Revólver Smith & Wesson Modelo 36 - Calibre 38 Special
O Revólver Smith & Wesson Modelo 36 (também conhecido como Chiefs Special ) é um revólver Calibre .38 SPL . É um dos vários modelos de revólveres com a armação do tipo J. Foi introduzido em 1950 e ainda está em produção no modelo clássico com acabamento oxidado e em aço inoxidável. Um variante desse modelo é o 637 "Airweight" (armação em alumínio).
Ele foi projetado para ser uma arma pequena e compacta, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a Smith & Wesson parou de produzir materiais de guerra e retomou a produção normal. Para o modelo 36, eles procuraram projetar um revólver que pudesse disparar o mais poderoso (em comparação com o .38 Long Colt ou o .38 S&W ) calibre .38 especial em uma arma pequena e de fácil ocultação. Como a armação do tipo I que era mais antiga não foi capaz de lidar com essa carga, uma nova armação foi projetada, dando incío a armação do tipo J.
O novo desenho foi introduzido na convenção da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP) em 1950 e foi recebido favoravelmente. Foi realizada uma votação para nomear o novo revólver, e o nome "Chiefs Special" ganhou. Um design de versão com cano de 3 polegadas (76 mm) entrou em produção imediatamente, devido à alta demanda. Estava disponível em acabamento azulado (oxidado) ou niquelado. Foi produzido como o "Chiefs Special" até 1957, quando se tornou o Modelo 36. O "Chiefs Special" continuou a ser fabricado como uma variante separada.
Em 1951, a Smith & Wesson introduziu o Airweight Model 37 , que era basicamente o modelo 36 com estrutura e cilindro (tambor) de alumínio. Os cilindros de alumínio provaram ser problemáticos e foram abandonados em favor de um cilindro de aço.

Uma página do catálogo S&W de 1976, detalhando os modelos 36, 37, 38, 48 e 49.
Em 1989, a Smith & Wesson introduziu a variante LadySmith do Modelo 36. Esta opção estava disponível com cano de 2 pol. (51 mm) ou 3 pol. (76 mm) e acabamento azulado. Este modelo também apresentava empunhadura projetada especificamente para mulheres e tinha o nome "LADYSMITH" gravado na armação.
Aproximadamente 615 unidades do Modelo 36-6 foram produzidas. Esta variante tinha um cano de 3 polegadas, vareta extratora os cartucho coberta e alça de mira regulável. Seu acabamento era oxidado fosco.
Em 2002, a Smith & Wesson reintroduziu o Modelo 36 com características de ouro (martelo, botão liberador do cilindro, vareta extratora de cartuchos e gatilho), chamando-o de "Modelo 36 de Ouro". A cor dourada era na verdade nitreto de titânio.
Em 2005, Smith & Wesson produziu a variante "Texas Hold 'Em". Isso foi produzido com acabamento azulado, alças de imitação de marfim e gravura em chapa de ouro de 24k.
Em 1958, o fabricante espanhol Astra desenvolveu uma linha de revólver de alta qualidade com base nessa arma, sob o nome de Astra Cadix, Astra 250 e Astra NC6.
Revólver Astra Modelo 250
Outro revólver que também foi fabricado com base neste modelo é o nosso Rossi Pioneer (já abordado aqui no site).
Como quase todos os outros revólveres Smith & Wesson de "estrutura tipo J", ele tem uma capacidade de 5 cartuchos em um cilindro articulado e possui um martelo exposto. Possui acabamento niquelado ou oxidado com tom azulado e empunhaduras de madeira ou borracha.
Sem dúvida alguma o modelo 36 continua sendo um grande sucesso de vendas da fabricante norte-americana.
Fonte/Créditos: SALADEARMAS.COM
Comentários: