Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Variedades

Um projeto esquecido da IMBEL

A ideia era clara, usar peças do FAL prontas para uso inalteradas e ou ligeiramente modificadas para criar novas armas.

Publicidade
Um projeto esquecido da IMBEL
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Como fabricante licenciado de longa data do conhecido FN FAL de 7.62x51mm, a IMBEL, aproveitou a oportunidade para usar como base para outras armas de fogo, como algumas variações em 5,56x45mm até 9x19 mm originadas nas oficina de Protótipos nas instalações da fábrica de Itajubá. A ideia era clara, usar peças do FAL prontas para uso inalteradas e ou ligeiramente modificadas para criar novas armas. Um breve exemplo são as SMGs que foram construídos e testados no final dos anos 70 e no início dos anos 80.

 

A primeira arma recebeu a designação M979, mas geralmente era chamado de “Falzinho” ou Little Fal, suas peças obviamente era as mesmas do FAL, até mesmo a forma de desmontar era semelhante.

M979, foi designado dps de Submetralhadora 9 IMBEL MD1 ganhando uma outra versão a MD1A1 com uma coronha dobrável, no qual resultou uma redução do peso de 300 gramas para cerca de 3,6 kg.

O comprimento total do MD1A1 foi de 730 mm, reduzido para 495 mm quando o material foi dobrado.

Como o objetivo principal da IMBEL era empregar o maior número possível de componentes do FAL, isso foi levado para um passo adiante em 1981, quando os modelos Sub Mtr 9 MD2 e MD2A1 apareceram. Os novos protótipos de armas empregavam 90 partes comuns ao FAL, que se traduziam em cerca de 80% de componentes compartilhados com a arma.

Também foi fabricada uma versão semiautomática com um cano mais longo (401 mm), sendo está com objetivo de entrar no mercado dos EUA. Designado Ca 9 IMBEL MD1/MD-number”, A arma tinha 940 mm de comprimento e pesava 3,9 kg. Embora o cano mais longo tenha proporcionado uma velocidade de saída um pouco mais alta, 440 m/s do que os 400 m/s oferecidos pelos modelos anteriores SMG.

Todas essas armas de 9x19mm baseadas em FAL tiveram um desempenho adequado e poderiam muito bem ser colocadas em produção em série sem grandes esforços nas instalações da IMBEL, mas aconteceu que, no início dos anos 80, o mercado internacional já estava um pouco abarrotado de submetralhadoras, e as forças armadas e policiais não tinha interesse em novos equipamentos nessa época.
 
Veja abaixo mais fotos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!