Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Variedades

Você sabe o que "Cache Tube Burial"? Em tempos difíceis é bom você saber disso...

Veja como os americanos guardam ou armazenam suas armas de maneira que somente cada um deles poderá encontrá-las.

Publicidade
Você sabe o que
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Grande número de norte-americanos são meio paranóicos com ameaças de guerras e ataques nucleares, violência cotidiana, condições climáticas como os tornados e furacões, ataques alienígenas, dia do apocalípse, etc., etc. e dessa forma, sempre pensam como poderiam sobreviver em tempos ou situações difíceis surgindo daí a idéia de criar depósitos de armazenamento, as vezes verdadeiros "bunkers", onde guardam de tudo um pouco para que se mantenham ao menos vivos e seguros por algum tempo caso ocorra algum "perigo". Da mesma maneira, outros gostam de armazenar suprimentos ou objetos de seus interesses, seja por necessidade, segurança ou receio, sejam escondidos ou não.

Armazenar coisas de forma escondida, pensando em eventuais situações difíceis não é uma coisa nova. Os índios norte-americanos já o faziam há séculos. Os índios americanos que fizeram a viagem da bacia de Los Angeles até o rio Colorado dependiam fortemente de locais de armazenamento. Imagine caminhar pelo deserto de Mojave, várias centenas de quilômetros a pé. Eles armazenavam água no subsolo em jarros de barro e se mantinham informados sobre a condição do armazenamento conforme iam e vinham. Devido a excelente forma de guardar suas provisões, eles podiam percorrer 80 quilômetros por dia carregando o mínimo de suprimentos, um feito que parece incrível para a maioria das pessoas hoje. Ao viajar pelo Mojave, suas vidas dependiam do sigilo e da integridade desses locais de armazenamento. Era uma questão de inteligência para sobrevivência. 

Na segunda guerra mundial, a resistência francesa enterrava suas armas de maneira bem protegida para que não se danificassem ou fossem descobertas pelos inimigos e quando necessário, as desenterravam e poderiam fazer uso das mesmas. No pós 2ª guerra mundial, muitas armas (excedentes de guerra) foram armazenadas de forma segura, não enterradas, mas dentro de latões para em caso de necessidade, poderem usá-las ou não sendo necessário, serem vendidas. A Springfield fêz muitos recipientes de armazenamento de armas para o governo norte-americano.

Funcionário da Springfield guardando carabinas M2 dentro de tubo. Nesse caso, 10 unidades. Note à esquerda as bandoleiras das carabinas e acima dela dois sacos de dessecante para retirar toda a umidade do interior do tubo.

 

Pois bem, seguindo essa linha de raciocínio não seria nada anormal pensar que muitas pessoas daquele país, por algum motivo, seja por necessidade, por suas paranóias ou mesmo devido a algumas leis atuais e do clima político (o atual governo dos EUA é desarmamentista), procurem uma maneira de garantir que suas armas lhes estejam acessíveis quando desejar ou precisar e assim guarde-as de forma protegidas,  seguras e bem escondidas. Não iremos abordar aqui cofres ou algo similar que podem ser vistos ou fáceis de serem encontrados; abordaremos aqui uma maneira que de alguns tempos para cá vem ganhando muitos adeptos, a guarda e armazenamento enterrado de armas de fogo, muitas vezes até em áreas remotas. Trata-se do "Cache Tube Burial"; canos de pvc ou polímero, feitos específicamente para essa finalidade e que ficam herméticamente fechados e vedados, resistentes a água ou qualquer outro tipo de intepérie da natureza. Como todos sabem, esses materiais plásticos resistem a mais de 100 anos na natureza mesmo sob condições adversas, para se decomporem. 

Alguns fabricantes americanos fabricam esses recipientes em tamanhos e formas variadas, sendo mais comum os modelos tubulares. O importante desses recipientes é que sejam feitos de materiais plásticos e totalmente à prova d'água. Sabemos que a humidade é uma das piores inimigas das armas de fogo. Imagine então se você pretende guardar por muito tempo, as vzs por mais de uma década, aqueles objetos que vc tanto gosta e não o faz de maneira correta ou apropriada. 

Normalmente esses tubos são enterrados na posição vertical, diminuindo assim, a chance de seu esconderijo eventualmente tornar-se mais exposto por algum motivo (água, vento, ação humana ou mesmo animais, etc.). Nessa posição, também dificulta mais para que seja encontrado por detectores de metais (pricipalmente quando se armazena em locais abertos ou públicos), equipamento bastante comum já faz algum tempo. Falaremos sobre o uso de detectores em relação a isso mais adiante.

Sabemos que maioria das armas de fogo custam caro. Então se uma pessoa pretende armazenar/esconder sua(s) arma(s) de modo enterrado, algumas regras devem ser seguidas para que durante todo período que ela(s) esteja(m) assim não sofra(m) nenhum dano ou mesmo, não seja(m) encontrada(s). Dessa forma as pessoas atentam para:

  1. O tubo que será enterrado (Cache Tube Burial) ficará abaixo da linha do solo, ao menos 30 cm. Tubos enterrados na vertical ficarão menos expostos.
  2. Marcar bem a localização (distância/metros, pontos de referência, etc.), pricipalmente se forem enterrar em locais grandes e pouco conhecido. Uso do GPS poderá ajudar bastante.
  3. Se vai guardar armas, guardará também as munições, carregadores extras. Não guarda-se carregadores municiados.
  4. Armas devem ser previamente limpas, lubrificadas o que seja possível do mecanismo interior da arma. Em seguida remove-se qualquer excesso de óleo do exterior da arma para depois passar uma boa camada de graxa para armas sobre as partes metálicas. Depois de bem engraxadas devem ser envoltas por sacos plásticos. Pode-se usar plástico filme, desse utilizados para proteger alimentos, para dar algumas voltas na arma engraxada e depois usar um plástico mais resistente para cobrir esse plástico mais fino.
  5. Munições sofrem bastante com as variações de temperatura e humidade. Dessa forma, caixas de isopor de tamanhos apropriados podem ser usadas para colocar as munições e depois serem lacradas com uma fita colante e saco plástico
  6. Água e humidade são os principais inimigos para quem deseja guardar suas armas e munições por longos períodos. Então conforme dito anteriormente, o tubo deve ser 100% à prova de água. O uso de dessecantes como a sílica é bom pois, absorvem a humidade e prolongam a vida útil dos objetos. Colocar vários saquinhos de sílica (conhecido também por sílica-gel) dentro do recipiente, intercalando com os objetos é muito bom.
  7. O mais comum para quem guarda coisas enterradas é que ninguém, além da pessoa que às enterrou, saiba. Todavia, se necessário que mais pessoas saibam tenta-se reduzir o máximo o número delas. Dessa forma, o sucesso para não ser descoberto é maior. Pessoas que pretendem guardar seu objetos dessa maneira tomam muito cuidado também, para não serem vistas guardando "aquela coisa" de forma enterrada. Sigilo a discrição é a chave do sucesso nesse tipo de empreitada.
  8. Lembra que falamos mais acima sobre o uso de detector de metais? Saiba que detectores de metais baratos terão dificuldade em localizar algo a mais do que trinta centímetros abaixo do solo. Um detector de metais caro, na faixa de $ 3.000 a $ 5.000 com um operador experiente, talvez seja capaz de detectar algo até 90 cm ou 1 metro. Mesmo assim, eles precisam estar bem em cima dela. Boas unidades de radar de penetração no solo custam de US$ 20.000 a US$ 100.000. Como resultado de componentes de alta tecnologia, eles provavelmente detectarão anomalias no solo em até 6 metros. Algumas pessoas sugerem espalhar pregos e outros pedaços de metal para manter os detectores de metal ocupados encontrando coisas que não interessam. No entanto, isso os leva a cavar na área em que você não os quer. Consequentemente, a maneira mais rápida de desencorajar alguém de cavar na área é não encontrar nada. Portanto, quanto mais profundo o tubo for enterrado, principalmente na vertical, melhor. 
  9. Antes de "enterrarem" seus objetos, as pessoas planejam bem para que nada saia errado. 
  10. Se uma arma que será armazenada deverá desmontada e para isso seja preciso de alguma ferramenta para desmontá-la e montá-la, guarda-se também a ferramenta.
  11. Por fim, após terminarem de esconder o tubo com os objetos, não se deixam sinais óbvios de que algo foi ali escondido. Todo o solo que foi removido e sobrou deverá ser retirado e jogado em outro local. 

É possivel usar outros tipos de recipientes diferentes dos "Cache tube Burial" para armazenar armas ou outros objetos?

A resposta é sim, desde que sejam recipientes que não estejam sujeitos a corrosão, umidade, sejam resistentes, bem vedados e 100 % à prova d' água. Bombonas plásticas também são uma boa opção, dependendo o tamanho somente da necessidade.

 

           

 
Canos de PVC também podem ser utilizados. Eles são bem resistentes e fáceis de serem encontrados, principalmente aqui no Brasil onde desconhecemos quem vende os "Cache tube Burial". Os canos podem ser cortados do tamanho necessário da(s) arma(s) ou objetos que serão guardados. Existe no mercado brasileiro canos de PVC de 200 ou 300 mm, com tampas disponíveis (Cap), mas o diâmetro do tubo vai depender do que ou da quantidade de coisas que o usuário deseja guardar. Nesse caso, é necessário o uso de cola para canos de PVC para colar essas tampas nas extremidades do tubo e assim o deixar bem vedado. Deve-se usar a cola de PVC em quantidade suficiente para isso. Cola de silicone também é bom para vedar externamente as tampas.
 
                     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Depois dos tubos recipientes prontos, chega a vêz de cavar o buraco. É uma tarefa simples usando um cavador para isso.
 
 
 
 
 
 
Depois de cavar o buraco abaixo do nível do solo (uns 30 cm), coloca-se o recipiente no buraco e o cobre bem com parte da terra removida do mesmo local.
 
 
       
 
 
Esse tipo de armazenamento, se bem feito é ideal contra roubos. Dificilmente bandidos irão escavar sua propriedade atrás do material escondido, principalmente, se não desconfiarem ou souberem que existe algo enterrado. Também é ótimo quando se guarda coisas em locais onde as pessoas ficas auzentes por muito tempo e não querem ficar levando e trazendo esses objetos.
 
Para finalizar, evidentemente que esse tipo de "local esconderijo" não se tem acesso rápido a uma arma de fogo em caso de urgência. A finalidade é guardá-la de maneira que ninguém não possa nem desconfiar que a escondeu dessa forma. Portanto, essa maneira de guardá-las é ideal somente para períodos longos, não sendo indicado para quem precisa constantemente de uma arma para defesa pessoal.
 
Se gostou da matéria, compartilhe com seus amigos, ajude o site a crescer!

 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!