O que é o Tiro em Silhuetas Metálicas.
Esta talvez seja a modalidade mais conhecida por quem pratica tiro esportivo. É uma prova que exige um bom preparo físico e mental do competidor. A essa altura você deve estar se perguntando: “preparo físico??” Sim, preparo físico, mas não quer dizer que quem frequenta academia de ginástica, se dará melhor que quem não o faz.
O preparo físico requisitado para uma prova de Silhuetas Metálicas diz respeito à treino de respiração e sustentação da arma com conjunto de mira aberta ou mira óptica sobre o ponto que deve ser alvejado.
O preparo mental, emocional também é extremamente importante. Uma coisa que sempre costumamos dizer no Clube de Tiro é a mais pura verdade: “Treino é treino, Prova é prova!”. Quando o Range Officer (árbitro da prova) dá o comando para início da prova, o coração bate mais forte, a mão sua, o corpo treme, os óculos embaçam…. e isso é natural! Somente participando cada vez mais de competições, esses sintomas DIMINUIRÃO!
Essa modalidade é regulamentada pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, ao contrário do Papel 10m cujo regulamento é da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
ARMAS
Nesta modalidade são aceitas armas de ar comprimido por ação de mola ou gás-ram, de cano fixo ou basculante. PCPs concorrem apenas entre elas.
Via de regra, a competição se dá com o uso de mira aberta (MA). No entanto, alguns clubes admitem também o uso de mira óptica (MO). Particularmente, sugiro que sejam criadas categorias distintas:
- Silhuetas Metálicas 1/10 MA
- Silhuetas Metálicas 1/10 MO
MUNIÇÃO
A munição deverá ser de calibres inferiores aos 5.7mm de chumbo ou metal macio similar. Munições tipo esfera ou outras bolas redondas não são permitidas.
Sendo assim, nesta prova, a Nitro Six fica de fora! Mas, convenhamos, a Nitro Six não foi desenvolvida para competições, seu nicho de mercado é outro.
A PROVA
A prova consiste em derrubar o maior número de silhuetas metálicas possível. São 20 silhuetas metálicas em escala 1/10 (10 vezes menor que o natural) em formato de animais (05 galinhas, 05 porcos, 05 perus e 05 carneiros).
Muitos atiradores se assustam ao ver o tamanho dos alvos, sobretudo da galinha que tem 28mm de altura e 34mm de largura. Realmente é um alvo pequeno, mas isso torna o desafio ainda mais excitante.
O TEMPO
São cinco séries de cinco tiros, um tiro para cada silhueta. Em cada série, o atirador terá 2min para efetuar seus disparos. Em uma divisão igualitária, temos 24 segundos por alvo. Essa matemática que faz seu coração bater como se fosse sair pela boca e dá todo aquele nervosismo que falamos ontem! Vai por mim, o tempo parece pouco, mas é suficiente! TREINE!!
As distâncias oficiais dos alvos são:
- Galinha – 9,144 Metros
- Porco – 11,430 Metros
- Peru – 13,716 Metros
- Carneiro – 16,459 Metros
Tolerância +/- 15,24cm
ENFIM
É uma modalidade gostosa de se participar. Lembra um pouco aquelas barraquinhas de quermesse e parques de diversão.

Comentários: