O cartucho .22 Savage Hi-Power (também conhecido como: 5,6 × 52mmR ) foi criado por Charles Newton, um advogado e entusiasta de armas de fogo que inventou uma série de cartuchos, mas principalmente conhecido pelo cartucho 22 Hi Power e o 250-3000. O cartucho de Newton foi introduzido pela Savage Arms em 1912. Ele foi projetado para ser usado no rifle de ação de alavanca Savage Model 99. Baseia-se no cartucho Winchester .25-35 com gargalo para baixo para aceitar um projétil de .227"/.228" de diâmetro. Sua configuração original tinha um projétil de ponta macia de 70 grains de peso e uma velocidade de cerca de 2.790 pés por segundo.
História e descrição
A velocidade relativamente alta do 22 Savage Hi-Power para a época e o poder "chocante" levaram a uma onda inicial de popularidade e foram atribuídos poderes de morte quase mágicos, mesmo em animais grandes e perigosos de pele macia, como tigres. O missionário HR Caldwell quando esteve na China usou seu 22 Savage Hi-Power para abater com sucesso um tigre de 180 Kg de peso, algo que a empresa de rifles Savage explorou em sua propaganda para o cartucho nos primeiros dias.
HR Caldwell e seu troféu de caça.
O famoso caçador de elefantes WDM Bell usou um 22 Savage Hi-Power para matar búfalos na África Ocidental na década de 1920 e relatou em seus artigos de revista que o cartucho era popular naquela época para veados vermelhos, os perseguindo na Escócia. Embora tenha sido usado no Reino Unido em cervos tão grandes quanto os Red Stags, o calibre caiu em desuso como um cartucho de grandes jogos (caça de grandes animais) depois de ser substituído por outros desenvolvimentos de cartuchos, como o 250-3000. Com o passar do tempo, outros cartuchos .22 de fogo central o superaram em desempenho, como o 220 Swift, e com o advento do 223 Remington na década de 1960, o cartucho foi considerado obsoleto. Hoje ela é considerada uma munição vintage, e os aficionados a usam para caça de pequenos animais em aplicações semelhantes à do Remington 223, embora seja usada para caça de veados onde é legal fazê-lo. Na Europa , o cartucho ainda é compartimentado em armas combinadas (armas com calibres de espingarda e rifle) semelhantes, e o cartucho ainda é usado por caçadores para espécies menores de veados europeus.
Base de cartucho RWS 5,6x52R
Embora o .22 Savage Hi-Power não seja mais fabricado nos Estados Unidos, ainda é produzido por vários fabricantes europeus. Na Europa, o 22 Savage Hi-Power é chamado de "5.6 × 52mmR" e ainda é fabricado pela RWS, Norma , Sellier & Bellot e Prvi Partisan.
Dimensões
Especificações
Propaganda de época da Savage de seu rifle modelo 99 no calibre 22 Savage Hi-Power
Comentários: