Qual a diferença entre uma Faca Brut Forge e uma Faca Forge Finish?
Assunto de hoje é Brut de Forge e Forge Finish!
Um trabalho em lâmina bem difundido no mundo todo que é produzido através do forjamento. Vale salientar porém que apesar de muito conhecido a diferença de cada um dos estilos não é fácil de identificar, por isso o Clube da Cutelaria em parceria com a Knifeflix desenvolveu esse material para ajudar você: apreciador, cuteleiro ou colecionador entender cada um desses trabalhos identificando aspectos técnicos e estéticos de cada um deles.
Primeiramente é muito importante que se diga que o estilo Brut Forge ou Forge Finish não significa facas mal feitas, mal executadas ou de baixa qualidade, justamente o contrário, pois a estética "brut" ou "finish" depende de muito conhecimento, técnica e perícia do cuteleiro para reproduzir tais aspectos.
BRUT FORGE

É literalmente a faca que saiu "bruta da forja", ou seja, a lâmina foi tirada praticamente pronta da forja, e é feita com pouca usinagem, dessa forma ela permanece com as características do forjamento.
Segundo Luciano Chaves, que faz a série do Machado Tomahawk na Knifeflix: "Brut Forge é quando a faca é forjada e sua textura de forjamento é mantida, nesse trabalho usa-se ainda que de maneira discreta ferramentas modernas para a usinagem, assim a faca mantém aspectos das marteladas e da forja no dorso da faca e uma uma usinagem mais limpa do bisel ao fio.
FORGE FINISH

Esse estilo trata-se da finalização na forja, onde o cuteleiro ou forjador vai levar o forjamento além de Brut Forge, ou seja, ele vai tirar a faca praticamente finalizada da forja, no formato, na geometria de fio, no formato de cabo, no design geral da lâmina, para que ela seja usinada o mínimo possível. Então em um Forge Finish espera-se que o desbaste da geometria e da de linha de fio, não ultrapassem a ¼ da largura da lâmina, claro que isso não é uma regra, como muitas coisas não são regra na cutelaria, essa é apenas uma forma de se elevar o nível e diferenciar o Brut Forge de uma Forge Finish.
Luciano Chaves explica que o Forge Finish é maneira de retratar um estilo de faca de uma época em que não havia equipamentos com a precisão e tecnologia que temos hoje, portanto para execução de uma peça seguindo essa linha é utilizado apenas forja, martelo, bigorna e provavelmente algo mais simples ou rudimentar para usinagem de uma pequena parte do bisel e do fio.


Fonte/Créditos: Clube da Cutelaria
Comentários: