O calibre 9×23mm Steyr, também conhecido como 9mm Steyr, é um cartucho de pistola do tipo fogo central originalmente desenvolvido para a pistola Steyr M1912.
Adotado em 1912, o 9mm Steyr foi a munição de serviço para a maioria dos ramos das forças armadas na Áustria-Hungria durante a Primeira Guerra Mundial e permaneceu como munição de serviço para a Áustria, Romênia e Chile entre as Guerras Mundiais. Algumas sub-metralhadoras MP 34 também foram lançadas neste calibre, além de 9×25 mm Mauser. Quando o Exército Austríaco foi incorporado à Wehrmacht em 1938 após o Anschluss, muitas pistolas Steyr M1912 e metralhadoras MP 34 foram adaptadas para 9×19 mm Parabellum para fins de padronização.
Seu desempenho é próximo ao do 38 ACP. Sem relação com o Winchester moderno de 9×23 mm, é semelhante ao cartucho de 9×23 mm Largo em desempenho, mas suas dimensões são diferentes o suficiente para torná-los não intercambiáveis.
Recarga
Para carregamento manual , os estojos de cartuchos recarregáveis com espoleta Boxer podem ser feitas de estojos do 5,56 × 45 mm OTAN. Isso requer alargamento interno do gargalo, pois tal conversão deixaria as paredes da caixa do meio para trás inaceitavelmente grossas dos cartuchos originais para formar as bocas das novas cápsulas encurtadas. Aparentemente, pelo menos uma fonte comercial pode produzir tal conjunto de moldes de formação, completo com alargador. O carregamento de dados seria muito parecido com 38 ACP.
Dimensões
Comentários: