AR-15 x AK-47 - Qual o melhor deles?

O nome AR-15 não se origina de Automatic Rifle (fuzil automático, em português) como muito se acredita, mas sim, de Armalite Modelo 15. A Armalite é a empresa norte-americana que projetou e primeiro fabricou o AR-15 e, alguns anos depois, concedeu os direitos de produção à Colt, empresa maior e que já possuía tradição de fornecer armas para o Exército.
O M16 não é o fuzil de assalto mais conhecido do mundo, já que este título pode ser atribuído ao russo AK-47, mas é um concorrente direto deste. Qualquer comparação entre armas possui muito de subjetivo, pode conter erros e variar bastante conforme a opinião, a experiência prática, o objetivo de uso e os interesses comerciais de cada um.
Os defensores do M16 argumentam que ele é mais moderno e refinado do que o rústico AK-47 e, embora seja maior, é mais leve do que o fuzil de assalto russo, além de ser muito mais ergonômico do que seu grande concorrente, proporcionando mais conforto para portá-lo e dispará-lo.
Por outro lado, o AK-47 é mais simples de operar, mais fácil de montar, desmontar e de fabricar. Além disso, quase não dá trabalho para fazer sua manutenção – assim, apresenta menos defeitos. Ou seja, é mais prático e serve para qualquer utilidade. Como se não bastasse tudo isso, o AK-47 é mais eficaz, possui maior poder de parada (stopping power) e seu preço é razoável, mais acessível a usuários com poucas condições materiais – como os guerrilheiros e policiais que lutam hoje em dia no Afeganistão, por exemplo.
Porém, o AK-47 tem lá suas críticas. Dentre elas destacamos o peso, o fato de ser mais barulhento que o M16 quando disparando, menos preciso do que quase todos os fuzis do mercado e seu sistema de segurança não ser dos melhores. Muitas pessoas não gostam dele porque a colocação de lentes de precisão ou noturnas nele é um tanto difícil e requer adaptações complexas.
Já no M16, é fácil de se inserir lentes de todo tipo e seu designarrojado permite que se façam numerosas modificações e “upgrades”(melhorias e/ou adaptações essenciais para muitos atiradores, policiais e militares). Os acessórios que ele pode comportar são muitos, mais modernos e melhores se comparados às possibilidades oferecidas pelo famoso rival russo.
No entanto, este fuzil de assalto norte-americano não é à prova de areia e umidade como o AK-47 e seus derivados. O M16 não é confiável sem manutenções e limpezas regulares. Ele necessita ser limpo diariamente (um costume e um dever para os militares, mas não para os civis e agentes de segurança) – totalmente o oposto da tradição russa. Resumindo, o AK-47 é mais confiável, mas o Ml6 é mais preciso.
A retirada do carregador das duas armas é semelhante. Os carregadores dos russos são bem mais fortes, maiores e mais compridos. Em comparação, devido ao calibre menor, os do M16 são mais compactos, mais leves quando estão totalmente carregados e menos curvos.
Qual dos dois é melhor?
A pergunta frequente é: qual dessas armas é a melhor? Bem, isso vai depender da preferência do usuário ou da utilização, do tipo de alvo ou a que distância dele o atirador estará, e conforme o local em que seu operador vai empregá-lo. Para combates urbanos ou durante a noite, muitos recomendam o M16, mas para utilização em regiões áridas, florestas ou vegetação cerrada o mais apropriado pode ser o AK-47. A eficácia de ambos é considerada melhor que a do M14, o modelo de fuzil que o M16 substituiu no Exército dos EUA. Seu calibre pequeno não é, necessariamente, ruim.
Para vários admiradores do AR-15/M16, seus principais pontos positivos são o grande número de possibilidades de intercâmbio com peças de outras armas e a fácil adaptabilidade para com diversos calibres de fuzis e de pistolas, bastando trocar a parte superior e inferior da caixa da culatra.
Há uma enorme flexibilidade em sua construção. Estão disponíveis uma grande quantidade de tipos e comprimentos de canos, por exemplo. E os calibres que podem ser adaptados para esta arma vão desde o pequeno .17 Remington (o .22 LR é produzido sob licença por outras empresas – como a Walther), passando pelo 9 mm Luger até os poderosos .458 SOCOM ou o .50 AE.
Veja mais nos vídeos abaixo:
Comentários: