Pistola Smith & Wesson - Mod. 39 - Cal. 9mm Luger
Os Estados Unidos, por sua história e tradição, têm uma relação especial com armas curtas e de uso da população civil. Especialmente com os revólveres de ação simples e dupla, os primeiros atribuídos ao legendário inventor Samuel Colt. Ainda, os Estados Unidos representam um gigantesco mercado em que todo fabricante deseja entrar e obter um pedaço.
Nos anos 50, o revólver de ação dupla viveu seus anos de ouro neste país. Todas as organizações policiais utilizavam este tipo de arma. As forças armadas, desde 1911 adotaram a pistola semi-automática Colt .45, as “autoloaders”, como eram chamadas lá, e não eram utilizadas por policiais ou civis.
Em 1955, a empresa Smith & Wesson, a maior fabricante de revólveres do mundo, se atreveu a lançar uma pistola semi-automática, a Modelo 39, que reunia duas das três características essenciais de uma pistola moderna: Primeiro, foi a primeira pistola de ação dupla fabricada nos Estados Unidos. Segundo: utilizava o calibre 9 mm, largamente usado na Europa, mas quase desconhecido lá na época. O elemento que faltava era a capacidade do carregador. A pistola belga Browning HP35 já tinha essa marca. No entanto, os projetistas da Smith & Wesson preferiram manter o carregador linear com apenas 8 projéteis.
O Modelo 39 apresentou uma pistola grande, pesada e volumosa, mistura das Colt e Browning, mas de ação dupla. Os fabricantes a promoveram amplamente entre as forças policiais e algumas organizações a adotaram. Mas, mudar a tradição norte-americana do calibre .45, por outra munição menos potente, era difícil. Ainda mais que algumas pistolas M39 começaram a apresentar falhas no ciclo de alimentação.
A nova pistola da Smith & Wesson apareceu em uma época difícil para as armas. No entanto a lembrança da segunda guerra mundial estava muito presente. As sobras de armas do grande conflito mundial era conseguida com muita facilidade e a delinqüência e o terrorismo, quase inexistentes nesta época, não evidenciavam a necessidade de novas armas desse tipo.
A M39 deu origem posteriormente a uma série de modelos de pistolas, mas não tiveram o êxito esperado. Seria provável um êxito maior se tivessem sido projetadas com um carregador maior, com capacidade para 13 ou 15 projéteis. Se não teve um êxito comercial, a M39 foi determinante para introduzir o calibre 9 mm nos Estados Unidos e impor o sistema de ação dupla nas pistolas semi-automáticas.
Comentários: