Assunto polêmico, que podemos discutir por horas sem parar. Tem gente que jura que o .45 ACP derruba avião, mata elefante só de susto e um disparo de raspão em um criminoso faz ele voar 10 metros e dar duas cambalhotas no ar. O 9mm Parabellum tem poder mágico de transfixação, passa por 20 pessoas e é feito para perfurar blindagem de carros de combate.
O .40 S&W, coitado, fica no meio dos dois. Na verdade é a munição inventada para resolver os “problemas” dos outros dois calibres de fogo central mais populares do mundo, acima citados. É o calibre que trouxe ainda mais discordância à discussão, o irmão do meio.

Assunto polêmico, que podemos discutir por horas sem parar. Tem gente que jura que o .45 ACP derruba avião, mata elefante só de susto e um disparo de raspão em um criminoso faz ele voar 10 metros e dar duas cambalhotas no ar. O 9mm Parabellum tem poder mágico de transfixação, passa por 20 pessoas e é feito para perfurar blindagem de carros de combate.
O .40 S&W, coitado, fica no meio dos dois. Na verdade é a munição inventada para resolver os “problemas” dos outros dois calibres de fogo central mais populares do mundo, acima citados. É o calibre que trouxe ainda mais discordância à discussão, o irmão do meio.
Estou sendo sarcástico, óbvio. Mas melhor explicar, porque tem gente que realmente acredita no que escrevi acima.
Balística: Na verdade, já fiz vídeos sobre o assunto, tenho muitas tabelas balísticas, uma que vou discutir abaixo, mas a conclusão no final desse artigo pode assustar alguns defensores ferrenhos de qualquer um desses calibres.

A tabela acima mostra algumas munições típicas de defesa para os 3 calibres.
Como vocês podem notar, existem algumas diferenças balísticas e em “poder de parada”. Na verdade os dados balísticos são até bem próximos, típicos de munições armas curtas, que são, sem outras palavras melhores para definir, extremamente fracas. Compare com qualquer munição de fuzil e esses calibres são brincadeira de criança.
Poder de parada então, é um dado extremamente perigoso, que depende de cada situação, de cada atirador e de cada agressor. Entram aí estado mental, porte físico, região do corpo que foi atingida e inúmeras outras variáveis que tornam esse dado quase que irrelevante para uma análise mais séria. É um dado, mas na minha opinião não é um dado tão confiável, que tem que ser pensado com muita crítica e caso a caso.
Em termos de velocidade, o 9mm é o mais veloz e o .45 ACP é o mais lento. Mas isso não quer dizer muita coisa a curta distância. Em energia, o .40 e o .45 quase que empatam e o 9mm fica um pouco atrás. Em “poder de parada” o .40 S&W leva uma pequena vantagem, mas é o dado menos confiável dessa tabela.
Na verdade eu tenho muitas tabelas, de muitas outras fontes, todas mostrando dados parecidos, que no final só me deixam uma conclusão ao analisar a balística e poder de parada dessas 3 munições. Elas são praticamente idênticas para qualquer fim prático. A discussão de qual desses 3 calibres é melhor, olhando para uma tabela de balística, na minha opinião, é completamente inútil.
Até um .380 ACP vai fazer o trabalho direitinho, se a principal variável fizer sua parte: o ATIRADOR.
O atirador, seu treinamento, prática, sangue frio, agressividade, e todo o resto do conjunto de habilidades necessárias para entrar em combate, é o principal fator em questão, não o calibre escolhido.
O que realmente importa?
Se você conseguir colocar os disparos de qualquer um desses 3 calibres, 9mm, .40, ou .45 no lugar correto, o agressor provavelmente vai parar. Se você errar todos seus disparos porque você não é preciso com o calibre que escolheu, você provavelmente não estará vivo para contar a história.
Atirar bem com um desses 3 calibres, mesmo com o considerado mais fraco, é infinitamente mais importante que a escolha de um deles.
Ah! G.A, mas e como eu escolho um deles então?
Em minha opinião, os 3 são praticamente idênticos em balística a curta distância. A escolha de um desses calibres deve levar em conta sua aversão ao recuo, precisão, peso, capacidade, facilidade de achar a munição (para poder praticar), custo, emprego em sua filosofia de uso.
No quesito recuo, o .40 perde, seguido do .45 e do 9mm. Isso em armas pequenas, principalmente para porte velado. E isso tem que ser levado em consideração, pois aversão ao recuo é um dos principais fatores que impedem um atirador em colocar disparos rápidos e precisos em um alvo.
Precisão, isso é pessoal. Cada um atira melhor com um calibre diferente. Considero esse item o mais importante de todos. Cada um é mais preciso com uma arma/calibre diferente, escolha aquele que você se sente mais confiante em acertar disparos.
No quesito capacidade, o .45 perde para o 9mm e para o .40. Esse é um ponto negativo para essa munição.
Custo e facilidade de achar a munição. Não adianta nada ter uma arma no Brasil e não poder achar a munição, dar 50 disparos e eles custarem mais caro que a própria arma. Esse item também é importantíssimo. Pense muito em disponibilidade de calibres na região que você mora e em seu custo. Treinar e manter prática periódica é caro, melhor poder fazer isso mais vezes, de preferência com o menor custo possível. Entre os 3 calibres citados, se você atira bem com todos, escolha o mais barato.
Filosofia de uso. Em armas longas, para uso em serviço e porte ostensivo, qualquer um desses calibres vai ter opções de armas com capacidades parecidas e com recuo controlável. Quando a filosofia de uso muda e são utilizados em armas curtas, isso muda muito. Ter um cartucho a mais em uma arma que tem 5 de capacidade é relevante. Ter recuo menor e mais precisão também. Atirar com armas curtas pode ser um desafio até para atiradores experientes. Nesse quesito o 9mm é muito superior aos outros dois. Na minha opinião, quanto menor a arma, menor deve ser o calibre (até no mínimo um .380 ACP), para melhorar tanto capacidade quanto recuo e consequentemente precisão.
Pense em sua filosofia de uso e tipo de arma que vai utilizar a munição, antes de tomar uma decisão.
Concluindo, qual desses 3 calibres é melhor em termos de balística? Tanto faz. O que importa, na minha opinião, são outros fatores, que descrevi neste texto. Dei minha opinião em relação a cada fator que acho relevante, podem ter mais. Mas espero ter passado alguns dados que ajudem na escolha de um desses 3 calibres.
Fonte/Créditos: firearmsbrasil.com.br
Créditos (Imagem de capa): Ricardo M. Andrade
Comentários: