Em 2011 a Charter Arms lançou o primeiro de sua linha de revólveres Pitbull de cartucho sem aro com câmara em calibre .40 S&W. Embora não tenha sido o primeiro revólver projetado para cartuchos de pistolas semi-automáticas e sem o uso de clipes do tipo meia lua, ele foi o primeiro revólver neste calibre relativamente novo para a época. A escolha de lançar a linha Pitbull em .40 S&W deixou alguns coçando a cabeça. Dos três calibres defensivos semi-automáticos mais populares nos EUA, incluindo o potente .45 ACP e o acessível 9 mm, o .40 S&W parecia a opção menos lógica para ser o primeiro a sair do portão. Nick Ecker, presidente da Charter Arms, disse que o objetivo era atender primeiro às necessidades da comunidade de aplicação da lei e, em seguida, acompanhar as versões de 9 mm Luger e .45 ACP no futuro. E como prometido, ambos também foram lançados.
Charter Armas Pitbull em calibre 9mm Luger
O Pitbull de 9 mm Luger tem muito em comum com seu irmão em calibre .40 S&W. É um revólver de dupla ação construído em aço inoxidável com sistema de mira fixa e empunhadura de neoprene. O martelo exposto permite que o Pitbull seja disparado no modo de ação simples ou dupla. A principal diferença de design da linha Pitbull de outros revólveres Charter está na estrela ejetora. Ele contém um êmbolo com mola para cada câmara. Esses pequenos êmbolos se movem em direção ao centro da estrela ejetora à medida que um cartucho é carregado e, em seguida, se encaixam na ranhura ao longo da base do cartucho sem aro. Com a cabeça dos cartuchos de 9 mm espaçadas da boca do cartucho e os êmbolos no lugar, os cartuchos carregados permanecem no lugar até serem ejetados pelo atirador. Os êmbolos eliminam a necessidade do uso de clipes meia-lua ou lua cheia.
Assim como a versão .40 S&W, os revólveres Pitbull de 9 mm Luger ou 45 ACP provam serem práticos e confortáveis para trabalharem na linha de tiro. O disparo de cargas de pressão padrão produzem níveis de recuo de sensação na faixa leve a moderada para um revólver de calibre médio. As cargas mais robustas não excederam o nível de recuo produzido por uma armação do tipo J-frame leve carregado com munição 38 Spl. +P. A empunhadura de neoprene trabalha para diminuir ainda mais o recuo dos disparos. Embora o gatilho pareça um pouco rígido no início, com alguns empilhamentos na metade do curso do gatilho, ele derá suavizar próximo dos primeiros 200 tiros disparos.
Alguns leitores podem ser rápidos em querer saber se cargas de defesa +P podem ser utilizadas e o presidente da Charter Arms, Nick Ecker, diz que revólveres de cano longo e pistolas semi-automáticas de tamanho normal mostram maior velocidade usando a munição +P, mas em revólveres de canos curtos não se obtêm o mesmo benefício. O comprimento reduzido do cano não fornece tempo suficiente para que as cargas de pólvora +P queimem completamente. Como resultado, a munição +P gera um aumento no nível de clarão na boca do cano assim como, elevação do cano que não é benéfico para a precisão de baixo alcance.
Mas deixando de lado o flash na boca do cano e o recuo, alguns donos de Pitbull ainda vão pensar se podem atirar com munição +P. A resposta curta para a pergunta de segurança é sim, cargas +P podem ser disparadas com segurança no Pitbull. No entanto, a Charter Arms recomenda, para obter os melhores resultados de precisão e reduzir o desgaste da arma, que os proprietários dos modelos Pitbull mantenham cargas de pressão padrão para prática do tiro e defesa pessoal. Esta é a posição da Charter sobre o assunto.
Charter Armas Pitbull em calibre .40 S&W
Charter Armas Pitbull em calibre 45 ACP
Com relação ao carregamento incomum do clindro (tambor) desses revólveres com munições sem aro, basta introduzir os cartuchos nas câmaras do cilindro e fazer um pouquinho de pressão para que os cartuchos fiquem presos pelos êmbolos. Se você inclinar um revólver padrão com o cilindro aberto, os cartuchos com aro cairão no chão. Mas no Pitbull, cada cartucho trava e permanece no lugar, mesmo quando o cilindro é completamente virado de cabeça para baixo e sacudido vigorosamente. Este é um recurso de retenção de munição muito positivo, especialmente se alguém tiver que recarregar o cilindro e pressioná-lo de volta no quadro sob pressão, com as mãos frias ou dedos molhados.
Sobre o uso de carregadores rápidos tipo jet loader ou spead loader, quando as munições se soltam desses elas não ficam travadas pelo êmbolo do tambor e dessa maneira, todas as munições precisam serem pressionadas para ficarem retidas. Sendo assim, a opção são aquelas tiras plásticas ("speed stripe"). Essas tiras planas comportam vários cartuchos e permitem que dois deles sejam carregados de cada vez e com um pouco de prática, eles são fáceis de usar e certamente um bom ajuste para carregar no bolso da calça ou da bolsa.
Speed stripe
Nos 3 calibres os revólveres são oferecidos com acabamento em aço inox fosco e Blacknitride, que segundo a fabricante, é um novo processo patenteado que adiciona dureza ao acabamento do revólver. Também reduz o atrito e o desgaste.
Nos EUA, no site da fabricante os preços variam de acordo com o calibre e o acabamento e oscilam entre U$ 506,80 a U$ 527,80
Mais informações sobre esses revólveres, veja no site da fabricante Charterfirearms.com
Comentários: