FitzGerald Special
O revólver Colt modelo Fitz Gerald Special, "Fitz Special" ou "Fitz Colt" é um conceito de revólver de cano curto que foi lançado por John Henry Fitzgerald (também conhecido como "Fitz"), um funcionário da Colt Firearms de 1918 a 1944. Embora os historiadores discordem , acredita-se que entre 40 e 200 "Fitz Specials" saíram da fábrica, feitos a partir de vários revólveres Colt, pelo próprio Fitzgerald. O Fitz Special foi o precursor do revólver de cano curto moderno, e especificamente o protótipo do Colt Detective Special.
Características
Os revólveres Fitz Special são fabricados a partir de qualquer revólver Colt de tamanho padrão, encurtando o cano para duas polegadas, encurtando a haste ejetora, removendo a "espora" do cão, arredondando a traseira da empunhadura e diminuindo sua base e removendo a metade frontal do guarda-mato. A remodelagem do cão e da empunhadura permite que a arma seja sacada rapidamente, com pouco risco de prender na roupa. O guarda-mato dividido pela metade facilita o acesso rápido ao gatilho, mesmo para atiradores com dedos grandes ou luvas.
Esses FitzGerald Specials eram armas para uso escondido. Um número limitado deste modelo foi feito nos modelos New Service, Bankers and Detective Specials e outros modelos DA da Colt.
Fitzgerald foi um notável especialista em armas de fogo e balística, autor, palestrante e talvez um dos funcionários mais extravagantes e inovadores da Colt do século XX. O primeiro Fitz New Service documentado estava na faixa de número de série em 332.000.
Aceitação
Os coronéis Rex Applegate e Charles Askins foram defensores do Fitz Special. O próprio Applegate carregava um "New Service Fitz Special" em 45 ACP, com empunhadura de marfim, que tinha gravado "TO REX FROM FITZ". Askins afirmou a respeito de seu "New Service Fitz Special" 45: "A maior arma de defesa que eu já tive". Charles Lindbergh, William Powell e Clyde Barrow também eram conhecidos por portarem Fitz Specials. O Fitz Special se tornaria uma conversão popular do mercado para muitos armeiros.
Dois belos exemplares em excelente estado de conservação. O de cima um modelo Colt New Service em calibre 45 Long Colt e o de baixo um Colt Detective (pré-guerra) em calibre 38 SPL.
John Henry Fitzgerald
Desenvolvendo um interesse por armas de fogo desde tenra idade, Fitzgerald tornou-se um campeão de tiro com pistola e desenvolveu boas relações com os policiais que conheceu. Fitz preferia os revólveres Colt, especialmente o New Service, a todos os outros e tornou-se bastante hábil em melhorar suas ações ajustando molas e suavizando e modificando peças internas. Em 1918 ele se tornou bastante conhecido e foi contratado como vendedor pela Colt Firearms."
Fitzgerald desenvolveu seu conceito de revólver de cano curto em meados da década de 1920, quando, como funcionário da Colt Firearms, converteu um revólver .38 Special Colt Police Positive Special em seu primeiro Fitz Special. Mais tarde, ele converteu dois revólveres Colt New Service 45 da mesma maneira, e era conhecido por carregar o par nos bolsos da frente.
Fitz também era um policial do estado de Nova York, um instrutor de armas de fogo da polícia e um notável especialista em armas de fogo. Em 1930, ele publicou um livro intitulado Shooting , defendendo fortemente seu conceito de revólver de ponta arrebitada, bem como outros tópicos de técnicas e táticas de tiro com pistola. Ele desenvolveu o famoso "Colt Police Silhouette Target".
Comentários: