Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / História

Pistolas de Browning - A conexão COLT e FN

A experiência profissional de John Moses Browning em diferentes áreas do design de arma cresceu dia a dia, com inovações contínuas que serviram para patentear vários mecanismos.

Publicidade
Pistolas de Browning - A conexão COLT e FN
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Pistolas de Browning. A conexão COLT e FN

 
A experiência profissional de John Moses Browning em diferentes áreas do design de arma cresceu dia a dia, com inovações contínuas que serviram para patentear vários mecanismos que marcariam os designs de pistolas subsequentes por décadas.

Em 1886 assinou um acordo com a COLT para a produção de pistolas nos EUA (excluídas as pistolas fora do país), com um acordo económico baseado em royalties.A Colt 1900 foi a primeira pistola semiautomática produzida e comercializada nos EUA.

Quando tinha em mente vender seus desenhos na Europa, uma chance fez Hart Berg, Diretor Comercial da Fabrique National d'armes de guerre, aparecer em sua loja. Berg viajou para os EUA para aprender sobre as últimas inovações na fabricação de bicicletas. A FN, que havia sido criada expressamente para fabricar 150 mil fuzis Mauser para o governo belga em 1889, estava parada por falta de novos projetos e buscava alternativas para a fabricação de armas (bicicletas, motores e munições). John viu a oportunidade e Berg entusiasticamente recorreu à FN com um esboço de contrato e uma pequena pistola calibre 32 para produzir (FN 1899-FN M1900).Sua simplicidade mecânica, sua produção básica e seu preço (30 francos) tornavam-no um sucesso de vendas retumbante. Até 1909, foram vendidas mais de 500.000 unidades, pelo que foi produzida e comercializada antes da COLT.

Sem dúvida John Browning foi o arquiteto que naquela época as jovens empresas COLT e FN alcançaram o sucesso que posteriormente colheram. Primeiro tiveram o apoio do mercado civil e policial, depois o militar. Em busca desses primeiros contratos militares, John introduziu em 1902 o Modelo Militar no calibre .38, do mesmo calibre, que nenhum cartucho que até então o exército americano usava em seus revólveres Smith & Wesson. Esta arma atraiu a atenção imediata de vários oficiais do exército e foi mesmo submetida a vários testes, mas foi solicitada a apresentação de um modelo de cartucho mais potente, devido à experiência dos oficiais do exército dos EUA com os mouros juramentados nas Filipinas.Depois de testar o COLT, decidi construir a versão do martelo em 1906, apresentei um modelo de produção ao Conselho de Ordenação do Exército. Entre 1906 e 1907 foram feitas avaliações de diferentes e o exército propôs vários melhoramentos a todos eles, focados em dólares de maior confiabilidade em condições adversas de combate. Uma nova bateria de testes foi anunciada em 1910.
 


 

É feito por deus

Em março de 1911, vários psithels de calibre 45 foram para a final, que foram submetidos a diferentes testes durante dois dias. Eles foram primeiro submetidos a 6.000 tiros em lotes de 100 tiros consecutivos, separados por períodos de resfriamento do cano e a cada 1.000 limpezas e lubrificação da arma. Em seguida, diferentes cartuchos com pontas foram usados. Por fim, os mecanismos foram impregnados com ácido e pó e verificada sua capacidade de queima. A COLT foi a primeira pistola a atingir uma pontuação perfeita e a primeira na história de testes a fazê-lo.
 
Quando o COLT disparou o último cartucho, um dos soldados presentes na prova, que ajudava no carregamento dos pentes, exclamou "ela conseguiu, por Deus". Em 29 de março foi recomentado pelos serviços de avaliação e renomeado COLT 1911 ou M1911, permanecendo como braço de serviço até 1985, quando foi substituído, não sem polêmica, pela Beretta 92 no calibre 9 mm Parabellum. Nunca se soube quantos M1911 foram fabricados desde então, mas na verdade, durante a segunda guerra cerca de três milhões de unidades foram fabricadas.

A pistola Browning High-Powerr 35, seu trabalho póstumo

Curiosamente, o nome Browning sempre foi mais conhecido na Europa do que nos EUA, principalmente porque a FN sempre o incorporou como parte da definição da arma, a mais conhecida de todas ...

Só um gênio como John Browning foi capaz de criar um novo modelo de pistola tão bom ou melhor do que o que ele acabara de projetar, sem infringir as patentes que havia vendido à COLT, de sua melhor arma até então. Muitas das soluções utilizadas e suas características são válidas em maior ou menor grau em quase todas as armas de hoje.

A razão do seu desenho nasceu em resposta ao pedido do exército francês para se equipar com uma nova psitole de serviço, ou seja, quando a FN confiou a tarefa ao nosso gênio.

O ponto de partida da HP 35 foi uma revista escalonada ou bifilar inventada por um jovem assistente (34 anos mais jovem) do gênio de Utah na FN, chamado Dieudonné Saive, que havia conseguido um design que não alterava a largura do cabo nem o comprimento da revista. Johm aplicou o princípio de travamento usado no COLT 1911, mas o atualizou e o substituiu pelo sistema Browning aprimorado de rampa aberta. Para que o cano girasse, desconectando as cunhas de sincronismo do corredor, ele substituiu a biela como ponto de articulação por uma rampa aberta presa à parte inferior da câmara.

Embora o desenho do HP 35 fosse muito avançado e seus princípios básicos de operação definidos, não pôde ser concluído por John Browning, pois ele morreu de um ataque cardíaco enquanto trabalhava nele no escritório de seu filho na FN na cidade de Liège. Foi seu assistente Dieudonné Saive quem o terminaria, apresentando algumas características do 1911 porque suas patentes haviam expirado em 1928.

Curiosamente, a pistola não foi finalmente adotada pelo exército francês, embora tenha sido pelo belga e mais tarde por outros 50 exércitos ao redor do mundo, sendo a pistola de serviço mais usada da história.

Metralhadoras de Browning

A origem dos desenhos de metralhadoras de John Browning tem seu início em um experimento realizado por ele em 1889 com um Winchester modelo 73 na pólvora negra calibre .44.Inúmeras vezes, como tantos outros caçadores, ele havia observado os movimentos da vegetação em frente à arma ao ser disparada, para ter certeza desse efeito disparou o W in-chester em sua oficina, através de um pedaço de madeira que tinha foi baleado. buraco ligeiramente maior em diâmetro do que a bala usada pelo rifle. A consequência foi que a madeira disparou com força para dentro da oficina, devido aos gases que saíam da boca da arma. Ele imediatamente fez algumas pequenas modificações no antigo rifle, de forma que alguns desses gases fossem direcionados por um orifício feito no cano que ativava um came, conseguindo disparar 16 tiros em um segundo.

Apenas um ano depois, o seu irmão Matt, ao saber da “metralhadora” repetidora Gatlin, fabricada pela COLT, faz uma apresentação a esta empresa (foi o primeiro contacto da Browning com a COLT). Em 1891, eles demonstraram o que seria a primeira metralhadora movida a gás do mundo. A aparência do protótipo era muito tosca e básica, mas surpreendeu o presidente da COLT, John Hall, e outros na empresa.

Em testes sucessivos, ele foi capaz de disparar centenas de cartuchos, usando cintos de munição acorrentados, a oficiais militares do Exército dos Estados Unidos, sem qualquer interrupção. John Hall fez uma oferta financeira muito generosa pelos royalties do design, mas Browning recusou. Não foi até 1893 quando a metralhadora foi apresentada novamente, desta vez oficialmente para estabelecimentos militares com ligeiras melhorias introduzidas desde a sua primeira apresentação.Entrou em produção em 1895, sendo denominado COLT Model 95 ("The Pacemaker" ou "The Potato Digger" entre as tropas), sendo adotado pelo exército americano em dois de seus calibres oficiais, o 30/40 Krag (Exército dos EUA) ou o Lee de 6 mm (Marinha dos EUA). Apesar de ser superior em todos os testes e provações a que foi submetido com outras metralhadoras, ele teve que conviver com o Gatlin antiquado, lento, ineficaz e impreciso.

