Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Munições

Munição com projéteis múltiplos - Um tiro, cinco ferimentos.

Munição de revólver com mais de um projétil não é um conceito novo; lembro de ter visto nas páginas da antiga revista revista magnum uma artigo sobre isso.

Publicidade
Munição com projéteis múltiplos - Um tiro, cinco ferimentos.
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Essa semana vi uma postagem no instagram onde foi apresentado uma munição que tinha projéteis múltiplos em vez de um só. Informava, "um tiro, cinco ferimentos". Munição de revólver com mais de um projétil não é um conceito novo; lembro de ter visto nas páginas da antiga revista revista magnum uma artigo sobre uma munição com projéteis múltiplos com 2 ou 3 deles, a mais de 25 anos passados.

Fiquei curioso quanto a sua eficácia e fui procurar na web mais informações. A munição "MP (Multiple Projectile)" é fabricada pela empresa norte americana Lehigh Defense LLC, que oferece também munições com múltiplos projetos em calibre para pistola. Em ambos os casos as munições são exclusivas para defesa pessoal.

As munições teriam sido lançadas por volta de 2017 (mas não encontrei as munições disponíveis no site do fabricante) e a Lehigh Defense LLC informava que as munições tinham as seguintes características:

  • Sem chumbo
  • Possuiam baixo recuo
  • Flash e ruído na boca do cano reduzidos
  • 5 Projéteis totalizando 280 grains
  • Velocidade = 800 fps (para o calibre 44 Remington Magnum)

Continuando em minhas buscas (a intenção era encontrar resultados em gelatina balística) encontrei um artigo no conhecido site americano The Firearm Blog que aborda essas munições. Abaixo transcrevo o mesmo.

Intrigado com a novidade, decidi encomendar um pacote de munição MP para experimentar. Escolhi a carga magnum de 280 gr, 5 projéteis .44. Ao receber a munição, a primeira coisa que notei foi a cópia na frente da embalagem que dizia: “ Now Take That X6″.  Continuo um pouco perplexo com isso. Eles estavam se referindo ao fato de que sua munição MP provavelmente seria usada em um revólver de 6 tiros, ou isso foi um erro de digitação referente a quantos projéteis estão em cada rodada, 5 nesta carga específica.

Divisão balística:

As rodadas MP são anunciadas como 280 grãos no total viajando a 800 fps do focinho. Sendo que é difícil adivinhar o BC de rodadas duplex, o BC de uma rodada complexa como essa não é anunciado. Tomado em conjunto, no entanto, ele se traduz em menos da metade da energia do cano de uma carga defensiva padrão de uma magnum .44. Balisticamente falando, esta rodada já não faz muito sentido contra uma carga padrão de .44 magnum 240gr HP.

Resultados do intervalo:

As múltiplas munições de projéteis passaram facilmente pela minha plataforma de teste, um Marlin 1894 com câmara de calibre .44 Magnum. A baixa velocidade do projétil certamente se traduziu em baixo recuo e ruído. Um dos meus companheiros de campo comentou: “Claro que é tranquilo para uma Magnum .44!” A Lehigh Defense afirma que a propagação dos projéteis em várias distâncias é:

  • 15 pés: “ Cinco feridas em um agrupamento de 2 × 3 polegadas”
  • 25 pés: “ Cinco feridas em um agrupamento de 4 × 4 polegadas”
  • 35 pés: “ Cinco fotos em um agrupamento de 5×7 polegadas”

Meus resultados foram os seguintes:

  • 5 jardas: grupo de 1,4″, 4 projéteis dentro de .73 com um outlier.
  • 10 jardas: grupo de 6″ (um alvo arredondado no canto superior esquerdo), 4 projéteis dentro de 1,8″ com um outlier.
  • 15 jardas: grupo de 10″, bem espalhado entre projéteis.
     

5 jardas, observe que a maioria dos rounds impactaram juntos

 

 

10 jardas, observe o impacto no preto no canto superior esquerdo

 

 

15 jardas, os três impactos no preto à direita do alvo são desta rodada.

 

Atirar as munições em chapas de aço a uma distância de 10 jardas também rendeu alguns resultados interessantes. Disparei uma rodada em uma placa de aço de 8″ em uma matriz Texas Star. Para mostrar como esses tiros são lentos e suaves, observei o tiro principal deslizar suavemente do prato e pousar diretamente na frente dele, no dormente da ferrovia de madeira que pesava sobre o alvo. O impacto nem derrubou a placa da estrela. O exame do projétil principal e dois segmentos recuperados também renderam algumas observações interessantes. Embora o projétil principal tivesse marcas de estrias, os dois segmentos recuperados mostraram um engate mínimo das estrias e quase zero de deformação ao atingir a placa de aço. Isso leva a concluir que ocorreu uma transferência mínima de energia, além do projétil principal.

 

 

 

Conclusões:

Enquanto o Lehigh Defense faz muitas rodadas impressionantes e úteis, como o Extreme Penetrator, a munição Multiple Projectile carece de utilidade. Pouco potente, impreciso, caro e ineficaz, não posso recomendar a ninguém que use esta munição para fins defensivos sérios de qualquer tipo. Embora a munição de múltiplos projéteis seja uma ideia interessante, tem utilidade bastante limitada nesta encarnação. Esta rodada reduz a letalidade, precisão e alcance de uma arma de fogo Magnum .44 perfeitamente viável. Economize seu dinheiro para a excelente munição Extreme Penetrator da Lehigh.

Agradecimentos à Tamarack Sports pela assistência logística

Rusty S.

Tendo sempre uma paixão por armas de fogo, Rusty S. teve experiência em armeiro, varejo de armas de fogo, caça, tiro competitivo, construção de campo, como oficial de segurança de campo certificado pela IDPA e instrutor certificado. Ele recebeu treinamento militar, policial e privado no uso de armas de fogo. Editor na Outdoorhub.com

 

Também encontramos anúncio de munição MP da fabricante no calibre 45 ACP.

 

 

Veja mais no vídeo abaixo.

 

Fonte/Créditos: SDA

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!