CARABINA M1 - Cal. .30 Carbine - (EUA)

Durante a segunda guerra tropas americanas sentiram a necessidade de uma arma que fosse menor e mais leve que seu fuzil padrão, o m1 garand e mais poderosa que sua pistola colt M1911A1 em calibre 45 ACP.
O resultado foi a M1 carbine, feita especialmente para tripulações de blindados e aviões, e era necessário carregar uma arma menor e com menos peso. Entretanto, logo foi adotado por tropas regulares. Ele atendeu muito bem as especificações para qual foi construído, era leve, preciso e compacto.
Era um excelente arma, o recuo causado pelo seu cartucho .30 carbine(7,62x33mm) era muito pequeno e seu carregador de até 15 munições permitiam vários disparos rápidos e precisos.
Apesar de um desempenho tão bom, alguns soldados consideraram seu calibre muito pequeno e algumas vezes um só disparo não era suficiente para tirar um inimigo de combate.
A arma que foi introduzida e amplamente usada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã, e foi produzida em várias variantes e exportada em massa. Foi não só usada por forças militares mas também civis, como polícias e milícias.

Na foto acima o modelo padrão M1 Carbine e M1A1 que é a versão para paraquedistas
A carabina M2 é uma versão fogo seletivo da carabina M1 capaz de disparar tanto em semiautomático e automático. A carabina M3 era uma carabina M2 com um ativo sistema de luneta em infravermelho.

Observe abaixo o seletor de rajadas e o mecanismo da M2 comparado ao da M1.


Apesar de seu semelhante nome e aparência, a carabina M1 não é uma versão mais curta do fuzil M1 Garand. É uma arma de fogo completamente diferente e dispara um tipo diferente de munição. Era simplesmente chamado de carabina porque é menor e mais leve do que o Garand.
Em 1 de julho de 1925, o Exército dos EUA começou a usar o sistema de nomeação atual onde o "M" é a designação para o Modelo e o "número" representa o desenvolvimento sequencial de equipamentos e armas. Portanto, o "fuzil M1" foi o primeiro fuzil desenvolvido sob este sistema. A "carabina M1" foi a primeira carabina desenvolvida sob este sistema. A "carabina M2" foi a segunda carabina desenvolvida sob o sistema, etc.

Versão M3 com seu primitivo equipamento optico em infravermelho.
No vídeo abaixo uma M2 Carbine disparando em fogo automático.
FICHA TÉCNICA:
- País de origem: Estados Unidos
- Modo de disparo: semi-automático, mecanismo articulado pelos gases provenientes do disparo
- Calibre:.30 Carbine (7,62×33)
- Comprimento:90,4cm (coronha fixa)
- Comprimento do cano:45,8cm
- Velocidade inicial do projétil: 570m/s
- Peso: 2,4kg
- Capacidade do carregador: 10,15 ou 30 munições
Filosofia de uso: Distancias médias de até 200 metros, disparos rápidos e precisos.
Comentários: