Saiba o que é e como fazer gelatina balística.
A Gelatina balística é tipo de solução gelatinosa que tem por objetivo simular a densidade e a viscosidade do tecido muscular humano para analisar o impacto do projétil sobre ele. É muito utilizado nas perícias científicas, a fim de recriar as cenas de crimes, analisar os danos causados por projéteis ou até mesmo golpes sobre o corpo.
Veja acima o efeito do projétil dentro da gelatina
Aqui um "corpo" feito com gelatina balística
É importante o estudo prático do processo de criação da gelatina para que o aluno de investigação criminal ou forense possa acostumar-se com a técnica, vale lembrar que as instruções dadas aqui são para o processo de criação de uma gelatina balística caseira de baixo custo e que não se pode comparar a qualidade dessa gelatina com a profissional utilizada pelos investigadores. Vale lembrar também que a gelatina imita a consistência de órgãos e carne de animais, faltando então a pele que tem uma maior resistência e pode variar a ação de stopping power do Projétil.
No vídeo abaixo você poderá ter uma ideia de como um projétil se comporta no ser humano, fazendo a simulação na gelatina balística.
Aprenda como fazer gelatina balística
Modo de preparo
- Esquente 250 ml de água até começar a ferver;
- Desligue o fogo e coloque na água quente 100 ml de glicerina e 24 gr de gelatina sem-sabor
- Misture até virar uma mistura homogênea;
- Após este processo, coloque a gelatina em alguma forma untada com algum tipo de óleo lubrificante ou silicone, e e coloque na geladeira. Na faixa de umas 7h30m dependendo da potência da geladeira a gelatina irá ganhar a consistência desejada.
Glicerina pode ser comprada em farmácias e mercados. Gelatina sem-sabor pode ser encontrada em mercados.
Você pode também incluir corante caso queira que a gelatina tenha alguma cor em especial, coisa que facilita bastante na hora de fazer pontaria.
Veja mais no vídeo abaixo:
Comentários: