Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Espingardas

Soldier 11 (Pancor Jackhammer) - Cal. 12 GA (EUA)

A Pancor Jackhammer é uma espingarda calibre 12 automática a gás. É uma das poucas espingardas automáticas e, embora patenteada em 1987.

Publicidade
Soldier 11 (Pancor Jackhammer) - Cal. 12 GA (EUA)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Espingarda Soldier 11 (Pancor Jackhammer) - Cal. 12 GA (EUA)

 
 
 

A Pancor Jackhammer é uma espingarda calibre 12 automática a gás. É uma das poucas espingardas automáticas e, embora patenteada em 1987, nunca entrou em produção em grande escala. Apenas alguns protótipos do Jackhammer foram construídos até hoje. No final de 1990,o proprietário do design atual, tentou vender as patentes, protótipos, e direitos de produção por 350.000 dólares. No entanto, sua aparência futurista e elegante a tornaram popular em programas, filmes e jogos de ação, sem atingir sucesso comercial esperado.

O desenvolvimento
 
A arma foi desenhada por John Anderson, da Pancor Indústrias no Novo México. Um certo número de governos estrangeiros mostrou interesse na arma e ainda encomendaram algumas unidades de produção inicial, uma vez prontas para entrega. No entanto, o projeto foi adiado pelo teste do departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e o projeto acabou esquecido depois do inicio da produção das espingardas 12 atuais. O Departamento de Defesa teria decidido que o desenvolvimento de munições indicadas para a arma teria um custo proibitivo, e o projeto não seria necessariamente uma necessidade para o Exército americano, especialmente com as espingardas existentes. O definhar do projeto no limbo administrativo fez a Pancor ir a falência, como não podiam atender os pedidos estrangeiros sem a bênção do Departamento do Estado, que ainda aguardava a aprovação do Departamento de Defesa. Alguns dos protótipos do Jackhammer construídos foram vendidos.
 
 
A arma é feita, exceto pelo cano, de um tipo de plástico Rynite, com o propósito de reduzir o peso. Possui um layout Bullpup, para preservar o comprimento do cano de 525 milímetros. A espingarda é alimentada por um cano redondo com centro de rotação, com espaço para 10 cartuchos convencionais de calibre 12. A espingarda pesa 4,57 kg, e o tambor tem um período de rotação máximo de 240 rpm. O tambor de flutuação é impulsionado pela pressão do gás do último disparo. O tambor é retornado por uma mola e move o cilindro da haste de operação, quebrando a vedação entre o cano e o tambor, permitindo que entre o próximo cartucho do tambor para ser disparada. Ao voltar a posição inicial, o cano e o tambor são selados novamente, permitindo atirar sem perda de gás. Os cartuchos usados não são ejetados, permanecendo no tambor.
 
 
 
 
 
 
 
Tambor como Mina Antipessoal
 
Como um recurso adicional interessante, é possível tirar o tambor da arma (sendo possível adicionar outro depois), juntar a um detonador e usá-la como mina antipessoal, que aciona todos os cartuchos de uma só vez. O fabricante anunciava esse recurso como "Beartrap".
 
Legalidade
 
A Pancor Jackhammer é totalmente automática e, portanto, classificado como uma metralhadora, sob a Lei Nacional de Armas (NFA) de 1934, dos EUA. Como tal, seu uso e manuseio é regulado pelo Escritório do Álcool, Tabaco, Armas de fogo e Explosivos.
 
 
 
 
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!