Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Revólver

Revólver Taurus Mod. 85 - Cal. 38 SPL - Um velho e bom companheiro!

Um dos maiores sucessos de vendas da fabricante brasileira.

Publicidade
Revólver Taurus Mod. 85 - Cal. 38 SPL - Um velho e bom companheiro!
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um velho e bom companheiro!

 
 
 
 
Por Luiz P., leitor e colaborador.
 
Durante alguns anos de minha vida, me vi obrigado a portar uma arma de fogo para defesa pessoal. Muitos sabem muito bem como era a vida aqui pelo interior do nordeste, onde é bastante comum pessoas andarem armadas, seja por questões pessoais, culturais, por honra ou para defender a família e/ou seus negócios, e comigo não foi diferente. 
 
O mais comum aqui na nossa região era usar os conhecidos "canelas secas" em calibre 38 SPL da Taurus, S&W, Colt, O.H. (mais conhecido por HO devido a um erro de grafia desse fabricante) e outras marcas e normalmente com canos de 4 polegadas, que incomodavam bastante durante o porte velado devido seu tamanho. Não que não houvesse revólveres de cano curto, existia sim e o mais comum era o Rossi Pionner de 5 tiros também no mesmo calibre (uma cópia do S&W mod. 36) mas o revólver da Amadeo Rossi era ruim, péssimo mesmo. Era corriqueiro ele negar fogo, não disparar...
 
Essas marcas e modelos tinham em abundância e durante os anos 70 até o início dos anos 80, um "canela seca" (ou canela fina em algumas regiões) esteve sempre me acompanhado, ora na cintura, numa bolsa estilo "capanga" ou mesmo enrolado em várias folhas de jornais (quando  existia o escrito...) que faziam parecer que realmente eu portava um jornal, seja na mão ou sob um dos braços. Ia e vinha com o bendito jornal e ninguém nunca desconfiou e creio que a única coisa que alguém deve ter pensado é que eu devia ser um leitor assíduo das notícias diárias. Se era discreto portar um revólver dessa forma, por outro lado não era a melhor maneira pois, vêz em quando, um amigo pedia o jornal emprestado e eu tinha de sair "de fininho" dizendo que estava com pressa para resolver um negócio.
 
Pois bem, chegou os anos 80 e em 1983 a Taurus lançou um revólver com capacidade para 5 munições com a opção de canos mais curtos, com 2 o 3 polegadas. Era o modelo 85. Assim que coloquei os olhos no revólver e pude colocá-lo na cintura, não deu outra, comprei um e aposentei o de 4 polegas, mais pesado e maior em todos os aspectos. Com um pouco de treino já estava dominando a "pontaria", fazendo ótimos agrupamentos com 10 a 15 metros. Usava ele de uma maneira que mesmo usando uma camisa ensacada na calça jeans ninguém percebia.
 
O revólver era robusto, "gostoso de usar", bonito e com excelente acabamento, bem superior ao rossi. O gatilho do modelo 85 também era muito bom. Todo final de semana quando ia para a chácara eu dava diversos tiros. Houve ocasião de disparar 100 tiros seguidos e com munição recarregada com 4,5 grains e o revólver não apresentar nenhuma falha. O único inconveniente que tive foi o mesmo que qualquer outra arma teria, o cano esquentava tanto que as vzs tinha que fazer uma pausa caso contrário, não conseguia segurá-lo. O meu Taurus 85 foi um fiel companhanheiro por mais de 20 anos, diuturnamente, até que por motivos de força maior tive de me desfazer do meu "budoguinho".
 
Sobre o modelo 85
 
Este pequeno revolver "snubby" em calibre 38 SPL e com capacidade para 5 tiros é um exemplo de projeto da Taurus que resiste ao tempo. Lançado no mercado em 1983, este modelo continua em linha de produção até hoje, já teve ou tem diversas versões com modelos e acabamentos variados, tem o uso de diversos tipos de materiais como aço carbono, aço inox, titânio e até em polímero ou até com o cão embutido ele foi ou é fabricado. Baseado nele, também é fabricado em calibre 327 Federal Magnum e também no poderoso 357 Magnum.
 
Sem dúvidas que é uma excelente arma pra quem deseja portá-lo de maneira discreta. Não é a toa que seu sucesso já dura quaze 40 anos.
 
FICHA TECNICA DO TAURUS 85
 
Calibre: 38 SPL
Capacidade: 5 tiros.
Comprimento do cano: 2 (ou 3 polegadas).
Comprimento total: 163 mm.
Sistema de operação: Ação simples ou ação dupla.
Mira: fixa.
 
Veja mais nos vídeos abaixo:
 
 
 
 
 

Fonte/Créditos: SALADEARMAS.COM

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!