Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Pistolas

Walther P38 K (Kurz / Curta) - Cal. 9mm Luger

Ela é uma variante da Walther P38 que foi introduzida no final da década de 1930 como uma arma militar alemã. 

Publicidade
Walther P38 K (Kurz / Curta) - Cal. 9mm Luger
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Walther P38K (Kurz / Curta)

 

 

Créditos: pistole38.nl

Uma das pistolas Walther mais interessantes é a P38 K. O “K” é uma abreviação da palavra alemã Kurz que se traduz em “curto”. A designação do modelo P38-k sugere que a pistola é uma P38 com um cano mais curto. À primeira vista, a P38 k também se parece com uma P38 com um cano mais curto. No entanto, a P38 k é de fato comparável a uma plataforma Walther P4. A “alavanca de segurança” da P38 é bifuncional; é usada como segurança e é uma alavanca de desarme. A “alavanca” na P38k e na P4 são apenas alavancas de desarmamento. Nenhuma segurança externa está presente no P38 K e na P4.

A produção da P38-k começou em 1974 e continuou até 1981. Apenas 2.600 pistolas foram produzidas e os números de série estão todos na faixa de 500.000 – 502.600.

A pistola mostrada aqui é uma produção muito antiga de 1974. O número de série é 500035 e indica que foi a 35ª P38 k já produzida. Possui algumas características que não são observadas na maioria (produção posterior) das pistolas P38 k e, portanto, é considerada um protótipo.

Créditos: pistole38.nl

O quadro é idêntico a um quadro P38. A rachadura desses primeiros quadros era frequente, mas a Walther resolveu esse problema instalando um pino hexagonal. A função desse pino era distribuir as forças de forma mais uniforme e, assim, reduzir os pontos de tensão locais. O primeiro P38k mostrado aqui não tem o pino hexagonal instalado.

A maioria das primeiras pistolas P38 k eram equipadas com cabos de madeira. Este também é o caso da pistola mostrada aqui. Três marcações estão presentes no guarda-mato. O número “74″ indica o ano de produção (1974). A segunda é o carimbo de inspeção Walther e a terceira marcação é a de banco de provas

O slide é estampado com P38 com um “K” cinzelado manualmente atrás dele. A alavanca de desarme possui um ponto vermelho pintado que indica a presença de uma segurança, porém nenhuma segurança externa está presente. O número de série (500035) é encontrado apenas no lado direito do slide. Uma mira frontal ajustável é fixada no quadro. A alça de mira também é ajustável por meio de um pequeno parafuso.

Créditos: pistole38.nl

 

O cano é estampado com a bandeira Walther, a designação do calibre “9 PARA” e do banco de provas.

Créditos: pistole38.nl

 
 
Muitas pistolas P38-k falsas foram feitas. Uma P38k real pode ser reconhecido pelas seguintes características:

- Número de série entre 500000-502600

- Sem tampa superior como visto em pistolas P38/P1 normais.

- Data de fabricação entre 1974 e 1981

- Mira frontal fixada no quadro em vez de no cano

(alguns protótipos muito antigos existem na faixa serial P38 normal de 3xx.xxx)

 

A P38

A Walther P38 foi introduzida no final da década de 1930 como uma arma militar alemã. A P38 foi a primeira pistola de culatra travada a usar uma configuração DA/SA. Ele apresentava um decocker / segurança montado em slide, muito parecido com um Beretta 92FS e muitos outros fazem hoje. 

Comparado a Luger P08, o Walther era mais confiável, muito mais fácil e menos caro de produzir. Os nazistas queriam uma pistola ofensiva para corresponder às suas ambições militares. A Walther construiu várias centenas de milhares de P38 de 1938 a 1945. Depois de 1945, a Walther foi proibida de produzir armas de fogo. Eles não iniciaram a produção da P38 novamente até 1957.

As P38 de produção pós-guerra e suas variantes consistiam quase inteiramente em estruturas de alumínio, em vez das estruturas de aço usadas durante a guerra. As forças armadas da Alemanha Ocidental adotaram a P1, que era basicamente um P38 com estrutura de alumínio e acabamento fosco. As P38 comerciais ainda apresentavam um acabamento azul polido, mas eram limitados em quantidades.

Na década de 1970, uma variação P38 foi introduzida para uso policial. Foi chamado de P4 e apresentou algumas modificações para atender aos novos requisitos da Alemanha para uma arma policial. O decocker / segurança foi alterado para apenas decocker e a pistola também foi equipada com uma nova segurança de pino de disparo automático. Além dessas modificações/adições, a P4 tinha um cano uma polegada mais curto do que um P1/P38.

O P38 K, que significa Kurz (que significa “curto” em alemão) era uma variante modificada da P4 e usada por uma unidade antiterrorista alemã conhecida como KSK. O cano foi reduzido a talvez um quarto de polegada após o ferrolho. A mira frontal foi movida para fora do cano e para o slide. A ideia óbvia por trás do P38 K era o porte oculto. Durante este período de tempo, as opções para pequenas armas de fogo compartimentadas em 9mm Luger eram poucas e distantes entre si. Embora a P38 K possa parecer estranho e desajeitada hoje, fazia sentido há 45 anos. O modelo “K” não foi construído por muito tempo e foram produzidos em números muito limitados, o que os torna uma variante muito raramente vista hoje, tantos anos depois.

Uma coisa que vou mencionar é que essas variantes tardias da P38, como a P4 e a P38 K, lançaram as bases para a Walther P5, muito elegante e bem-sucedida de 1979. Eles foram um sinal de grandes coisas por vir para Walther. :)

 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!