O sucessor do COLT 95 seria um modelo refrigerado a água patenteado em 1900, que recebeu sucessivas melhorias e atualizações até entrar em combate na Primeira Guerra Mundial, o modelo M1917. Este modelo será a segunda arma na história do Exército dos Estados Unidos a atingir uma pontuação perfeita em seus testes.

Como o calibre .30 era insuficiente para a blindagem de veículos alemã, John desenvolveu em tempo recorde um novo calibre, a 50 BMG e uma nova metralhadora, um redesenho da anterior, que foi chamada de M2 ​​("Ma Deuce" pela tropa ) e que, com pequenas melhorias, ainda está em serviço hoje. Embora a evolução da armadura a tenha tornado "obsoleta" para esse propósito, ela ainda é uma magnífica arma antipessoal, antiaérea e antiveículo.
 


 
O Rifle Browning Machine ou Browning Automatic Rifle (BAR)

Era uma metralhadora leve desenvolvida em 1917 para uso pessoal que usava o cartucho 30-06. Foi o resultado de um convite do Governo norte-americano para apresentar novas armas para equipar suas tropas por ocasião de sua participação na Primeira Guerra Mundial. John veio com sua metralhadora COLT Modelo 95 e o BAR. O Governo decidiu pelas duas armas de John imediatamente, isto significa que, para as necessidades de produção, o Governo retira os royalties de ambas as armas para garantir a produção suficiente com as fábricas Winchester e COLT.Isso significou o retorno de John para Winchester, onde terminou de refinar o design do BAR e produziu 300 unidades por dia. Curiosamente, a primeira pessoa a entrar em combate com a BAR foi o filho de John, Val Browning, um tenente da 79ª divisão. Este rifle automático continuaria a ser usado com pequenas mudanças na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia.

John Moses Browning, o patriota

É justo mencionar que John aceitou uma redução brutal de seus royalties durante o período da Primeira Guerra Mundial, sem qualquer discussão e ignorando seu irmão Matt, considerou que era o mínimo que poderia fazer por seu país, já que ele não era Os militares maiores de idade e seus compatriotas devem ter o melhor equipamento possível. Fez um acordo com $ 750.000 quando $ 13 milhões teriam correspondido a ele, embora tenha estabelecido uma condição, supervisionando a produção de todas as suas armas para garantir sua qualidade.
 

As seguintes gerações de Browning

Como citamos anteriormente, John Moses Browning morreu de ataque cardíaco aos 71 anos em Liège, em sua mesa de trabalho no escritório de design de seu filho Val, na fábrica da FN. Ele morreu fazendo o que mais gostava, trabalhando na criação de novas armas, especificamente quais seriam seus desenhos póstumos, a pistola HP 35 e uma espingarda de duplo gatilho. O primeiro foi concluído por seu assistente Dieudonne Saive e a espingarda por seu filho Val, que modificaria o design final para um único gatilho.

Apesar de sua grande fortuna, ele viveu sua vida inteira de forma austera e trabalhando todos os dias de sua vida. Recebeu inúmeras homenagens em vida, tanto nos EUA como na Bélgica, embora devido ao seu caráter não se sentisse confortável neste tipo de eventos.

O corpo de John foi repatriado acompanhado por escolta militar e ele recebeu um funeral de estado com a presença do Secretário da Guerra e outras autoridades.

O legado de John Moses Browning continua até hoje em muitas armas que ainda usam suas patentes. Além disso, ele não foi apenas um projetista de armas, foi um verdadeiro dinamizador da indústria de armamentos, promovendo empresas que, se não fossem seus projetos, talvez não existissem hoje. Lembre-se do caso da FN, que estava sendo convertida em fábrica de bicicletas quando o gênio de John permitiu que ele decolasse novamente como fábrica de armas.

Hoje, os genes de John e parte de seu talento criativo sobrevivem na quarta geração de designers de armas, por meio de seu neto John Browning, um participante de muitos dos designs atuais da FN.
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!