para nove carregadores de 20 cartuchos, quase dobrando sua munição para 180 cartuchos.
No entanto, ficou imediatamente óbvio que as quantidades estipuladas nos manuais eram completamente inadequadas e não era incomum que o soldado de infantaria médio carregasse 3 vezes a quantidade recomendada, às vezes mais de duas dúzias de carregadores completos. Os tiroteios de contato próximo que o soldado frequentemente encontrava eram dominados por quanto fogo poderia ser lançado, o que significava que o fogo totalmente automático era favorecido em um esforço para suprimir o inimigo. Em média, um atirador armado com um M16 poderia gastar 5 ou mais carregadores em um curto tiroteio. Em 1970, as lições de combate foram aprendidas e o Regulamento 735-28 do Exército dos EUA no Vietnã exigia que as tropas carregassem pelo menos 360 cartuchos de co calibre 5,56x45 mm.

Soldado de infantaria com bandoleiras de munição adicionais. Infantaria do Exército dos EUA no Vietnã, G. Rottam, (2005)
Comentários: