Introduzido em 2002, este revólver pequeno e leve é construído a partir do design de armação “J” da Smith & Wesson, que tem uma linhagem que remonta a 1950 com a introdução do Modelo 36 “Chiefs Special”. A principal característica deste modelo de armação “J” é o uso de ligas exóticas em sua construção, tanto na aremação armação como no cilindro (tambor), produzindo um dos revólveres mais leves do mercado.
A estrutura do 360PD é construída a partir de uma liga de alumínio reforçada com escândio. O escândio, um novo elemento de liga para o alumínio, sendo extraído e processado em Zhovti Vody, na Ucrânia, a única mina primária de escândio em operação no mundo. As principais propriedades desta liga são leveza, resistência superior e boa resistência à corrosão. O quadro é completado com um acabamento anodizado preto.
O cilindro de titânio pesa apenas 60% do que um cilindro de aço inoxidável semelhante pesa e ainda é capaz de suportar as mesmas pressões operacionais. Como em todos os projetos de estrutura “J”, este é um cilindro basculante com um extrator tipo estrela acionado por pino axial. A vareta extratora fica em uma ranhura na parte inferior da cobertura do cano quando o cilindro é fechado.
O cano é uma construção híbrida que consiste em uma cobertura de liga de escândio/alumínio encaixada na estrutura com uma aba de metal e um tubo de aço inoxidável que é aparafusado na estrutura com uma ferramenta especial, mantendo a cobertura no lugar.
A empunhadura é sintética com uma construção envolvendo uma peça que é mantida no lugar ao ser pressionada em um pino que sai de ambos os lados do quadro perto da base da coronha.
O Calibre
O cartucho .38 Special foi desenvolvido pela Smith & Wesson e foi introduzido com seu revólver Modelo Militar e Policial em 1899. É considerado um dos cartuchos de revólver mais equilibrados e completos já projetados. É também um dos mais precisos e amplamente utilizados para tiro ao alvo. Os pesos dos projéteis variam de 95 a 200 grãos.
Já o cartucho .357 Magnum foi introduzido em 1935 pela Smith & Wesson para seu revólver de armação pesada. A munição foi desenvolvida pela Winchester em cooperação com a Smith & Wesson usando uma versão alongada e reforçada do estojo 38 SPL. Embora tenha menos poder que o .44 Magnum, ele se compara favoravelmente ao .45 ACP, mas com melhor penetração de blindagem. Hoje as fábricas oferecem mais de cinquenta carregamentos diferentes neste calibre. Os pesos dos projéteis variam de 110 a 200 grãos com uma energia média na boca do cano superior a 500 pés-lbs.
O conjunto de dados a seguir é baseado em cartuchos carregados de fábrica com carga padrão disparados de um cano de 4″, listados por peso, marca, tipo e velocidade inicial. Esta é apenas uma amostra muito pequena do que está disponível.
.38 Especial
123 grãos Norma FMJ: 886 pés por segundo
132 grãos PMC FMJ: 841 pés por segundo
158 grãos MagTech SJHP: 890 pés por segundo
125 grãos Federal JSP+P: 900 pés por segundo
158 grãos CCI-Speer FMJ+P: 900 pés por Segundo
.357 Magnum
125 grãos Remington JHP : 1220 pés por segundo
158 grãos Norma FMJ : 1214 pés por segundo
180 grãos Winchester JHP : 1180 pés por segundo
Observações
Devo primeiro observar que na descrição do cartucho .357 Magnum acima, mencionamos uma faixa de peso de projéteis que chega a 110 grains. Entretanto, você notará que gravada no lado direito do cano do S&W AirLite 360PD está a inscrição “NÃO MENOS QUE 120 GR BULLET”. Esta declaração refere-se apenas a cartuchos Magnum .357, não cartuchos especiais .38, e há uma razão interessante para essa restrição. Os cartuchos Magnum que pesam menos de 120 grains sairão do cartucho antes que a carga do cartucho tenha a chance de queimar completamente. Essa carga vazará para o cilindro e a armação enquanto ainda estiver queimando, causando oxidação prejudicial aos materiais exóticos da arma ao longo do tempo.
Uma observação inicial foi que a empunhadura era obviamente muito pequena. Mas, baseei essa observação em muitas semi-automáticas subcompactas cujas empunhadura padrão geralmente são apenas encurtadas. Esses punhos são normalmente grossos e retos, pois abrigam a munição da arma, e a posição do punho geralmente deixa o dedo mindinho pendurado. A empunhadura do 360PD, porém, tem um diâmetro pequeno e é ergonomicamente curvado para caber profundamente na palma da mão. Todos os seus dedos envolvem totalmente o punho e fazem um bom contato, incluindo o dedo mindinho.
Uma observação sobre a limpeza, embora a estrutura anodizada preta limpe facilmente, assim como o cano de aço inoxidável, é bem difícil remover resíduos dos tiros da superfície um tanto porosa do cilindro de titânio.
Com um comprimento de cano inferior a duas polegadas e um raio de visão inferior a quatro polegadas, é difícil para atingir um alvo pequeno a 25 jardas, mas em nossa perspectiva consideramos essa arma uma arma de curto alcance, ou seja, para combates próximos. Embora a arma seja classificada para cartuchos de .357 Magnum, depois de se disparar apenas uma caixa de cinquenta cartuchos de 125 grãos através do 360PD, o recuo do calibre .357 Magnum deixará um pulso muito dolorido enquanto Disparar .38 Special Standard e +P será uma experiência bastante agradável.
No modo de ação dupla, o acionamento do gatilho atinge um pico de 15,5 libras no ponto médio de seu curso de 3/4 de polegada. Em seguida, ele cai para 4,5 libras, onde quebra para disparar durante os últimos 1/8 de polegada de curso. Fora do bloco de martelo em repouso, não há outra segurança. No modo de ação simples, quando o martelo (cão) é puxado, o gatilho se move de volta para os 1/8 de polegada finais de deslocamento, onde ele se ajusta, exigindo apenas um leve puxão de 4,5 libras para disparar a arma.
Especificações
Calibre: .357 Magnum , .38 Special +P , .38 Special
Comprimento: 6,375 pol
Largura: 1,312 pol .
Altura: 4,25 pol.
Capacidade do cilindro: 5 cartuchos.
Comprimento do cano: 1,875 pol.
Raiamento: 5 raias com torção para direita
Gatilho: dupla ação
Miras: massa de mira na cor laranja e alça de mira fixa
Peso vazio: 11,3 onças (pouco mais de 320 gramas)
Características
Cilindro de titânio.
Estrutura em liga de escândio/alumínio.
Acabamento anodizado preto.
Tubo do cano de aço inoxidável.
Empunhadura sintética
Comentários: