Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Criadores e Designers de Armas

Samuel Colt

“Abraão Lincoln pode ter libertado todos os homens, mas Samuel Colt os fez iguais”.

Publicidade
Samuel Colt
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Samuel Colt

Samuel Colt
 
“Abraão Lincoln pode ter libertado todos os homens, mas Samuel Colt os fez iguais”.
 
Esta frase, surgida após o termino da Guerra civil americana, é resultado de uma forte campanha de marketing e espelha a revolução causada pelo aparecimento do revólver de percussão, no cenário de meados do século XIX.
 
Nesta época, ainda eram comuns pistolas e mosquetes mono-tiro e de antecarga, alguns ainda usando iniciação por pederneira...
 
Samuel Colt nasceu em Hartford, no estado americano de Connecticut, em 19 de julho de 1814.
 
Ele projetou e patenteou uma arma, batizada por ele de “Revolving Gun”, primeiramente na Inglaterra, em 1835, depois, na França e nos Estados Unidos, em 1836. A arma em questão, viria a ser o primeiro revólver da história a obter algum sucesso comercial.
 
A literatura conta que Colt teve a ideia da arma com cilindro rotativo, ao observar o mecanismo da  roda do cabrestante do navio, quando esteve embarcado no brigue “Corvo”.
 
Entretanto, ocorre que neste período, este mesmo navio, tendo em sua tripulação o jovem Sam, esteve na Inglaterra e também na Índia, onde o mesmo pode ter conhecido exemplares do já citado revólver Collier e ter tirado daí sua inspiração.
 
Controvérsias a parte, o fato é que Colt nunca reivindicou para si a invenção do revólver, seu mérito está em tornar viável e bem sucedida uma ideia já existente.
Samuel Colt.
 

Samuel Colt fundou em Paterson, New Jersey, sua primeira fábrica, a “Patent Arms Manufacturing Co.”, onde começou a produção da arma em três modelos: Holster (coldre), Belt (cinto) e Pocket (bolso).
 
Produziu ainda duas versões longas (rifles), uma com engatilhamento direto no cão, como os revolveres e outra com uma alavanca/anel situada a frente do guarda mato, que servia para armar o martelo (interno) e girar o tambor.
 
 
Com o tempo, devido à localização da fábrica, as armas ali produzidas passaram a ser conhecidas como “Colt Paterson”.
 
 
Colt Paterson “Pocket”.
 
 
 
 
 
Colt Paterson “Belt” luxuosamente decorado.
 
 
 
 
Colt Paterson “Holster” (Texas Paterson nº 5).
 
 
 
 
Colt Paterson rifle com “lever/Ring” e alavanca de recarga.
 
 
 
 
Colt Paterson rifle (modelo 1839, carbine).
 
 
O Colt Paterson era um revolver de percussão, ação simples, alma raiada, com tambor para cinco tiros e inicialmente utilizou o calibre .28, entretanto, foi produzido também nos calibres .31, .34 e .36, sendo este  último o mais popular.
 
Um olhar mais atento nas imagens acima vai notar que os revolveres não possuíam guarda mato e o gatilho tratava-se de uma lingueta escamoteável que aparecia quando acionado o cão para engatilhar a arma, ação que fazia também o giro do tambor, que se dava no sentido horário.
 
Os primeiros modelos do revólver Paterson, não possuíam alavanca de recarga integrada, sendo esta ferramenta fornecida à parte, como acessório. A recarga destas armas era complicada e demorada, visto que para consegui-la, era necessária uma desmontagem parcial da arma, com remoção do cano e do tambor da armação. Esta dificuldade levava muitos usuários a carregar consigo tambores reservas municiados, a fim de acelerar o processo de recarregamento.
 
Somente a partir de 1839, os revolveres passaram a ser fabricados com alavanca de recarga integrada.
 
 
Estojo da época contendo um Revolver Colt Paterson “Belt” e acessórios: Moldeira (coquilha) para confecção de projéteis, tambor reserva, alavanca de recarga, vareta para limpeza, polvorinho e recipiente para espoletas (Capper).
 

 

 
Colt Paterson produzido entre 1840-43, já incorporando a alavanca de recarga (loading lever).
 
 
 
 
Vista explodida do Revólver Colt Paterson.
 
Apesar de inovador, o revólver Paterson não foi um sucesso total e a Patent Arms Manufacturing Co.” foi a falência em 1842. Um credor chamado John Ehlers, comprou a fábrica e continuou a produção até 1847, quando também foi a bancarrota. Mas, sabemos que a história de Colt e de seus revólveres não termina aqui. Um certo Capitão do exército americano, chamado Samuel H. Walker procurou Colt e….bem, daí já é outra história.
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!